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IA de inimigos

4 participantes

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IA de inimigos Empty IA de inimigos

Mensagem por douglaslds Ter 20 Abr 2010, 22:41

Olá pessoal eu queria saber como que eu faço uma simples IA onde um inimigo ao ver o personagem principal vá até ele e de socos ou chutes aleatóriamente mas que não seja muito artificial.

Se alguem puder ajudar ou me der uma ideia de como começar agradeço Very Happy
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IA de inimigos Empty Re: IA de inimigos

Mensagem por dd123 Qua 21 Abr 2010, 03:14

Olha cara eu fiz isso aqui pro meu jogo

No step do obj_inimigo coloca:
Código:
if distance_to_object(obj_player)<40
{
 move_towards_point(obj_player.x,obj_player.y,3)
}
Neste caso quando a pessoa passar dentro do raio de visão do monstro, que no caso é 40, o monstro vai perseguio o player.

Na colisão do obj_inimigo com o obj_player:
você poe um change sprite para o movimento de ataque do monstro.
Depois vc poe um "else" e coloca o change sprite de movimentação normal do monstro.


Na colisão do obj_player com o obj_inimigo:
Código:
health-=1

É isso aí... não sou tão bom... comecei a sacar de scripts hoje!! huashuashuas
Espero ter ajudado você, e a galera que vai ver o tópico! Flw
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Mensagem por Thiago_o_programador Qua 21 Abr 2010, 10:10

no CREATE do inimigo tu coloca:
Código:
atack1=false
atack2=false
atack=0
No STEP coloca:
Código:
if atack1= true {sprite_index=sprite do soco}
if atack2= true {sprite_index=sprite do chute}
if atack=1 {atack1=true}if atack=2 {atack2=true}
if distance_to_object(nome do player)<1
{atack=1+floor(random(2))}

é isso espero ter ajudado!! Happy


Última edição por Thiago_o_programador em Sex 23 Abr 2010, 14:35, editado 1 vez(es)
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Mensagem por douglaslds Qua 21 Abr 2010, 17:31

Thiago_o_programador escreveu:no CREATE do inimigo tu coloca:
Código:
atack1=false
atack2=false
atack=0
No STEP coloca:
Código:
if atack1= true {sprite_index=sprite do soco
if atack2= true {sprite_index=sprite do chute
if atack=1 {atack1=true}if atack=2 {atack2=true}
if distance_to_object(nome do player)<1
{atack=1+floor(random(2))}

é isso espero ter ajudado!! Happy

Thiago eu fiz isso só que quando eu vou testar o jogo o inimigo desaparece.
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IA de inimigos Empty Re: IA de inimigos

Mensagem por Thiago_o_programador Sex 23 Abr 2010, 14:35

tenta novamente fiz uma mudança
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Mensagem por Joao99 Sex 23 Abr 2010, 15:32

Velho geralmente se usa varias variaveis ou codigo para ias eu uso o que o dd123 falou vc checa a distancia e a reação tipo
Código:
if distance_to_object(obj_player)<80
{
instance_create(x,y,obj_poder)
}
e dps vai fazendo as alterações que desejar =) flw
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Mensagem por Thiago_o_programador Sex 23 Abr 2010, 19:27

mais ai o game fica muito pesado. pq vc tem q criar varios objetos de atack!!!
Happy
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IA de inimigos Empty Re: IA de inimigos

Mensagem por Joao99 Sex 23 Abr 2010, 20:06

Thiago_o_programador escreveu:mais ai o game fica muito pesado. pq vc tem q criar varios objetos de atack!!!
Happy
é depende mano eu uso variaveis para direção mas o boss eu usaria no meu game so um ou 2 obj de atak,mas eu adimiro muito a tectica e as variaveis que você usa! Very Happy
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IA de inimigos Empty Re: IA de inimigos

Mensagem por douglaslds Sex 23 Abr 2010, 20:11

Opa galera vcs estão me ajudando bastante estou até começando a aprender um pouco de GML Very Happy

Esse projeto eu deixei um pouco de lado(é muito complexo), eu estou trabalhando em outro bem mais simples para que eu possa aperfeiçoar minhas tecnicas Very Happy
mais quando voltar a esse projeto com certeza me basearei nas tecnicas apresentadas nesse tópico!
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Mensagem por Thiago_o_programador Sex 23 Abr 2010, 20:31

vlw, voçê esta certo!!
como esta iniciando com os codigos por agora sera melhor usar um projeto mais simples.
mais quando voltar a esse projeto se presisar de alguma coisa ñ excite em me perguntar!!! Very Happy
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