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lengthdir_x e lengthdir_y - explicação !
3 participantes
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lengthdir_x e lengthdir_y - explicação !
Alguém sabe para que serve essas duas funções ? Se não for pedir muito explicar com um exemplo de como pode ser usada em um jogo ! Para que eu possa entender como funciona a lógica dela, pois ainda não me caiu a ficha ! já li no Help e não entendi, pesquizei e não encontrei respostas !
Desde já obrigado !
Desde já obrigado !
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: lengthdir_x e lengthdir_y - explicação !
Essas funções substituem a utilização do Seno e Cosseno, só que com mais facilidade.
Ambas as funções pedem um Comprimento e um Angulo. Como exemplo vamos supor que voce gostaria de fazer orbitar um planeta em volta do Sol.
Veja:
O ponto verde é calculado usando estas funções, desta maneira:
Supondo que o objSol deseja um planeta rodando em volta dele basta fazer o seguinte:
Evento Create:
raio = 120;
x = room_width / 2;
y = room_height / 2;
angulo = 0;
No Evento DRAW:
var planetax, planetay;
draw_sprite(sprite_index, image_index, x, y);
planetax = x + lengthdir_x(raio, angulo);
planetay = y + lengthdir_y(raio, angulo);
angulo += 1;
draw_circle(planetax, planetay, 40, true);
É isso!
Ambas as funções pedem um Comprimento e um Angulo. Como exemplo vamos supor que voce gostaria de fazer orbitar um planeta em volta do Sol.
Veja:
O ponto verde é calculado usando estas funções, desta maneira:
Supondo que o objSol deseja um planeta rodando em volta dele basta fazer o seguinte:
Evento Create:
raio = 120;
x = room_width / 2;
y = room_height / 2;
angulo = 0;
No Evento DRAW:
var planetax, planetay;
draw_sprite(sprite_index, image_index, x, y);
planetax = x + lengthdir_x(raio, angulo);
planetay = y + lengthdir_y(raio, angulo);
angulo += 1;
draw_circle(planetax, planetay, 40, true);
É isso!
Re: lengthdir_x e lengthdir_y - explicação !
isso serve para colisão?não entendi muito não
Convidad- Convidado
Re: lengthdir_x e lengthdir_y - explicação !
Vinians, muito obrigado entendi, por exemplo é uma outra possibilidade para fazer o tiro sair bem certinho da ponta da arma, quando se faz um braço giratório ! Eu fazia isso usando o "cos" e o "sin", que também funciona para esse exemplo !
Valew pela explicação, a melhor que já vi aqui no fórum !
Valew pela explicação, a melhor que já vi aqui no fórum !
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
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- Game Maker Studio 1.4
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- C#
- Godot
- C ou C++
Re: lengthdir_x e lengthdir_y - explicação !
Denis Lemos escreveu:Vinians, muito obrigado entendi, por exemplo é uma outra possibilidade para fazer o tiro sair bem certinho da ponta da arma, quando se faz um braço giratório ! Eu fazia isso usando o "cos" e o "sin", que também funciona para esse exemplo !
Valew pela explicação, a melhor que já vi aqui no fórum !
É isso ai!
Na verdade essas funções são a mesma coisa que fazer:
- Código:
raio*cos(angulo); //lengthdir_x
raio*sin(angulo); //lengthdir_y
Elas servem apenas para facilitar! Que não intende muito de seno/cosseno isso ajuda!
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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