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como fazer vidas tipo as do pacman no game maker 8.0

5 participantes

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Mensagem por marcus #1 Sáb 23 Jul 2011, 14:13

como eu faço vidas como as do pacman no game maker é que eu to criando um jogo do pacman mas nao sei fazer vidas alguem pode me ajudar quem me ajudar eu ficarei grato

(tenho conhecimento do draw)
marcus #1
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Mensagem por Mentos e Coca-cola Sáb 23 Jul 2011, 14:17

vidas do pac-man, voce quer dizer que quantas carinha tiver é quantas vidas tiver, se sim tente esse codigo no draw:
Código:
var a, sprls; a=0 repeat(lives){ draw_sprite(spr_carinhadopacman,0,0+a,0); sprls = sprite_get_width(spr_carinhadopacman);a+=sprls;}
se não funcionar fala ae...
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Mensagem por LCS Sáb 23 Jul 2011, 14:25

Adcione um evento Draw e vá na aba Score, lá tu vai achar uma lib com 3 coraçõezinhos arraste ela para aonde fica as ações.
Depois tu coloca em X a posição horizontal que tu quer que fique as vidas, e em Y a posição vertical que tu quer que fique.
Em "image" é só escolher a sprite que tu quer.

flws
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Mensagem por Mentos e Coca-cola Sáb 23 Jul 2011, 14:27

esse jeito é em D'e'P, o meu é a mesma coisa mais em GML, eu só converti ele, vlw cara....
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Mensagem por marcus #1 Sáb 23 Jul 2011, 19:56

sinto muito mas isso não ajudou vou explicar o que quero:

quero fazer tres vidas para o pacman e quando o fantasma colidir com o pacman ele perde uma vida e isso que quero
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Mensagem por Lauro Sáb 23 Jul 2011, 20:45

Annh a duvida dele não é criar draw para vida, e sim vida.
Rapaz é muito facil.
No evento colision>fantasma , procure pela aba move e insira o D&D jump to start.
Depois procure pela aba score e insira life= -1 (relative ativado)
No evento Create insira life=3 (relative desativado).
Depois vá até o evento Others>No more lifes, e lá insira end_game.
Espero que tenha ajudado.
Flw!
Lauro
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Mensagem por Markituh Sáb 23 Jul 2011, 20:47

Bom, você quer em ícones ou código? Enfim, você pode usar para as vidas a variável pré-compilada(que já vem com o GM) lives. Para trabalhar com essa variável, se você quiser pode usar um objeto separado para trabalhar com a questão das vidas(de preferência que o objeto seja Persistent, assim as vidas não reiniciam quando a room reiniciar). No evento Create deste objeto, vamos definir lives = 3, assim damos três vidas ao jogador.
GML
Código:
lives=3
D&D
Aba Control ->
Cor azul. Detalhe de texto "VAR" escrito. Forma retangular.
Ao passar o mouse e permanecer, mostra "Set variable"
Arraste-o para a lista de ações do evento

Parâmetros:
/////////////////////////////
//
// variable: lives
// value: 3
//
/////////////////////////////
Simples, não? Agora vamos adicionar um evento de colisão do fantasma com o player. No objeto do fantasma, clique em Add Event e prossiga: Collision -> escolha o objeto player. Agora, vamos retirar uma vida do player e reiniciar a room:
GML
Código:
lives-=1 // Retira uma vida
room_restart() // Reinicia a room
D & D
Ação #1 escreveu:Aba Control ->
Cor azul. Detalhe de texto "VAR" escrito. Forma retangular.
Ao passar o mouse e permanecer, mostra "Set variable"
Arraste-o para a lista de ações do evento

Parâmetros:
////////////////////////////////////////////////
//
// variable: lives
// value: -1
//
// [X] Relative(marque esta caixa)
///////////////////////////////////////////////
Ação #2 escreveu:Aba Main1 ->
Cinza. Detalhe de desenho de uma pequena janela(de programa, não de casa) com um símbolo uma seta apontando para cima. Forma retangular.
Ao passar o mouse e permanecer, mostra "Restart room"
Arraste-o para a lista de ações do evento

Parâmetros:
////////////////////////////////////////////////////
//
// transition: Deixe como está("no transition").
//
///////////////////////////////////////////////////
Caso não tenha entendido alguma coisa, diga. Impossível este processo dar errado, a não ser que tenhas interpretado mal na hora de executar por si.

Edit:
Oh sim, outro complemento. Se o jogador não tiver mais vidas o jogo acaba, como o Lauro mostra na mensagem dele, com o evento No More Lifes.
Markituh
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