GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Perde um coração ao encostar no inimigo.

4 participantes

Ir para baixo

Perde um coração ao encostar no inimigo. Empty Perde um coração ao encostar no inimigo.

Mensagem por PKdor Sáb 17 Abr 2010, 20:02

Galera como faz para que quando o player encostar no inimigo ele perca um coracao, e quando zerar todos os coraçoes reinicia a room?
PKdor
PKdor

Data de inscrição : 31/03/2010
Reputação : 10
Número de Mensagens : 52
Prêmios : Perde um coração ao encostar no inimigo. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Perde um coração ao encostar no inimigo. Empty Re: Perde um coração ao encostar no inimigo.

Mensagem por Suadao Sáb 17 Abr 2010, 20:11

No evento Collision do obj_player com o obj_inimigo coloque:

Código:
global.coracoes-=1 //Diminui um coração.

E no evento Step do obj_player:

Código:
if global.coracoes = 0 //Se a global de coracoes for igual a 0
{
room_restart() //A room reinicia
}

TROQUE O O CORACOES PELA VARIÁVEL DE CORACOES (OU VIDAS SE FOR O CASO) QUE VOCÊ USA, COLOQUEI VARIÁVEL GLOBAL POIS NÃO SEI SE VOCÊ COLOCOU ELA EM OUTRO OBJETO.[b]

[b]Espero ter ajudado
Valew!
Suadao
Suadao

Data de inscrição : 22/11/2009
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1035
Prêmios : Perde um coração ao encostar no inimigo. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.recursos-mania.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Perde um coração ao encostar no inimigo. Empty Re: Perde um coração ao encostar no inimigo.

Mensagem por Fabião Sáb 17 Abr 2010, 20:40

PKdor escreveu:Galera como faz para que quando o player encostar no inimigo ele perca um coracao, e quando zerar todos os coraçoes reinicia a room?


olá amigo, vc de fazer o seguinte:
neste caso pode usar variável lives que é padrão no gm.

No evento create coloque:

Código:
lives = 3
checa_colisao = false

Agora no evento colisão com inimigo coloque:
Código:

if ( checa_colisao:= false ) &&  (instance_place(x,y,inimigo)) begin
lives+= -1;  checa_colisao:= false; end

e no event step coloque assim:

Código:

if ( checa_colisao:= false ) && ! (instance_place(x,y,inimigo)) begin
checa_colisao:= true; end

if ( lives: = 0 ) room_restart();

Agora para mostrar a variavel (lives) vidas em forma de imagem.
coloque o seguinte código no evento draw:

Código:


var a;
a=16;//distância entre as sprites
repeat (lives)
{
    draw_sprite(sprite,-1,x*a,y);
    a+=1;
}
Fabião
Fabião

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 06/07/2008
Reputação : 3
Número de Mensagens : 255
Prêmios : Perde um coração ao encostar no inimigo. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Perde um coração ao encostar no inimigo. Empty Re: Perde um coração ao encostar no inimigo.

Mensagem por PKdor Sáb 17 Abr 2010, 23:07

Pessoal seguinte eu estou usando um codigo de colisao aki para que quando o player pule e caia em cima do inimigo, o inimigo é destruido....
eis o codigo:
Código:
if y<other.y && vspeed>0//muda o 32 para a altura da sprite do player
{
vspeed=-5
with(other){instance_destroy()}//destroi o inimigo
}
else //senão
{room_restart()} //Reseta a room
Esse codigo ta na colisao do player com o inimigo.

Nao tem como alterar e aproveitar esse codigo e fazer com q se o player nao cair em cima do inimigo ele perca um coração?
PKdor
PKdor

Data de inscrição : 31/03/2010
Reputação : 10
Número de Mensagens : 52
Prêmios : Perde um coração ao encostar no inimigo. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Perde um coração ao encostar no inimigo. Empty Re: Perde um coração ao encostar no inimigo.

Mensagem por Denis Lemos Sáb 17 Abr 2010, 23:25

Sim !

Código:

if y<other.y && vspeed>0//muda o 32 para a altura da sprite do player
{
vspeed=-5
with(other){instance_destroy()}//destroi o inimigo
}
else //senão
{
    lives-=1 // Diminui uma vida
    if lives<=0 // Se as vidas acabarem
    {
          room_restart() // Restarta a room
    }
}

No Evento Create coloque:
Código:

lives=3 // Iniciar com 3 vidas

Como se faz para pintar os corações na tela o Fabião já mostrou !

Té + !!!
Denis Lemos
Denis Lemos

Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios : Perde um coração ao encostar no inimigo. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity
  • C#
  • Godot
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

Perde um coração ao encostar no inimigo. Empty Re: Perde um coração ao encostar no inimigo.

Mensagem por PKdor Dom 18 Abr 2010, 11:31

Tenho uma algumas duvidas...
O codigo:
Código:
lives=3 // Iniciar com 3 vidas
Eu coloco a onde? No obj do player ou no obj da vida?

E o codigo:
Código:
var a;
a=16;//distância entre as sprites
repeat (lives)
{
    draw_sprite([b]sprite[/b],-1,x*a,y);
    a+=1;
}
onde esta de Negrito é onde tenho q colocar o nome do meu sprite de vidas?

Mais um coisa...como faço para as vidas acompanharem o personagem?
PKdor
PKdor

Data de inscrição : 31/03/2010
Reputação : 10
Número de Mensagens : 52
Prêmios : Perde um coração ao encostar no inimigo. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Perde um coração ao encostar no inimigo. Empty Re: Perde um coração ao encostar no inimigo.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos