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[Tutorial] Sistema de atualização
+3
hitsugaiya
PedroX
Cainã
7 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Tutorial] Sistema de atualização
Tutorial: Sistema de Atualização
Criado por: Cainã
Aplicação: Aplicativos e Jogos
Descrição: Adicione um sistema para verificar atualizações em seus programas e jogos feitos no Game Maker.
1 - Criando um cadastro no 110MB
A primeira e mais importante fase deste tutorial é a criação de um plano de hospedagem, existem diferentes planos de diferentes "marcas", nós usaremos um gratuito o 110MB.
(Caso você já tenha um plano de hospedagem pule para a fase 2).
1- Acesse http://www.110mb.com/ .
2- Insira o nome do domínio em Your Website Address.
3- Insira uma senha em Create a Password.
4- Insira seu E-Mail em Your Primary Email Address.
5- Marque a caixa Terms of Service e digite os caractéres em Human Validation.
6- Clique em Create My Account Now!.
7- Em 5 minutos chegará um E-Mail para a verificação, clique no link e será redirecionado para o 110MB.
8- Pronto, sua conta está ativa.
2 - Fazendo upload do arquivo de atualizações
Para verificar as atualizações é necessário criar um arquivo que contenha a última versão do programa/jogo e o link para download desta versão.
1- Faça Login no 110MB (ou outra hospedagem).
2- Em Site Management Tools clique em File Manager.
3- Abaixo de Disk space usage clique em New File.
4- Na caixa de texto que aparecer digite "CheckVerWeb.txt" sem aspas.
5- Clique em Create.
6- Irá aparecer uma caixa de edição de texto na primeira linha escreva a última versão do seu programa/jogo e na segunda linha digite a URL para baixar a última versão.
Exemplo:
7- Quando terminar clique em Save.
8- O arquivo estará na lista de arquivos, clique nele.
9- Após abrir o arquivo pelo navegador copie a URL da barra de endereços e guarde em algum lugar (Dica: Bloco de Notas)
10- Agora você pode sair do 110MB, o arquivo de atualizações ja foi criado!
3 - Arquivos necessários
Para verificar atualizações de seus programas/jogos por meio do arquivo de texto você precisará somente de uma DLL:
UY FTP DLL (Clique para baixar)
Baixe e extraia na sua área de trabalho.
4 - Instalando DLL e scripts
1- Abra o Game Maker e salve o jogo vazio em uma pasta.
2- Para a mesma pasta copie o arquivo U.Y.ftp.dll que você extraiu do arquivo baixado.
3- Agora no Game Maker vá no menu scripts (na parte de cima da janela) e clique em Import scripts.
4- Selecione o arquivo UY Ftp scripts.gml que estava no arquivo baixado.
5- Você notará que uma pasta repleta de scripts foi adicionada ao grupo scripts, clique em "-" para esconder seu conteúdo.
5 - Criando o código
1- Clique no ícone Create a script na parte de cima do Game Maker.
2- O script criado deverá ter o nome Check_Ver.
3- No script você deverá inserir o seguinte: (O tutorial continua nos comentários em verde)
4- Clique em "V" para salvar.
6 - Executando o código
Para executar o código simplesmente chame o script em uma linha de código:
argument0 = Define o nome do arquivo que está na internet.
argument1 = Define o nome do arquivo ao ser baixado.
argument2 = Define a versão atual.
Com as configurações que criamos no 110MB o código de execução ficaria assim:
O código pode ser executado em qualquer evento que não seja repetitivo (step, draw, etc.)
(Qualquer erro ou bug por favor avisem!)
ENJOY!
Criado por: Cainã
Aplicação: Aplicativos e Jogos
Descrição: Adicione um sistema para verificar atualizações em seus programas e jogos feitos no Game Maker.
1 - Criando um cadastro no 110MB
A primeira e mais importante fase deste tutorial é a criação de um plano de hospedagem, existem diferentes planos de diferentes "marcas", nós usaremos um gratuito o 110MB.
(Caso você já tenha um plano de hospedagem pule para a fase 2).
1- Acesse http://www.110mb.com/ .
2- Insira o nome do domínio em Your Website Address.
3- Insira uma senha em Create a Password.
4- Insira seu E-Mail em Your Primary Email Address.
5- Marque a caixa Terms of Service e digite os caractéres em Human Validation.
6- Clique em Create My Account Now!.
7- Em 5 minutos chegará um E-Mail para a verificação, clique no link e será redirecionado para o 110MB.
8- Pronto, sua conta está ativa.
2 - Fazendo upload do arquivo de atualizações
Para verificar as atualizações é necessário criar um arquivo que contenha a última versão do programa/jogo e o link para download desta versão.
1- Faça Login no 110MB (ou outra hospedagem).
2- Em Site Management Tools clique em File Manager.
3- Abaixo de Disk space usage clique em New File.
4- Na caixa de texto que aparecer digite "CheckVerWeb.txt" sem aspas.
5- Clique em Create.
6- Irá aparecer uma caixa de edição de texto na primeira linha escreva a última versão do seu programa/jogo e na segunda linha digite a URL para baixar a última versão.
Exemplo:
- Código:
1.6
http://www.download.com/meuarquivo_1.6.exe
7- Quando terminar clique em Save.
8- O arquivo estará na lista de arquivos, clique nele.
9- Após abrir o arquivo pelo navegador copie a URL da barra de endereços e guarde em algum lugar (Dica: Bloco de Notas)
10- Agora você pode sair do 110MB, o arquivo de atualizações ja foi criado!
3 - Arquivos necessários
Para verificar atualizações de seus programas/jogos por meio do arquivo de texto você precisará somente de uma DLL:
UY FTP DLL (Clique para baixar)
Baixe e extraia na sua área de trabalho.
4 - Instalando DLL e scripts
1- Abra o Game Maker e salve o jogo vazio em uma pasta.
2- Para a mesma pasta copie o arquivo U.Y.ftp.dll que você extraiu do arquivo baixado.
3- Agora no Game Maker vá no menu scripts (na parte de cima da janela) e clique em Import scripts.
4- Selecione o arquivo UY Ftp scripts.gml que estava no arquivo baixado.
5- Você notará que uma pasta repleta de scripts foi adicionada ao grupo scripts, clique em "-" para esconder seu conteúdo.
5 - Criando o código
1- Clique no ícone Create a script na parte de cima do Game Maker.
2- O script criado deverá ter o nome Check_Ver.
3- No script você deverá inserir o seguinte: (O tutorial continua nos comentários em verde)
4- Clique em "V" para salvar.
6 - Executando o código
Para executar o código simplesmente chame o script em uma linha de código:
- Código:
Check_Ver(argument0,argument1,argument2);
argument0 = Define o nome do arquivo que está na internet.
argument1 = Define o nome do arquivo ao ser baixado.
argument2 = Define a versão atual.
Com as configurações que criamos no 110MB o código de execução ficaria assim:
- Código:
Check_Ver('http://seudominio.110mb.com/CheckVerWeb.txt','CheckVer.txt',1.0);
O código pode ser executado em qualquer evento que não seja repetitivo (step, draw, etc.)
(Qualquer erro ou bug por favor avisem!)
ENJOY!
Última edição por Cainã em Qua 14 Abr 2010, 13:50, editado 7 vez(es)
Re: [Tutorial] Sistema de atualização
Eu testei e funfou perfeitamente...Com uns ajustes
Nota 9,5, pois:
O "lastver" tem que ser "lastVer", e essa parte se="" versao=""
tem que apagar se nao num pega...
Nota 9,5, pois:
if argument2<lastver{ se="" a="" versão="" atual="" for="" menor="" que="" ultima...="">
O "lastver" tem que ser "lastVer", e essa parte se="" versao=""
tem que apagar se nao num pega...
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [Tutorial] Sistema de atualização
Pedro Henrique escreveu:Eu testei e funfou perfeitamente...Com uns ajustes
Nota 9,5, pois:if argument2<lastver{ se="" a="" versão="" atual="" for="" menor="" que="" ultima...="">
O "lastver" tem que ser "lastVer", e essa parte se="" versao=""
tem que apagar se nao num pega...
Esse se= a= etc. foi erro do visualizador de código, eu não tinha escrito isso
Só errei na parte do lastver que deveria ser lastVer. Valeu, vou consertar.
EDIT: Erros corrigidos.
Re: [Tutorial] Sistema de atualização
Funfou
Eu sei outra maneira porém mais demorada agora quando eu for fazer fasso com a sua vlw
Eu sei outra maneira porém mais demorada agora quando eu for fazer fasso com a sua vlw
Re: [Tutorial] Sistema de atualização
Valeu por terem gostado. Logo logo lanço mais algum tutorial sobre DLLs ou algo mais avançado.
Re: [Tutorial] Sistema de atualização
olá, muito bom o tutorial. Só uma coisa, o 110mb não está mais aceitando cadastros, eu tentei fazer isso pelo XPG mas não consegui (pois os arquivos hospedados ficam disponíveis só com login e senha). Tem algum outro site ou método para fazer isso?
Re: [Tutorial] Sistema de atualização
só mais uma coisa, tem como tipo, naquela tela que aparece dps que vc pede pra atualizar
"Versão Atual: 1.0
Versão Disponível: 1.2
Necessário atualizar"
(eh algo assim)
Tem como mais embaixo aparecer uma lista com as mudanças do programa? (tipo novas coisas, bugs corrigidos, etc) ?
"Versão Atual: 1.0
Versão Disponível: 1.2
Necessário atualizar"
(eh algo assim)
Tem como mais embaixo aparecer uma lista com as mudanças do programa? (tipo novas coisas, bugs corrigidos, etc) ?
Re: [Tutorial] Sistema de atualização
Tem. Só é baixar do FTP um arquivo .txt contendo as mudanças e mostrar da mesma forma que o texto de "necessário atualizar" é mostrado.(Se essa parte for editável)
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Prêmios :
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Re: [Tutorial] Sistema de atualização
Cara,com essa dll,da para dar upload em um arquivo tbm,ou só download msm?E se der,#comofaz?
E,mtu bom o tutorial,vai me ajudar mtu,principalmente c der para dar upload!
E,mtu bom o tutorial,vai me ajudar mtu,principalmente c der para dar upload!
Luca$- Games Ranking :
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Re: [Tutorial] Sistema de atualização
Se você não for usar para esse exemplo, pode usar a dll "gmftp", eu fiz dois tutoriais sobre ela:Cara,com essa dll,da para dar upload em um arquivo tbm,ou só download msm?E se der,#comofaz?
E,mtu bom o tutorial,vai me ajudar mtu,principalmente c der para dar upload!
https://gmbr.forumeiros.com/t9033-tutorial-usando-a-dll-gmftp
https://gmbr.forumeiros.com/t9036-usando-a-dll-gmftp-parte-2
Agora se você for seguir o exemplo, terá que usar a UY FTP mesmo.
Ou se entender a dll, adaptar e usar a gmftp no seu projeto.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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