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ajuda! erro de script!

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Mensagem por jpaulo Sáb 03 Abr 2010, 17:55

ae,eu peguei um script dessa tutorial ai:
http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/gm-rpg-3-licao-janelas-flutuantes-estilo-ragnarok-1-parte-t2246.htm
o segundo codigo da erro na linha 9.alguem me explica o q eu tenho q fazer.o codigo e esse:
[code]x1 = argument0;
x2 = argument1;
x3 = argument2;
x4 = argument3;
cor = argument4;
aberta = argument5;
txtAberta = argument6;
txtFechada = argument7;
tela(x1,x2,x3,17,cor);
if aberta {
textoJanela(x1,x2,txtAberta);
tela(x1,x2+16,x3,x4+16,cor);
}
else {
textoJanela(x1,x2,txtFechada);
tela(x1,x2+16,x3,17,cor);
}

Editado por CyraxX: Topico resolvido.
Trancado.
Se o autor quiser reabrir o tópico envie MP para algum administrador ou moderador.
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Mensagem por Kevin Sáb 03 Abr 2010, 17:59

bem... num vi o tutorial.. mais creio que você tenha que criar um bloco de script...

que se encontra no lado esquerdo do GM... naquela pasta escrito scriptS

bem.. creio que no 1º código seja para por em um lugar desses...

bem tenta ae... estou dando uma olhada e ja confirmo oq é ;)

FLWs

~EDIT:

Confirmei

mouseover

Código:
    x1 = argument0 //posição x inicial
    x2 = argument1 //posição x final
    x3 = argument2 //posição y inicial
    x4 = argument3 //posição y final
    if mouse_x >= x1 && mouse_x <= x2 && mouse_y >= x3 && mouse_y <= x4{return true;}
    else{return false;}


janela

Código:
    x1 = argument0;
    x2 = argument1;
    x3 = argument2;
    x4 = argument3;
    cor = argument4;
    aberta = argument5;
    txtAberta = argument6;
    txtFechada = argument7;
    tela(x1,x2,x3,17,cor);
    if aberta {
        textoJanela(x1,x2,txtAberta);
        tela(x1,x2+16,x3,x4+16,cor);
    }
    else {
        textoJanela(x1,x2,txtFechada);
        tela(x1,x2+16,x3,17,cor);
    }

tela

Código:
    x1 = argument0
    x2 = argument1
    x3 = argument2
    x4 = argument3
    cor = argument4
    if cor == 0 then cor = c_white;
    //Desenha o fundo
    draw_set_color(make_color_rgb(74,74,132))
    draw_set_alpha(0.7)
    draw_rectangle(x1,x2,x1 + x3,x2 + x4,false)
    draw_set_color(cor)
    draw_set_alpha(1)
    //desenha as bordas
    draw_rectangle(x1,x2,x1 + x3,x2 + x4,true)
    draw_rectangle(x1 + 1,x2 + 1,x1 + (x3 - 1),x2 + (x4 - 1),true)
    return true;


LPress

Código:
    if move == false{
        move = true;
        d_x = x - mouse_x;
        d_y = y - mouse_y;
    }
    timer += 1
    alarm[0] = 20
    if timer > 1{
        if opened == true{
            opened = false;
            timer = 0;
            break;
        }
        else{
            opened = true;
            timer = 0;
            break;
        }
    }


textoJanela

Código:
    draw_set_color(c_white);
    draw_set_font(menubarra);
    draw_text(argument0+5,argument1+1,argument2);


janelaDraw
Código:

    if mouseover(x,x+largura,y,y+15){
        if mouse_check_button_pressed(mb_left){
            LPress();}
    }
    if mouse_check_button_released(mb_left){
            move = false;}
    if move = true{
        valor_x = abs(view_xview - (mouse_x + d_x));
        valor_y = abs(view_yview - (mouse_y + d_y));
    }
    x = view_xview + valor_x;
    y = view_yview + valor_y;
    janela(x,y,largura,altura,cor,opened,argument0,argument1);

Todos Estes scripts do Inicio que o Nosso Grande Maker João Neto colocou no tutorial... precisa ser posto no bloco de scripts... (a localização expliquei à cima...)

mais crie tudo e faça todo o tutorial para que não ocorra mais erros

2ª alternativa pra ter ocorrido o ERRO... seu GM pode não ser PRO...

verifique isso ;)

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Mensagem por jpaulo Dom 04 Abr 2010, 09:36

continua o mesmo erro no segundo codigo,linha9,na palavra tela.
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Mensagem por KinKing Dom 04 Abr 2010, 09:39

Se você não disser qual o erro, é bem difícil ...
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Mensagem por jpaulo Dom 04 Abr 2010, 19:25

...eu disse!e na palavra tela (segundo o gm).axo q e por que e em portugues.e realmente,meu gm nao e pro,mas nao da erro por causa disso.se a gente usa um codigo q so pode ser usado na pro,nao da ero mas na hora de executar o codigo aparece:nao sei oq em pro only edition(so pode usar na pro).mas mesmo assim,valeu.vou ler umas tutoriais e aprender sobre scripts e codigos.
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Mensagem por KinKing Dom 04 Abr 2010, 20:56

O problema: você não pode fazer o que quer com a versão lite.

E não adianta falar onde está o erro sem dizer qual a mensagem de erro. O GM sempre aponta o tipo de erro, não só o lugar.
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Mensagem por Kevin Dom 04 Abr 2010, 20:57

tela

Código:
        x1 = argument0
        x2 = argument1
        x3 = argument2
        x4 = argument3
        cor = argument4
        if cor == 0 then cor = c_white;
        //Desenha o fundo
        draw_set_color(make_color_rgb(74,74,132))
        draw_set_alpha(0.7)
        draw_rectangle(x1,x2,x1 + x3,x2 + x4,false)
        draw_set_color(cor)
        draw_set_alpha(1)
        //desenha as bordas
        draw_rectangle(x1,x2,x1 + x3,x2 + x4,true)
        draw_rectangle(x1 + 1,x2 + 1,x1 + (x3 - 1),x2 + (x4 - 1),true)
        return true;

Única Coisa que precisa mesmo amigo é de vc criar esse script!

bem... tenta mais uma vez.... quando aparecer a tela de erro clique no botão copiar e post aqui o erro completo... que ai poderemos lhe ajudar melhor ;)

... outra.. acho que esse código só funciona na versão PRO

bem de qualquer forma tente especificar o erro o colando aqui ;)

FLWs

~EDIT:

Desculpa Kinking... quando tava carregando minha página (quando tava postando...) você postou rsrs
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Mensagem por jpaulo Seg 05 Abr 2010, 16:08

___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Keyboard Event for A-key Key
for object object5:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
1 = argument0
^
at position 3: Variable name expected.

tai o erro do seu codigo
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Mensagem por kiq005 Seg 05 Abr 2010, 16:24

Eu tenho a versão lite e este tuto deu certo no meu GM..........
Aconselho que recomece o tuto daqui:
http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/gm-rpg-3-licao-janelas-flutuantes-estilo-ragnarok-1-parte-t2246.htm
e se der certo, continue os tutos.........
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Mensagem por jpaulo Seg 05 Abr 2010, 16:38

___________________________________________
COMPILATION ERROR in Script: janela
Error in code at line 11:
textoJanela(x1,x2,txtAberta);
^
at position 2: Unknown function or script: textoJanela

agora o erro e esse!
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Mensagem por kiq005 Seg 05 Abr 2010, 16:40

Você concluiu todo o tuto dele antes de testar o game?

as vezes o GM dá erro se você cria um script mas não utiliza ele ou se utiliza um que ainda não foi criado..........
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Mensagem por jpaulo Seg 05 Abr 2010, 16:42

sim.so q agora da erro na linha 11:
COMPILATION ERROR in Script: janela
Error in code at line 11:
textoJanela(x1,x2,txtAberta);
^
at position 2: Unknown function or script: textoJanela

agora o erro e esse!
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Mensagem por jpaulo Seg 05 Abr 2010, 16:45

por favor,me ajuda,todos os codigos deram certo,menos esse!
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Mensagem por tata139 Seg 05 Abr 2010, 16:48

Verifique se adicionou o script textoJanela ou se for este script coloque // no começo Very Happy
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Mensagem por kiq005 Seg 05 Abr 2010, 16:49

copie e cole isto no script textojanela:
Código:
draw_set_color(c_white);
draw_set_font(menubarra);
draw_text(argument0+5,argument1+1,argument2);
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Mensagem por kiq005 Seg 05 Abr 2010, 16:52

e isto no draw do objJanela:
Código:
janelaDraw("Mensagens","De um Clik para ampliar");
if opened {
    textoJanela(x,y+20,"teste");
}
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Mensagem por vinians Seg 05 Abr 2010, 17:47

o if opened não deveria estar entre '(' e ')' ???? Pode ser isso.
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Mensagem por kiq005 Ter 06 Abr 2010, 18:54

Ainda não entendi o erro............
tente explicar melhor ou mandar um engine do jogo para que possamos resolver......
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Mensagem por jpaulo Qui 08 Abr 2010, 11:21

sim.so q agora da erro na linha 11:
COMPILATION ERROR in Script: janela
Error in code at line 11:
textoJanela(x1,x2,txtAberta);
^
at position 2: Unknown function or script: textoJanela
o erro e esse.nao da pra ajudar assim?axoq e pq o script ta em portugues
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Mensagem por Markituh Qui 08 Abr 2010, 11:29

jpaulo escreveu:sim.so q agora da erro na linha 11:
COMPILATION ERROR in Script: janela
Error in code at line 11:
textoJanela(x1,x2,txtAberta);
^
at position 2: Unknown function or script: textoJanela
o erro e esse.nao da pra ajudar assim?axoq e pq o script ta em portugues
A frase que destaquei significa "Função ou script desconhecido". Ou seja,você pode não ter criado o script,ou pôs o nome errado.
jpaulo escreveu:o erro e esse.nao da pra ajudar assim?axoq e pq o script ta em portugues
Não importa se for em português ou não,o que importa é que ele esteja sem caracteres especiais. Tais como acentos,exclamaçoes,dentre outros. E também não pode possuir espaço entre palavras(ou letras).
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