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[RESOLIDO]Cair gotas

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Mensagem por jp_away Qua 03 Mar 2010, 10:10

Pessoal eu achei uns sprites de gotas e gostaria de pôlas em meu jogo, para que quando cairo sobre o personagem causar dano nele, só que eu não estou conseguindo fazer as gotas cairem, olhem os sprites e me ajudem!
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Última edição por jp_away em Qua 03 Mar 2010, 20:57, editado 1 vez(es)
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[RESOLIDO]Cair gotas Empty Re: [RESOLIDO]Cair gotas

Mensagem por vinians Qua 03 Mar 2010, 10:17

Amigo, não seria apenas voce definir a gravidade do objeto objGota?
Evento Create:
Código:

gravity := 0.3;
gravity_direction := 270;
Isso faz ela cair, basta voce colocar um evento de colisão para quando ela cair no chao por exemplo ele ser destruida.
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Mensagem por jp_away Qua 03 Mar 2010, 10:18

tah, mais até a terceira sprite ela ainda tah meio que grudada no "teto" dai não vai cair tudo junto?
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Mensagem por vinians Qua 03 Mar 2010, 10:26

jp_away escreveu:tah, mais até a terceira sprite ela ainda tah meio que grudada no "teto" dai não vai cair tudo junto?
Entendi, entao voce pode começar a movimentar somente após o terceiro frame da imagem.
Faça assim:
Coloque no Evento Create
Código:

image_speed      := 0.3;
gravity_direction := 270;
Coloque no Evento Animation End
Código:

image_speed := 0; //pra ele nao "pingar" para sempre
No evento STEP
Código:

if (floor(image_index)== 4)
{
  gravity = 0.5;
}
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Mensagem por jp_away Qua 03 Mar 2010, 11:26

vlw vinians, dxa eu fazer mais uma pergunta Laughing tipo eu quero que fique pingando, vamo supor que a gota colide com o chão e ja vem outra entende? pra não ter que ficar colocando várias e várias no mesmo lugar xD


vc pode me ajudar?
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Mensagem por vinians Qua 03 Mar 2010, 11:38

Saquei amigo, voce pode fazer assim:
Coloque no Evento Destroy da objGota:
Código:

in = instance_create(xstart, ystart, objGota);
Assim sempre que ela for destruida sera recriada! Uma verdadeira highlander! hehhe
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Mensagem por jp_away Qua 03 Mar 2010, 11:50

heheh quase deu certo =/
só não deu pq eu esqueci de lhe falar que com a clisão com o chão eu carreguei outro sprite (o que é formado pelas 6 ultimas imagens que eu mostrei)...então eu não fiz para destruir :S pq se eu por a colisão com o chao para chamar o sprite e colocar o instance_destroy() vai destruir antes de mostrar a animação do sprite, entende?
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Mensagem por vinians Qua 03 Mar 2010, 12:01

Saquei, então faça o seguinte, coloque o comando instance_detroy() no evento Animation End e faça uma pergunta nele desse jeito:
Código:

if (sprite_index == sprite_gota_no_chao)
{
  instance_destroy();
}
Isso fara com que ele chame o destroy somente quando terminar de mostrar a ultima imagem da gota explodindo no chão.
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Mensagem por jp_away Qua 03 Mar 2010, 12:04

vlw vinians, me ajudou muito xD
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Mensagem por batata95 Qua 03 Mar 2010, 12:29

qualque coisa no other tem uma opção chama animation end, que serve para fazer algo apos a animação acabar...
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Mensagem por jp_away Qua 03 Mar 2010, 20:56

batata95 escreveu:qualque coisa no other tem uma opção chama animation end, que serve para fazer algo apos a animação acabar...

o vinians disse pra eu usar e eu usei, daí deu tudo certo xD
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Mensagem por Adriel Qua 03 Mar 2010, 21:46

Mesmo que já esteja resolvido, vou dar uma dica bem simples. Coloque este código no evento Step:
Código:
//gravidade
if place_free(x,y+1){
vspeed+=1
}

Fácil, não???? Happy
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Mensagem por jp_away Qua 03 Mar 2010, 21:47

Del escreveu:Mesmo que já esteja resolvido, vou dar uma dica bem simples. Coloque este código no evento Step:
Código:
//gravidade
if place_free(x,y+1){
vspeed+=1
}

Fácil, não???? Happy
xD só que seria mais complexo que isso, pois tem que terminar e recomeçar animações xD
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