Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
como fazer uma colisao em códigos
3 participantes
Página 1 de 1
como fazer uma colisao em códigos
bom.. a pergunta ta no nome do tópico XD
makgamer- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 29/03/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 941
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- Unity
- Java
- C#
- Javascript
- RPG Maker
- C ou C++
- Outros
Re: como fazer uma colisao em códigos
- Código:
Vc pode usar x+1 p/colisionar na direita,x-1 p/esquerda e etc...
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: como fazer uma colisao em códigos
Bom voce tambem pode usar cálculos matemáticos. Podemos usar a formula da distancia. Primeiro clique no botão CENTER la na definição do sprite.
Depois supondo que tenhamos 2 objetos: ob1 e ob2. E que eles tenham 32 x 32 de tamanho. Sabento que os pontos estão centralizados basta usar o teorema de Pitágoras no Evento Step:
Depois supondo que tenhamos 2 objetos: ob1 e ob2. E que eles tenham 32 x 32 de tamanho. Sabento que os pontos estão centralizados basta usar o teorema de Pitágoras no Evento Step:
- Código:
h := sqrt(abs(ob2.x - ob1.x) + abs(ob2.y - ob1.y));
if ( h < 16)
{
//colisao aqui
}
Re: como fazer uma colisao em códigos
eu me interesso...
vc pode postar?
vc pode postar?
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: como fazer uma colisao em códigos
Claro!, então a colisão baseada em bounding boxes é o tipo usado pelo GM quando voce nao seleciona "Precise Collision Check". Mas podemos fazer uma um pouco mais simples criando um script assim:
Crie um novo script e o chame de "colidindo"
Coloque este código:
Além disso ela é projetada pra ser rapida pois ja da retorno tao logo verifique a impossibilidade de colisao.
Assim voce pode criar o seu proprio evento de colisão.
obs: Voce precisa das "instancia" e não do "objeto" por isso usei o "'.id"
Crie um novo script e o chame de "colidindo"
Coloque este código:
- Código:
var ob1, ob2, sp1, sp2, w1, w2, h1, h2;
ob1 = argument0;
ob2 = argument1;
sp1 = ob1.sprite_index;
sp2 = ob2.sprite_index;
w1 = sprite_get_width(sp1);
w2 = sprite_get_width(sp2);
h1 = sprite_get_height(sp1);
h2 = sprite_get_height(sp2);
if (ob1.x + w1 < ob2.x) return false;
if (ob1.y + h1 < ob2.y) return false;
if (ob1.x > ob2.x + w2) return false;
if (ob1.y > ob2.y + h2) return false;
return true;
- Código:
if (colidindo(obj1.id, obj2.id))
{
//faça algo caso esteja colidindo.
}
Além disso ela é projetada pra ser rapida pois ja da retorno tao logo verifique a impossibilidade de colisao.
Assim voce pode criar o seu proprio evento de colisão.
obs: Voce precisa das "instancia" e não do "objeto" por isso usei o "'.id"
Tópicos semelhantes
» Como é a colisão através de códigos????
» como fazer codigos como cheats
» Tem como fazer um jogo sem códigos? :D
» [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?
» Como fazer colisão em gml
» como fazer codigos como cheats
» Tem como fazer um jogo sem códigos? :D
» [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?
» Como fazer colisão em gml
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos