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fogo estilo bomberman
+2
Henrique_GJ
batata95
6 participantes
Página 1 de 1
fogo estilo bomberman
olá galera....
eu estou em um projeto de bomberman, porém, com algumas duvidas na parte do fogo....
eu nao to conseguindo fazer o seguinte:
como fazer para quando nao tiver blocos a bomba explodir e o fogo ir para os 4 lados ( cima, baixo, esquerda, direita )
e quando tiver blocos o fogo so ir para a direção que nao tem blocos...
por favor, aguardo respostas
att,
batata95
eu estou em um projeto de bomberman, porém, com algumas duvidas na parte do fogo....
eu nao to conseguindo fazer o seguinte:
como fazer para quando nao tiver blocos a bomba explodir e o fogo ir para os 4 lados ( cima, baixo, esquerda, direita )
e quando tiver blocos o fogo so ir para a direção que nao tem blocos...
por favor, aguardo respostas
att,
batata95
batata95- Data de inscrição : 29/01/2010
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Re: fogo estilo bomberman
faz o fogo como se fosse um quadrado
no código abaixo eu coloquei alguns "X" troca X pela metade do tamanho do objeto fogo mais 2, ex: se o objeto é 32x32 coloca 18 no lugar do X (32 / 2=16 + 2 =18)
if place_free(x,y-X)
{
instance_create(x,y-X,obj_fogo)
}
if place_free(x,y+X)
{
instance_create(x,y+X,obj_fogo)
}
if place_free(x-X,y)
{
instance_create(x-X,y,obj_fogo)
}
if place_free(x+X,y)
{
instance_create(x+X,y,obj_fogo)
}
isso faz com que o fogo só vá onde num tem nada
agora coloca na colisão do BLOCO que quebra com o fogo
instance_destroy()
pronto OK?
no código abaixo eu coloquei alguns "X" troca X pela metade do tamanho do objeto fogo mais 2, ex: se o objeto é 32x32 coloca 18 no lugar do X (32 / 2=16 + 2 =18)
if place_free(x,y-X)
{
instance_create(x,y-X,obj_fogo)
}
if place_free(x,y+X)
{
instance_create(x,y+X,obj_fogo)
}
if place_free(x-X,y)
{
instance_create(x-X,y,obj_fogo)
}
if place_free(x+X,y)
{
instance_create(x+X,y,obj_fogo)
}
isso faz com que o fogo só vá onde num tem nada
agora coloca na colisão do BLOCO que quebra com o fogo
instance_destroy()
pronto OK?
Re: fogo estilo bomberman
EU PENSEI EM FAZER ISSOW,, MAIS AI O FOGO FICARA ILIMITATO( SO PARANDO QUANDO CHEGAR EM ALGUM BLOCO)
VLW PELA AJUDA,,,,
MAIS NAO ERA BEM ISSO Q EU ESPERAVA,,
MAIS VLW MESMO ASSIM
VLW PELA AJUDA,,,,
MAIS NAO ERA BEM ISSO Q EU ESPERAVA,,
MAIS VLW MESMO ASSIM
batata95- Data de inscrição : 29/01/2010
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Re: fogo estilo bomberman
Link
Fontes: Google
Procurei por "game maker bomberman engine" e esse foi o primeiro resultado ¬¬
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Procurei por "game maker bomberman engine" e esse foi o primeiro resultado ¬¬
tata139- Data de inscrição : 11/08/2008
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Re: fogo estilo bomberman
coloca assim então:
global.livre=true;
if global.livre=true
{
if place_free(x,y-X)
{
instance_create(x,y-X,obj_fogo)
}
if place_free(x,y+X)
{
instance_create(x,y+X,obj_fogo)
}
if place_free(x-X,y)
{
instance_create(x-X,y,obj_fogo)
}
if place_free(x+X,y)
{
instance_create(x+X,y,obj_fogo)
}
}
e na colisão
instance_destroy();
global.livre=false
entendeu? eu não dei os mínimos detalhes prq não gosto ficar dgt meia hora mais dá pra enteder neh?
global.livre=true;
if global.livre=true
{
if place_free(x,y-X)
{
instance_create(x,y-X,obj_fogo)
}
if place_free(x,y+X)
{
instance_create(x,y+X,obj_fogo)
}
if place_free(x-X,y)
{
instance_create(x-X,y,obj_fogo)
}
if place_free(x+X,y)
{
instance_create(x+X,y,obj_fogo)
}
}
e na colisão
instance_destroy();
global.livre=false
entendeu? eu não dei os mínimos detalhes prq não gosto ficar dgt meia hora mais dá pra enteder neh?
Re: fogo estilo bomberman
OK!!!
VO TENTA JAH EDITOO
E VLW TATA.... VOU VER ESSA ENGINE TBM!!
VO TENTA JAH EDITOO
E VLW TATA.... VOU VER ESSA ENGINE TBM!!
batata95- Data de inscrição : 29/01/2010
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Re: fogo estilo bomberman
tah mto dificlllll fazer isso...
eu jah to ficando locoo
eu jah to ficando locoo
batata95- Data de inscrição : 29/01/2010
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Re: fogo estilo bomberman
caro batata vou te dar a mesma dica que dei para o oBKo, bem quando conheci o GM eu estava tentando fazer uma bomba dessas e consegui fazer uma bem esquisita, ta uma porcaria, mas pode te dar uma ideia melhor.
http://www.4shared.com/file/230983425/34030443/bomberman.html
falow!!!
http://www.4shared.com/file/230983425/34030443/bomberman.html
falow!!!
diassis- Data de inscrição : 07/11/2009
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Re: fogo estilo bomberman
vlw pela ajuda,,, mais isso eu sei fazer, assim ele so para quando bate na parede, eu quero saber fazer um fogo q começa pekeno e dps q pego os item vai ficando meio....
vlw pela ajuda....
ps: nessa engine q a tata passou nao da pra entender oq o cara faiz, se alguem entender eu dou um doce
ESSSE NEGOCIOOOOOOOO TAH ME DEEEEEEEIXXXXANNNNNNNNDOOOOOOOOOOOO LOOOOOOOOOOOOOUUUUUUUUUUUUUCCCCCCCCCCCCCCOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!
VO DESISTI DESSE PROJETO!!!!!!!!!!
vlw pela ajuda....
ps: nessa engine q a tata passou nao da pra entender oq o cara faiz, se alguem entender eu dou um doce
ESSSE NEGOCIOOOOOOOO TAH ME DEEEEEEEIXXXXANNNNNNNNDOOOOOOOOOOOO LOOOOOOOOOOOOOUUUUUUUUUUUUUCCCCCCCCCCCCCCOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!
VO DESISTI DESSE PROJETO!!!!!!!!!!
batata95- Data de inscrição : 29/01/2010
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Re: fogo estilo bomberman
veja abaixo, ai esta todo o codigo da bomba!
vou tentar traduzir....
enquanto %cont for menor ou igual a %range
entao ele checa se as direções estão vazias
e cria nos lugares vazios e adiciona 1 no valor de %count.
pelo o que eu entendi o range seria a distancia do fogo do player.
o count é o valor que chega esse valor e ao mesmo tempo controla a distancia
que vai ser criado o dummy_flame
canl=1; ////direção esquerda ///pode criar a esquerda
canu=1; ////direção cima ///idem
canr=1; ////direção direita ////idem
cand=1; ////direção baixo ////idem
count=1;
while count<=range
do
{
//right
if (place_empty(x+(count*16),y) or instance_place(x+(count*16),y,actor)) and canr=1 then instance_create(x+(count*16),y,dummy_flame) else //if the area is free, create a flame spawn
if (instance_place(x+(count*16),y,bomb) or instance_place(x+(count*16),y,block_soft)) and canr=1 then //if it's not clear, then see if there's something that can be destroyed
{instance_create(x+(count*16),y,dummy_flame); canr=0;} else canr=0;
//left
if (place_empty(x-(count*16),y) or instance_place(x-(count*16),y,actor)) and canl=1 then instance_create(x-(count*16),y,dummy_flame) else
if (instance_place(x-(count*16),y,bomb) or instance_place(x-(count*16),y,block_soft)) and canl=1 then
{instance_create(x-(count*16),y,dummy_flame); canl=0;} else canl=0;
//down
if (place_empty(x,y+(count*16)) or instance_place(x,y+(count*16),actor)) and cand=1 then instance_create(x,y+(count*16),dummy_flame) else
if (instance_place(x,y+(count*16),bomb) or instance_place(x,y+(count*16),block_soft)) and cand=1 then
{instance_create(x,y+(count*16),dummy_flame); cand=0;} else cand=0;
//up
if (place_empty(x,y-(count*16)) or instance_place(x,y-(count*16),actor)) and canu=1 then instance_create(x,y-(count*16),dummy_flame) else
if (instance_place(x,y-(count*16),bomb) or instance_place(x,y-(count*16),block_soft)) and canu=1 then
{instance_create(x,y-(count*16),dummy_flame); canu=0;} else canu=0;
count+=1; //now that the explosion is made, we increase the counter so it checks the next location
}
vou tentar traduzir....
enquanto %cont for menor ou igual a %range
entao ele checa se as direções estão vazias
e cria nos lugares vazios e adiciona 1 no valor de %count.
pelo o que eu entendi o range seria a distancia do fogo do player.
o count é o valor que chega esse valor e ao mesmo tempo controla a distancia
que vai ser criado o dummy_flame
canl=1; ////direção esquerda ///pode criar a esquerda
canu=1; ////direção cima ///idem
canr=1; ////direção direita ////idem
cand=1; ////direção baixo ////idem
count=1;
while count<=range
do
{
//right
if (place_empty(x+(count*16),y) or instance_place(x+(count*16),y,actor)) and canr=1 then instance_create(x+(count*16),y,dummy_flame) else //if the area is free, create a flame spawn
if (instance_place(x+(count*16),y,bomb) or instance_place(x+(count*16),y,block_soft)) and canr=1 then //if it's not clear, then see if there's something that can be destroyed
{instance_create(x+(count*16),y,dummy_flame); canr=0;} else canr=0;
//left
if (place_empty(x-(count*16),y) or instance_place(x-(count*16),y,actor)) and canl=1 then instance_create(x-(count*16),y,dummy_flame) else
if (instance_place(x-(count*16),y,bomb) or instance_place(x-(count*16),y,block_soft)) and canl=1 then
{instance_create(x-(count*16),y,dummy_flame); canl=0;} else canl=0;
//down
if (place_empty(x,y+(count*16)) or instance_place(x,y+(count*16),actor)) and cand=1 then instance_create(x,y+(count*16),dummy_flame) else
if (instance_place(x,y+(count*16),bomb) or instance_place(x,y+(count*16),block_soft)) and cand=1 then
{instance_create(x,y+(count*16),dummy_flame); cand=0;} else cand=0;
//up
if (place_empty(x,y-(count*16)) or instance_place(x,y-(count*16),actor)) and canu=1 then instance_create(x,y-(count*16),dummy_flame) else
if (instance_place(x,y-(count*16),bomb) or instance_place(x,y-(count*16),block_soft)) and canu=1 then
{instance_create(x,y-(count*16),dummy_flame); canu=0;} else canu=0;
count+=1; //now that the explosion is made, we increase the counter so it checks the next location
}
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Re: fogo estilo bomberman
eu tentei usar esse codigo, mais deu erro NA LINHA 2
___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object bomb:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 2:
canl=1; ////direção esquerda ///pode criar a esquerda
^
at position 2: Variable name expected.
___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object bomb:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 2:
canl=1; ////direção esquerda ///pode criar a esquerda
^
at position 2: Variable name expected.
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Re: fogo estilo bomberman
kra esse code é da engine que o tata mostrou......
eu tirei de lah e postei aqui para te mostrar as configs dele.
te recomendo estudar a engine que o tata te mandou, é muito simples e faz uma coisa meio que complexa.
eu tirei de lah e postei aqui para te mostrar as configs dele.
te recomendo estudar a engine que o tata te mandou, é muito simples e faz uma coisa meio que complexa.
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Re: fogo estilo bomberman
eu jah tentei usar esse codigo...
eu pensei q vc tivesse alterado alguma coisa no codigo...
ah dexa pra lah vo por esse projeto no CONGELADOR =x
eu pensei q vc tivesse alterado alguma coisa no codigo...
ah dexa pra lah vo por esse projeto no CONGELADOR =x
batata95- Data de inscrição : 29/01/2010
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Re: fogo estilo bomberman
Eu fiz uma engine bem simples caso queira olhar ela
o link pra down
http://www.megaupload.com/?d=0KIGD3VO
Caso voce use as sprites são para a engine caso use o conteudo da engine modifique
as sprits da explosão para o seu jogo !!
o link pra down
http://www.megaupload.com/?d=0KIGD3VO
Caso voce use as sprites são para a engine caso use o conteudo da engine modifique
as sprits da explosão para o seu jogo !!
Re: fogo estilo bomberman
muito obrigado mesmo
mais apareceu esse erro
O arquivo que você tenta acessar está temporariamente indisponível.
=x
----------------------EDIT-------------------------
AEWWWWWWW CONSEGUI BAXAR!!!
mais apareceu esse erro
O arquivo que você tenta acessar está temporariamente indisponível.
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batata95- Data de inscrição : 29/01/2010
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Re: fogo estilo bomberman
MAL PELO DUPLO POST MAIS EU TENHO Q FALAR...
CARA VC EH DEMAISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!
MUITOOOOOOOOOOO OBRIGADO MESMOOOOOOOOOO!!!!
VOCE EH O CARAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!
CARA VC EH DEMAISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!
MUITOOOOOOOOOOO OBRIGADO MESMOOOOOOOOOO!!!!
VOCE EH O CARAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!
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