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Probleminha com dslists/arrays

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Probleminha com dslists/arrays Empty Probleminha com dslists/arrays

Mensagem por Froidz Dom 28 Fev 2010, 08:51

Bom pessoal, decidi fazer conforme a idéia do dungeon e estou fazendo uns esquemas aqui com ds_lists, realmente é muito mais prático.

Mas estou com um probleminha, não sei se a pergunta seria de dslists, pois o código é com for, mas o problema é o seguinte:

Crio vários sprites em posições diferentes com o seguinte código:
Código:
draw_set_font(font0)

//Quando clicar em alguma parte da tela com o botão direito...
if mouse_check_button_pressed(mb_left) and mouse_x<640 and mouse_x>0 and mouse_y<480 and mouse_y>0 {
val+=1 //Adicionar 1 objeto
ds_list_add(list,val) //Adicionar o valor da variável val na lista
ds_list_insert(list,val,mouse_x) //Adicionar à lista a posição x do mouse
ds_list_insert(list,val+1,mouse_y) //Adicionar à lista da posição y do mouse
mx[i] = ds_list_find_value(list,val) //Procurar o valor inserido na posição da variável val
my[i] = ds_list_find_value(list,val+1) //Procurar o valor inserido na posição da variável val
}

//Aqui é desenhado todo o esquema
for (i=0; i<=val; i+=1) {
mx2[i] = ds_list_find_value(list,i) //Direcionar a var mx2[i] para a var mx[i]
my2[i] = ds_list_find_value(list,i+1) //O mesmo que acima mas com variáveis diferentes...
size[i] = ds_list_find_value(list,i) //Essa variável indica o número atual da lista de acordo com a var i

//AQUI É O PROBLEMA
//Checar a posição da sprite e desenhar um texto caso o mouse esteja por cima dela
if mouse_x<mx2[i]+16 and mouse_x>mx2[i] and mouse_y<my2[i]+16 and mouse_y>my2[i] {
draw_text(mouse_x+8,mouse_y+32,string(i))
}

draw_text(x,y+10*ds_list_find_value(list,i),size[i]) //Desenhar os valores da lista em escala
draw_sprite(sprite0,-1,mx2[i],my[i]) //Desenhar a sprite em diferentes posições (mousex,mousey) dando a impressão de objetos reais

}
Até ai tudo bem, mas o problema é que:
Se eu passar o mouse por cima da última sprite criada, o texto aparece, mas caso eu passe o mouse em cima das outras sprites, não aparece, ou seja, o texto só aparece caso eu passe o mouse na última sprite criada, como resolver isso?

Aguardo uma resposta.
Valeu! o/
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Probleminha com dslists/arrays Empty Re: Probleminha com dslists/arrays

Mensagem por vinians Dom 28 Fev 2010, 09:04

E ai amigão blz?
Acho que o erro esta nessas linhas:
Código:

mx[i] = ds_list_find_value(list,val) //Procurar o valor inserido na posição da variável val
my[i] = ds_list_find_value(list,val+1) //Procurar o valor inserido na
Pois nesse ponto voce ainda esta fora do laço FOR e esta fazendo referencia a uma variavel i que nesse caso tera um valor inesperado.
Pode ser isso!
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Probleminha com dslists/arrays Empty Re: Probleminha com dslists/arrays

Mensagem por Froidz Dom 28 Fev 2010, 10:30

Bom, modifiquei o codigo baseando-me na sua dica, e deu nisso:

Código:
draw_set_font(font0)

//Quando clicar em alguma parte da tela com o botão direito...
if mouse_check_button_pressed(mb_left) and mouse_x<640 and mouse_x>0 and mouse_y<480 and mouse_y>0 {
val+=1 //Adicionar 1 objeto
ds_list_add(list,val) //Adicionar o valor da variável val na lista
ds_list_insert(list,val,mouse_x) //Adicionar à lista a posição x do mouse
ds_list_insert(list,val+1,mouse_y) //Adicionar à lista da posição y do mouse
mx2[i] = ds_list_find_value(list,val) //Procurar o valor inserido na posição da variável val
my2[i] = ds_list_find_value(list,val+1) //Procurar o valor inserido na posição da variável val
}

//Aqui é desenhado todo o esquema
for (i=0; i<=val; i+=1) {
mx2[i] = ds_list_find_value(list,i) //Direcionar a var mx2[i] para a var mx[i]
my2[i] = ds_list_find_value(list,i+1) //O mesmo que acima mas com variáveis diferentes...
size[i] = ds_list_find_value(list,i) //Essa variável indica o número atual da lista de acordo com a var i

//AQUI É O PROBLEMA
//Checar a posição da sprite e desenhar um texto caso o mouse esteja por cima dela
if mouse_x<mx2[i]+16 and mouse_x>mx2[i] and mouse_y<my2[i]+16 and mouse_y>my2[i] {
draw_text(mouse_x+8,mouse_y+32,string(i))
}

draw_text(x,y+10*ds_list_find_value(list,i),size[i]) //Desenhar os valores da lista em escala
draw_sprite(sprite0,-1,mx2[i],my2[i]) //Desenhar a sprite em diferentes posições (mousex,mousey) dando a impressão de objetos reais

}

Caso queira testar ai, eh soh colocar o codigo acima no draw e esse no create:
Código:
list = ds_list_create();
val = -1;
size = 0;
mx = 0;
my = 0;
mx2 = 0;
my2 = 0;

O bom eh que agora ele reconhece todas as imagens, mas cria elas em posiçoes diferentes, e conforme eu vou criando mais, as 2 ultimas criada mudam de posiçao, saberia como concertar isso?

EDIT --

Usei um código para desenhar os valores x e y de cada imagem nova criada, buscando estes valores na ds_list, e obtive este resultado:

Probleminha com dslists/arrays Pgmpgm

Os valores estão sendo desenhados assim:

x,y
x,y
x,y
etc...

E como você pode perceber, o valor Y é sempre modificado de acordo com o último valor X, ou seja, se eu criar uma nova imagem na posição 320,248 e depois uma na posição 14,200 a penúltima imagem será modificada para os valores 320,14, entende?

Acho que o erro é na posição Y.. mas não vejo erro algum.
Aguardo respostas...
Valeu! o/


Última edição por Froidz em Dom 28 Fev 2010, 10:44, editado 1 vez(es)
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Probleminha com dslists/arrays Empty Re: Probleminha com dslists/arrays

Mensagem por vinians Dom 28 Fev 2010, 10:40

Vou ter que dar uma saida agora, mais ai depois a tarde se voce não tiver conseguido descobrir o problema eu vou fuçar mais hehehehe Very Happy
Inté!
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Probleminha com dslists/arrays Empty Re: Probleminha com dslists/arrays

Mensagem por Froidz Dom 28 Fev 2010, 10:44

Editei o post, veja:

Usei um código para desenhar os valores x e y de cada imagem nova criada, buscando estes valores na ds_list, e obtive este resultado:

Probleminha com dslists/arrays Pgmpgm

Os valores estão sendo desenhados assim:

x,y
x,y
x,y
etc...

E como você pode perceber, o valor Y é sempre modificado de acordo com o último valor X, ou seja, se eu criar uma nova imagem na posição 320,248 e depois uma na posição 14,200 a penúltima imagem será modificada para os valores 320,14, entende?

Acho que o erro é na posição Y.. mas não vejo erro algum.
Aguardo respostas...
Valeu! o/
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Probleminha com dslists/arrays Empty Re: Probleminha com dslists/arrays

Mensagem por PedroX Dom 28 Fev 2010, 12:15

pq vc num poe pra adicionar na dslist o valor de x e y de cada ID.

poe:
Código:
if position_meeting(mouse_x,mouse_y,id)
{
ds_list_insert(list,val,mouse_x)
}
etc...

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Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
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Probleminha com dslists/arrays Empty Re: Probleminha com dslists/arrays

Mensagem por Froidz Dom 28 Fev 2010, 14:11

Não entendi a lógica do seu código oO'
Por favor, aguardo respostas pessoal...

Valeu! o/

EDIT - CONCERTADO!

Concertei o codigo pessoal, o erro estava no codigo fora do for, depois de concertado o bug de nao identificar todas as imagens, o bug da penultima imagem mudar de eixo y ocorreu, e isso acontecia pela ma formaçao das variaveis, concertei com o seguinte codigo:

Código:
//Quando clicar em alguma parte da tela com o botão direito...
if mouse_check_button_pressed(mb_left) and mouse_x<640 and mouse_x>0 and mouse_y<480 and mouse_y>0 {
val+=1 //Adicionar 1 objeto
mx[i] = mouse_x;
my[i] = mouse_y;
ds_list_add(list,val)
ds_list_insert(list,val+val,mx[i])
ds_list_insert(list,val+val+1,my[i]) //Adicionar o valor da variável val na lista
//ds_list_insert(list,mx[i],mouse_x) //Adicionar à lista a posição x do mouse
mx2[i] = ds_list_find_value(list,val+val) //Procurar o valor inserido na posição da variável val
//ds_list_insert(list,my[i],mouse_y) //Adicionar à lista da posição y do mouse
my2[i] = ds_list_find_value(list,val+val+1) //Procurar o valor inserido na posição da variável val
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Probleminha com dslists/arrays Empty Re: Probleminha com dslists/arrays

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