Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Probleminha com dslists/arrays
3 participantes
Página 1 de 1
Probleminha com dslists/arrays
Bom pessoal, decidi fazer conforme a idéia do dungeon e estou fazendo uns esquemas aqui com ds_lists, realmente é muito mais prático.
Mas estou com um probleminha, não sei se a pergunta seria de dslists, pois o código é com for, mas o problema é o seguinte:
Crio vários sprites em posições diferentes com o seguinte código:
Se eu passar o mouse por cima da última sprite criada, o texto aparece, mas caso eu passe o mouse em cima das outras sprites, não aparece, ou seja, o texto só aparece caso eu passe o mouse na última sprite criada, como resolver isso?
Aguardo uma resposta.
Valeu! o/
Mas estou com um probleminha, não sei se a pergunta seria de dslists, pois o código é com for, mas o problema é o seguinte:
Crio vários sprites em posições diferentes com o seguinte código:
- Código:
draw_set_font(font0)
//Quando clicar em alguma parte da tela com o botão direito...
if mouse_check_button_pressed(mb_left) and mouse_x<640 and mouse_x>0 and mouse_y<480 and mouse_y>0 {
val+=1 //Adicionar 1 objeto
ds_list_add(list,val) //Adicionar o valor da variável val na lista
ds_list_insert(list,val,mouse_x) //Adicionar à lista a posição x do mouse
ds_list_insert(list,val+1,mouse_y) //Adicionar à lista da posição y do mouse
mx[i] = ds_list_find_value(list,val) //Procurar o valor inserido na posição da variável val
my[i] = ds_list_find_value(list,val+1) //Procurar o valor inserido na posição da variável val
}
//Aqui é desenhado todo o esquema
for (i=0; i<=val; i+=1) {
mx2[i] = ds_list_find_value(list,i) //Direcionar a var mx2[i] para a var mx[i]
my2[i] = ds_list_find_value(list,i+1) //O mesmo que acima mas com variáveis diferentes...
size[i] = ds_list_find_value(list,i) //Essa variável indica o número atual da lista de acordo com a var i
//AQUI É O PROBLEMA
//Checar a posição da sprite e desenhar um texto caso o mouse esteja por cima dela
if mouse_x<mx2[i]+16 and mouse_x>mx2[i] and mouse_y<my2[i]+16 and mouse_y>my2[i] {
draw_text(mouse_x+8,mouse_y+32,string(i))
}
draw_text(x,y+10*ds_list_find_value(list,i),size[i]) //Desenhar os valores da lista em escala
draw_sprite(sprite0,-1,mx2[i],my[i]) //Desenhar a sprite em diferentes posições (mousex,mousey) dando a impressão de objetos reais
}
Se eu passar o mouse por cima da última sprite criada, o texto aparece, mas caso eu passe o mouse em cima das outras sprites, não aparece, ou seja, o texto só aparece caso eu passe o mouse na última sprite criada, como resolver isso?
Aguardo uma resposta.
Valeu! o/
Froidz- Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1053
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Probleminha com dslists/arrays
E ai amigão blz?
Acho que o erro esta nessas linhas:
Pode ser isso!
Acho que o erro esta nessas linhas:
- Código:
mx[i] = ds_list_find_value(list,val) //Procurar o valor inserido na posição da variável val
my[i] = ds_list_find_value(list,val+1) //Procurar o valor inserido na
Pode ser isso!
Re: Probleminha com dslists/arrays
Bom, modifiquei o codigo baseando-me na sua dica, e deu nisso:
Caso queira testar ai, eh soh colocar o codigo acima no draw e esse no create:
O bom eh que agora ele reconhece todas as imagens, mas cria elas em posiçoes diferentes, e conforme eu vou criando mais, as 2 ultimas criada mudam de posiçao, saberia como concertar isso?
EDIT --
Usei um código para desenhar os valores x e y de cada imagem nova criada, buscando estes valores na ds_list, e obtive este resultado:
Os valores estão sendo desenhados assim:
x,y
x,y
x,y
etc...
E como você pode perceber, o valor Y é sempre modificado de acordo com o último valor X, ou seja, se eu criar uma nova imagem na posição 320,248 e depois uma na posição 14,200 a penúltima imagem será modificada para os valores 320,14, entende?
Acho que o erro é na posição Y.. mas não vejo erro algum.
Aguardo respostas...
Valeu! o/
- Código:
draw_set_font(font0)
//Quando clicar em alguma parte da tela com o botão direito...
if mouse_check_button_pressed(mb_left) and mouse_x<640 and mouse_x>0 and mouse_y<480 and mouse_y>0 {
val+=1 //Adicionar 1 objeto
ds_list_add(list,val) //Adicionar o valor da variável val na lista
ds_list_insert(list,val,mouse_x) //Adicionar à lista a posição x do mouse
ds_list_insert(list,val+1,mouse_y) //Adicionar à lista da posição y do mouse
mx2[i] = ds_list_find_value(list,val) //Procurar o valor inserido na posição da variável val
my2[i] = ds_list_find_value(list,val+1) //Procurar o valor inserido na posição da variável val
}
//Aqui é desenhado todo o esquema
for (i=0; i<=val; i+=1) {
mx2[i] = ds_list_find_value(list,i) //Direcionar a var mx2[i] para a var mx[i]
my2[i] = ds_list_find_value(list,i+1) //O mesmo que acima mas com variáveis diferentes...
size[i] = ds_list_find_value(list,i) //Essa variável indica o número atual da lista de acordo com a var i
//AQUI É O PROBLEMA
//Checar a posição da sprite e desenhar um texto caso o mouse esteja por cima dela
if mouse_x<mx2[i]+16 and mouse_x>mx2[i] and mouse_y<my2[i]+16 and mouse_y>my2[i] {
draw_text(mouse_x+8,mouse_y+32,string(i))
}
draw_text(x,y+10*ds_list_find_value(list,i),size[i]) //Desenhar os valores da lista em escala
draw_sprite(sprite0,-1,mx2[i],my2[i]) //Desenhar a sprite em diferentes posições (mousex,mousey) dando a impressão de objetos reais
}
Caso queira testar ai, eh soh colocar o codigo acima no draw e esse no create:
- Código:
list = ds_list_create();
val = -1;
size = 0;
mx = 0;
my = 0;
mx2 = 0;
my2 = 0;
O bom eh que agora ele reconhece todas as imagens, mas cria elas em posiçoes diferentes, e conforme eu vou criando mais, as 2 ultimas criada mudam de posiçao, saberia como concertar isso?
EDIT --
Usei um código para desenhar os valores x e y de cada imagem nova criada, buscando estes valores na ds_list, e obtive este resultado:
Os valores estão sendo desenhados assim:
x,y
x,y
x,y
etc...
E como você pode perceber, o valor Y é sempre modificado de acordo com o último valor X, ou seja, se eu criar uma nova imagem na posição 320,248 e depois uma na posição 14,200 a penúltima imagem será modificada para os valores 320,14, entende?
Acho que o erro é na posição Y.. mas não vejo erro algum.
Aguardo respostas...
Valeu! o/
Última edição por Froidz em Dom 28 Fev 2010, 10:44, editado 1 vez(es)
Froidz- Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1053
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Probleminha com dslists/arrays
Vou ter que dar uma saida agora, mais ai depois a tarde se voce não tiver conseguido descobrir o problema eu vou fuçar mais hehehehe
Inté!
Inté!
Re: Probleminha com dslists/arrays
Editei o post, veja:
Usei um código para desenhar os valores x e y de cada imagem nova criada, buscando estes valores na ds_list, e obtive este resultado:
Os valores estão sendo desenhados assim:
x,y
x,y
x,y
etc...
E como você pode perceber, o valor Y é sempre modificado de acordo com o último valor X, ou seja, se eu criar uma nova imagem na posição 320,248 e depois uma na posição 14,200 a penúltima imagem será modificada para os valores 320,14, entende?
Acho que o erro é na posição Y.. mas não vejo erro algum.
Aguardo respostas...
Valeu! o/
Usei um código para desenhar os valores x e y de cada imagem nova criada, buscando estes valores na ds_list, e obtive este resultado:
Os valores estão sendo desenhados assim:
x,y
x,y
x,y
etc...
E como você pode perceber, o valor Y é sempre modificado de acordo com o último valor X, ou seja, se eu criar uma nova imagem na posição 320,248 e depois uma na posição 14,200 a penúltima imagem será modificada para os valores 320,14, entende?
Acho que o erro é na posição Y.. mas não vejo erro algum.
Aguardo respostas...
Valeu! o/
Froidz- Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1053
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Probleminha com dslists/arrays
pq vc num poe pra adicionar na dslist o valor de x e y de cada ID.
poe:
poe:
- Código:
if position_meeting(mouse_x,mouse_y,id)
{
ds_list_insert(list,val,mouse_x)
}
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Probleminha com dslists/arrays
Não entendi a lógica do seu código oO'
Por favor, aguardo respostas pessoal...
Valeu! o/
EDIT - CONCERTADO!
Concertei o codigo pessoal, o erro estava no codigo fora do for, depois de concertado o bug de nao identificar todas as imagens, o bug da penultima imagem mudar de eixo y ocorreu, e isso acontecia pela ma formaçao das variaveis, concertei com o seguinte codigo:
Por favor, aguardo respostas pessoal...
Valeu! o/
EDIT - CONCERTADO!
Concertei o codigo pessoal, o erro estava no codigo fora do for, depois de concertado o bug de nao identificar todas as imagens, o bug da penultima imagem mudar de eixo y ocorreu, e isso acontecia pela ma formaçao das variaveis, concertei com o seguinte codigo:
- Código:
//Quando clicar em alguma parte da tela com o botão direito...
if mouse_check_button_pressed(mb_left) and mouse_x<640 and mouse_x>0 and mouse_y<480 and mouse_y>0 {
val+=1 //Adicionar 1 objeto
mx[i] = mouse_x;
my[i] = mouse_y;
ds_list_add(list,val)
ds_list_insert(list,val+val,mx[i])
ds_list_insert(list,val+val+1,my[i]) //Adicionar o valor da variável val na lista
//ds_list_insert(list,mx[i],mouse_x) //Adicionar à lista a posição x do mouse
mx2[i] = ds_list_find_value(list,val+val) //Procurar o valor inserido na posição da variável val
//ds_list_insert(list,my[i],mouse_y) //Adicionar à lista da posição y do mouse
my2[i] = ds_list_find_value(list,val+val+1) //Procurar o valor inserido na posição da variável val
}
Froidz- Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1053
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos