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por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
Como esticar as 4 pontas da sprite
3 participantes
Página 1 de 1
Como esticar as 4 pontas da sprite
Olá pessoal
Depois de um bom tempo estou aqui devolta
sai um pouco pois estava sem internet e estava dando uma estudada em outros scripts/linguagens de programação
mas... então vamos à minha pergunta XD
conforme parei de mexer no GM esqueci de umonte de coisas...
ainda não cheguei no ponto de confundir os scripts XD... mais dei uma esquecida em algumas coisas do gm
estou voltando ao GM pq foi meu berço de programação (só que a primeira linguagem que aprendi foi HTML e depois GML )
mas vamos à pergunta
como eu faço para esticar as quatro partes de um draw?
por exemplo o draw_line
ele tem o x1 y1 x2 y2
x1 e y1 eles mostram a localização do draw
o x2 e y2 mostram a posição em que as linhas irão ficar...
agora tem como fazer um draw_sprite com por exemplo x1 x2 x3 x4 e y1 y2 y3 y4???
Bem... To Urgêntemente Precisando Disso
este Tópico Ficará Aberto Até uma resposta boa ou que da para levar com a barriga
se não intenderam muito bem explico novamente
PARA PESSOAS COM UM CONHECIMENTO AVANÇADO EM GML!!!
TÓPICO ABERTO ATÉ UMA RESPOSTA BOA DA PERGUNTA (ou até quando a moderação quiser XD)
VLW Pessoal
Depois de um bom tempo estou aqui devolta
sai um pouco pois estava sem internet e estava dando uma estudada em outros scripts/linguagens de programação
mas... então vamos à minha pergunta XD
conforme parei de mexer no GM esqueci de umonte de coisas...
ainda não cheguei no ponto de confundir os scripts XD... mais dei uma esquecida em algumas coisas do gm
estou voltando ao GM pq foi meu berço de programação (só que a primeira linguagem que aprendi foi HTML e depois GML )
mas vamos à pergunta
como eu faço para esticar as quatro partes de um draw?
por exemplo o draw_line
ele tem o x1 y1 x2 y2
x1 e y1 eles mostram a localização do draw
o x2 e y2 mostram a posição em que as linhas irão ficar...
agora tem como fazer um draw_sprite com por exemplo x1 x2 x3 x4 e y1 y2 y3 y4???
Bem... To Urgêntemente Precisando Disso
este Tópico Ficará Aberto Até uma resposta boa ou que da para levar com a barriga
se não intenderam muito bem explico novamente
PARA PESSOAS COM UM CONHECIMENTO AVANÇADO EM GML!!!
TÓPICO ABERTO ATÉ UMA RESPOSTA BOA DA PERGUNTA (ou até quando a moderação quiser XD)
VLW Pessoal
Re: Como esticar as 4 pontas da sprite
draw_sprite_general(sprite,-1,left,top,width,height,x,y,1,1,0,c1,c2,c3,c4,1)
left =x1
top = y1
width = x2
heighy = y2
left = x
top = x
width = tamanho em pixels que você desejar para a largura dela
height = altura em pixels
c1,c2,c3,c4 = cores das 4 pontas
left =x1
top = y1
width = x2
heighy = y2
left = x
top = x
width = tamanho em pixels que você desejar para a largura dela
height = altura em pixels
c1,c2,c3,c4 = cores das 4 pontas
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x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
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Re: Como esticar as 4 pontas da sprite
pelo seu raciocício até que poderia dar certo XP....
mais nem aparece o DRAW Oo...
e num tem até o x4 e y4 ae fica froidz pra mim :S
mais VLW
Espero mais respostas
mais nem aparece o DRAW Oo...
e num tem até o x4 e y4 ae fica froidz pra mim :S
mais VLW
Espero mais respostas
Re: Como esticar as 4 pontas da sprite
Se quer esticar a imagem de uma forma não retangular, teste isso:
No Create crie as variáveis:
No Draw use draw_primitive_begin_texture e draw_vertex_texture para montar uma a forma que queira.
No Create crie as variáveis:
- Código:
x1 = x;
y1 = y;
x2 = x+128;
y2 = y-20;
x3 = x+256;
y3 = y+256;
x4 = x-32;
y4 = y+256;
spr = sprite_get_texture(nome_da_sprite,-1);
No Draw use draw_primitive_begin_texture e draw_vertex_texture para montar uma a forma que queira.
- Código:
draw_set_color(c_white);
draw_primitive_begin_texture(pr_trianglefan,spr)
draw_vertex_texture(x1,y1,0,0);
draw_vertex_texture(x2,y2,1,0);
draw_vertex_texture(x3,y3,1,1);
draw_vertex_texture(x4,y4,0,1);
draw_vertex_texture(x1,y1,0,0);
draw_primitive_end()
Re: Como esticar as 4 pontas da sprite
Kabeção.............
.....
ta PERFECT
justamente oq eu queria...
vou tentar ver se consigo fazer oq eu to pensando e se der certo darei aqui como resolvido...
mais uma pergunta... tem uma script que possa fazer isso na versão LITE?
VLW
ta PERFECT
.....
ta PERFECT
justamente oq eu queria...
vou tentar ver se consigo fazer oq eu to pensando e se der certo darei aqui como resolvido...
mais uma pergunta... tem uma script que possa fazer isso na versão LITE?
VLW
ta PERFECT
Re: Como esticar as 4 pontas da sprite
Não.mais uma pergunta... tem uma script que possa fazer isso na versão LITE?
Só funciona na versão PRO.
E não sei outra forma para se fazer isso.
Re: Como esticar as 4 pontas da sprite
cara :S
ta legal.. era quase como eu queria Oo...
a coisa que eu percebi é que ele fica quase sempre triangular XD
queria dum jeito que ele ficasse retangular...
mais será que seria possível num script parecido com esse??
VLW
ta legal.. era quase como eu queria Oo...
a coisa que eu percebi é que ele fica quase sempre triangular XD
queria dum jeito que ele ficasse retangular...
mais será que seria possível num script parecido com esse??
VLW
Re: Como esticar as 4 pontas da sprite
Ué, é só colocar os xy em posições que faz o desenho ser retangular.
Re: Como esticar as 4 pontas da sprite
oq é esse xvertex e esse yvertex???
precisa ter os 5 draw_vertex_texture para funcionar bem???
precisa ter os 5 draw_vertex_texture para funcionar bem???
Re: Como esticar as 4 pontas da sprite
São as posições dos pontos na textura.
Estão em forma de escala.
draw_vertex_texture(x1,y1,0,0); -> 0,0 indica a ponta superior esquerda da textura.
draw_vertex_texture(x2,y2,1,0); -> 1,0 indica a ponta superior direita da textura.
draw_vertex_texture(x3,y3,1,1); -> 1,1 indica a ponta inferior direita da textura.
draw_vertex_texture(x4,y4,0,1); -> 0,1 indica a ponta inferior esquerda da textura.
Se você usa-se 0.5,1 indicaria o meio superior.
0.5,0.5 o meio da textura.
No final preciso fechar a forma definindo o ponto inicial dela, por isso uso mais um draw_vertex_texture.
Se não, o lado esquerdo da forma ficaria aberto.
Estão em forma de escala.
draw_vertex_texture(x1,y1,0,0); -> 0,0 indica a ponta superior esquerda da textura.
draw_vertex_texture(x2,y2,1,0); -> 1,0 indica a ponta superior direita da textura.
draw_vertex_texture(x3,y3,1,1); -> 1,1 indica a ponta inferior direita da textura.
draw_vertex_texture(x4,y4,0,1); -> 0,1 indica a ponta inferior esquerda da textura.
Se você usa-se 0.5,1 indicaria o meio superior.
0.5,0.5 o meio da textura.
No final preciso fechar a forma definindo o ponto inicial dela, por isso uso mais um draw_vertex_texture.
Se não, o lado esquerdo da forma ficaria aberto.
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