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engine com funções q deu certo.... outras não!
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
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engine com funções q deu certo.... outras não!
olha:
tentei fazer uma engine simples, com um personagem, que anda, pula e mira com o mouse (ele não atira prq eu não quis que atirasse)
olha:
o link tá lá me baixo, vou explicar o q eu tentei fazer e não funcionou:
eu queria, que quando alguns píxeis embaixo dele estivessem livre colisão, existisse gravidade, quando não estivessem, não existia gravidade, deu pra entender???
pra andar é aquele jeito simples:
if place_free (x+4,y)
{
x+=4
}
[etc]
e pra pular, eu queria assim:
quando alguns píxeis embaixo dele estivessem livres de colisão ele não pulasse, mas quando não estavam livres ele pulasse.
pra isso fiz no evento keyboard press space:
if !(place_free(x,y+1))
{
vspeed=-10
}
mas a única coisa q funcionou foi a mira, ele caia direto, atravessava as paredes, embora não era pra fazer isso.
eu modifiquei bastante até chegar a nada.
agora a engine tá aí:
clique pra baixar
agora, por favor, digam o q eu tenho q fazer pra ficar do jeito q eu queria, existia gravidade só quando os píxeis abaixo estavam livres, e ele só pulasse quando os píxeis abaixo dele estavam livres, e fala tbm como faz pra andar prq ele não está andando, só a mira está funcionando
http://www.enterupload.com/kamyjivmmbjx/engine_de_tiro_errada.gmk.html
tentei fazer uma engine simples, com um personagem, que anda, pula e mira com o mouse (ele não atira prq eu não quis que atirasse)
olha:
o link tá lá me baixo, vou explicar o q eu tentei fazer e não funcionou:
eu queria, que quando alguns píxeis embaixo dele estivessem livre colisão, existisse gravidade, quando não estivessem, não existia gravidade, deu pra entender???
pra andar é aquele jeito simples:
if place_free (x+4,y)
{
x+=4
}
[etc]
e pra pular, eu queria assim:
quando alguns píxeis embaixo dele estivessem livres de colisão ele não pulasse, mas quando não estavam livres ele pulasse.
pra isso fiz no evento keyboard press space:
if !(place_free(x,y+1))
{
vspeed=-10
}
mas a única coisa q funcionou foi a mira, ele caia direto, atravessava as paredes, embora não era pra fazer isso.
eu modifiquei bastante até chegar a nada.
agora a engine tá aí:
clique pra baixar
agora, por favor, digam o q eu tenho q fazer pra ficar do jeito q eu queria, existia gravidade só quando os píxeis abaixo estavam livres, e ele só pulasse quando os píxeis abaixo dele estavam livres, e fala tbm como faz pra andar prq ele não está andando, só a mira está funcionando
http://www.enterupload.com/kamyjivmmbjx/engine_de_tiro_errada.gmk.html
Re: engine com funções q deu certo.... outras não!
Cara, onde que baixa a engine na quele treco lá ? Hospeda em algo melhor !!!
A lógica está certa, mas oquê você colocou na colisão com o chão ? Ou será que não esqueceu de deixar o chão "sólido" ?
A lógica está certa, mas oquê você colocou na colisão com o chão ? Ou será que não esqueceu de deixar o chão "sólido" ?
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios :
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: engine com funções q deu certo.... outras não!
Ele colocou no chão, velocidade vertical 0, ou seja, também não acho certo porque assim, sempre que o personagem principal encostar no chão, ele vai ficar parado e não tem como arrumar. Quanto ao pulo ao invés de você colocar:
Coloque y+5.
- Código:
if ! (place_free(x,y-5))
{
vspeed=-5
}
Coloque y+5.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
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