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#IAJ Aula 02 - Tiro Top Down
5 participantes
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Página 1 de 1
#IAJ Aula 02 - Tiro Top Down
INTRODUÇÃO A JOGOS
Aula 02 - Tiro Top Down
(Atualizado 08/02/2015)
Antes de começar esta aula você precisa aprender a localizar um pixel em suas imagens. Abra a imagem no editor do GM e passe o mouse no pixel que você quer identificar e veja as posições na parte inferior esquerda da janela:
Isso é necessário para criar outros objetos nas posições corretas sem complicações. Quando você abre uma sprite no editor do GM, na parte origins tem duas opções: X e Y.
Aqui você escolherá o x e o y inicial da sua sprite. Por padrão elas ja estão em 0, então quando for ver essas posições na sprite é o primeiro pixel da esquerda para direita e de cima para baixo. Então se mudar essas posições você estará mudando o x e y do objeto que usará esta sprite.
Usaremos a mesma engine da aula anterior com os códigos de movimentação.
Crie um objeto chamado controle. Clique em Add event depois selecione others->Game Start e coloque:
- Código:
//setando o número de balas em 100
global.balas=100
Esse será o número de balas iniciais, que são setadas nesse evento uma vez. No mesmo objeto va ao evento draw e coloque o seguinte código:
- Código:
//setando cor branca para o próximo draw
draw_set_color(c_white)
//pintando texto
draw_text(10,10,"Balas: "+string(global.balas))
//voltando a cor padrão, preto.
draw_set_color(0)
Isso serve para pintar o número de balas que você tem.
Crie uma nova sprite. Importe a imagem abaixo:
Salve ela em seu computador e a abra no GM. Clique na opção center em origins, para deixar seu x e y centralizados. Coloque um nome curto como spr_bala.
Agora crie um objeto chamado bala. Va no evento Collision com o objeto bloco:
- Código:
//Destrói objeto
instance_destroy()
Agora vamos ao step do player. La adicione o seguinte código:
- Código:
//Se pressionar <espaço> e global.balas é maior que zero
if keyboard_check_pressed(vk_space) && global.balas>0
{
//Se a sprite é direita
if sprite_index=direita
{
//Gasta uma bala
global.balas-=1
//Com a bala criada
with(instance_create(x+32,y+16,bala))
{
//Move a bala na direção 0 (direita), na velocidade 20
motion_set(0,20)
}
}
}
Tradução:
- Código:
se tecla_pressionada(espaço) e global.balas maior que 0
{
se sprite é direita
{
global.balas-=1 retira uma bala
com(criar_instancia(x+32,y+16,bala))
{
direção_velocidade(0,20)
}
}
}
Esse código é para atirar para direita quando tiver balas e sprite édireita.
Explicação:
-O evento keyboard_check_pressed, verifica se a tecla foi pressionada. Só ocorre uma vez, e para ocorrer novamente tem que soltar e pressionar a tecla novamente.
- && é o mesmo de and que em português significa "e".
- global.balas é uma variavel que estamos usando para contar o número de balas.
- with, nesse caso faz o que esta entre colchetes acontecer, mas com o objeto que foi criado.
- motion_set(direção, velocidade) seta a direção (de 0 a 359 graus) e velocidade do objeto.
Agora que você sabe como cada parte funciona, você deve conseguir fazer nas outras três direções. Se não conseguir, baixe a seguinte abaixo:
Até mais!
Próxima aula: Saude do player e Inimigo Top Down
FLWS!
Última edição por Alex FC em Seg 09 Fev 2015, 19:48, editado 20 vez(es) (Motivo da edição : Atualização)
Re: #IAJ Aula 02 - Tiro Top Down
Tutorial legal me ajudou muito
E a sua engine ta super maneira.
Vlw ae
E a sua engine ta super maneira.
Vlw ae
juao230- Data de inscrição : 17/12/2009
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Re: #IAJ Aula 02 - Tiro Top Down
cmg eu não deu certo!!! eu fiz o q tá lá em cima... mas apareceu alguma coisa do tipo: variable unknown, algo assim]
---edit----
agora isso não aparece, porém quando o jogo começa ele metralha tiro pra direita!!! e quando a bala chega a zero vai pra valor negativo e continua!!!
---edit----
agora isso não aparece, porém quando o jogo começa ele metralha tiro pra direita!!! e quando a bala chega a zero vai pra valor negativo e continua!!!
Deu erro, mas a engine completa deu certo. ;x
Caraa, aki na hr de iniciar o jogo da erro: //Direita
if keyboard_check_pressed(vk_space) && global.balas>0
{
if sprite_index=direita
{
global.balas-=1
with(instance_create(x+32,y+16,obj_bala)){motion_set(0,20)}
}
}
if keyboard_check_pressed(vk_space) && global.balas>0
{
if sprite_index=direita
{
global.balas-=1
with(instance_create(x+32,y+16,obj_bala)){motion_set(0,20)}
}
}
Re: #IAJ Aula 02 - Tiro Top Down
Aula atualizada - 20/10/12:
- Melhora na grafia e explicação;
- Atualização das engines.
Ps: As próximas aulas serão atualizadas em breve.
FLWS!
- Melhora na grafia e explicação;
- Atualização das engines.
Ps: As próximas aulas serão atualizadas em breve.
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Re: #IAJ Aula 02 - Tiro Top Down
o link do download da engine nao esta funcionando!
Qbex- Data de inscrição : 30/09/2012
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Re: #IAJ Aula 02 - Tiro Top Down
cara ta dando erro aqui
ERROR in
action number 1
of Step Event
for object player:
Error in code at line 16:
if keyboard_check_pressed(vk_space)&& global.balas>0
^
at position 47: Unknown variable balas
ERROR in
action number 1
of Step Event
for object player:
Error in code at line 16:
if keyboard_check_pressed(vk_space)&& global.balas>0
^
at position 47: Unknown variable balas
Qbex- Data de inscrição : 30/09/2012
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Re: #IAJ Aula 02 - Tiro Top Down
Qbex escreveu:cara ta dando erro aqui
ERROR in
action number 1
of Step Event
for object player:
Error in code at line 16:
if keyboard_check_pressed(vk_space)&& global.balas>0
^
at position 47: Unknown variable balas
Crie um objeto chamado controle. Clique em Add event depois selecione others->Game Start e coloque:
- Código:
//setando o número de balas em 100
global.balas=100
Está bem no inicio do aula.
FLWS!
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