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#IAJ Aula 02 - Tiro Top Down

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Mensagem por All-x Qui 31 Dez 2009, 20:49

INTRODUÇÃO A JOGOS



Aula 02 - Tiro Top Down



(Atualizado 08/02/2015)

Antes de começar esta aula você precisa aprender a localizar um pixel em suas imagens. Abra a imagem no editor do GM e passe o mouse no pixel que você quer identificar e veja as posições na parte inferior esquerda da janela:

#IAJ Aula 02 - Tiro Top Down Ss_01

Isso é necessário para criar outros objetos nas posições corretas sem complicações. Quando você abre uma sprite no editor do GM, na parte origins tem duas opções: X e Y.

#IAJ Aula 02 - Tiro Top Down Ss_02

Aqui você escolherá o x e o y inicial da sua sprite. Por padrão elas ja estão em 0, então quando for ver essas posições na sprite é o primeiro pixel da esquerda para direita e de cima para baixo. Então se mudar essas posições você estará mudando o x e y do objeto que usará esta sprite.

Usaremos a mesma engine da aula anterior com os códigos de movimentação.





Crie um objeto chamado controle. Clique em Add event depois selecione others->Game Start e coloque:

Código:
//setando o número de balas em 100
global.balas=100

Esse será o número de balas iniciais, que são setadas nesse evento uma vez. No mesmo objeto va ao evento draw e coloque o seguinte código:

Código:
//setando cor branca para o próximo draw
draw_set_color(c_white)

//pintando texto
draw_text(10,10,"Balas: "+string(global.balas))

//voltando a cor padrão, preto.
draw_set_color(0)

Isso serve para pintar o número de balas que você tem.

Crie uma nova sprite. Importe a imagem abaixo:

#IAJ Aula 02 - Tiro Top Down Spr_bala

Salve ela em seu computador e a abra no GM. Clique na opção center em origins, para deixar seu x e y centralizados. Coloque um nome curto como spr_bala.

Agora crie um objeto chamado bala. Va no evento Collision com o objeto bloco:

Código:
//Destrói objeto
instance_destroy()

Agora vamos ao step do player. La adicione o seguinte código:

Código:
//Se pressionar <espaço> e global.balas é maior que zero
if keyboard_check_pressed(vk_space) && global.balas>0
{
    //Se a sprite é direita
    if sprite_index=direita
    {
        //Gasta uma bala
        global.balas-=1
        
        //Com a bala criada
        with(instance_create(x+32,y+16,bala))
        {
            //Move a bala na direção 0 (direita), na velocidade 20
            motion_set(0,20)
        }
    }
}

Tradução:

Código:
se tecla_pressionada(espaço) e global.balas maior que 0
{
    se sprite é direita
    {
        global.balas-=1 retira uma bala

        com(criar_instancia(x+32,y+16,bala))
        {
            direção_velocidade(0,20)
        }
}
}

Esse código é para atirar para direita quando tiver balas e sprite édireita.

Explicação:


-O evento keyboard_check_pressed, verifica se a tecla foi pressionada. Só ocorre uma vez, e para ocorrer novamente tem que soltar e pressionar a tecla novamente.

- && é o mesmo de and que em português significa "e".

- global.balas é uma variavel que estamos usando para contar o número de balas.

- with, nesse caso faz o que esta entre colchetes acontecer, mas com o objeto que foi criado.

- motion_set(direção, velocidade) seta a direção (de 0 a 359 graus) e velocidade do objeto.
Agora que você sabe como cada parte funciona, você deve conseguir fazer nas outras três direções. Se não conseguir, baixe a seguinte abaixo:





Até mais!

Próxima aula: Saude do player e Inimigo Top Down



FLWS!


Última edição por Alex FC em Seg 09 Fev 2015, 19:48, editado 20 vez(es) (Motivo da edição : Atualização)
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#IAJ Aula 02 - Tiro Top Down Empty Re: #IAJ Aula 02 - Tiro Top Down

Mensagem por juao230 Sex 01 Jan 2010, 02:53

Tutorial legal Very Happy me ajudou muito Happy
E a sua engine ta super maneira.
Vlw ae
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Mensagem por Henrique_GJ Seg 04 Jan 2010, 18:34

cmg eu não deu certo!!! eu fiz o q tá lá em cima... mas apareceu alguma coisa do tipo: variable unknown, algo assim]

---edit----

agora isso não aparece, porém quando o jogo começa ele metralha tiro pra direita!!! e quando a bala chega a zero vai pra valor negativo e continua!!!
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#IAJ Aula 02 - Tiro Top Down Empty Deu erro, mas a engine completa deu certo. ;x

Mensagem por Viitor03 Qua 30 Mar 2011, 13:14

Caraa, aki na hr de iniciar o jogo da erro: //Direita
if keyboard_check_pressed(vk_space) && global.balas>0
{
if sprite_index=direita
{
global.balas-=1
with(instance_create(x+32,y+16,obj_bala)){motion_set(0,20)}
}
}
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Mensagem por All-x Sáb 20 Out 2012, 23:33

Aula atualizada - 20/10/12:

- Melhora na grafia e explicação;
- Atualização das engines.

Ps: As próximas aulas serão atualizadas em breve.

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#IAJ Aula 02 - Tiro Top Down Empty Re: #IAJ Aula 02 - Tiro Top Down

Mensagem por Qbex Dom 21 Out 2012, 16:25

o link do download da engine nao esta funcionando!
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Mensagem por Qbex Dom 21 Out 2012, 17:27

cara ta dando erro aqui


ERROR in
action number 1
of Step Event
for object player:

Error in code at line 16:
if keyboard_check_pressed(vk_space)&& global.balas>0
^
at position 47: Unknown variable balas
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Mensagem por All-x Dom 21 Out 2012, 18:27

Qbex escreveu:cara ta dando erro aqui


ERROR in
action number 1
of Step Event
for object player:

Error in code at line 16:
if keyboard_check_pressed(vk_space)&& global.balas>0
^
at position 47: Unknown variable balas
Crie um objeto chamado controle. Clique em Add event depois selecione others->Game Start e coloque:

Código:
//setando o número de balas em 100
global.balas=100

Está bem no inicio do aula.

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