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Saber direção atual
4 participantes
Página 1 de 1
Saber direção atual
Bom, é o seguinte... Estou fazendo um tipo de remake do metal slug...
Bom, é assim... Ao apertar a seta para direita, o bunequinho move pra direita e o mesmo para a esquerda, mas quando eu solto a seta, o bunequinho para... E para isso, tenho 2 sprites para a animação dele parado, um é para direita e outro para esquerda... O que quero saber é, como faço para, quando ele tiver virado para a esquerda e parado, mude para o sprite onde ele está parado e virado para a esquerda (e o mesmo para a direita)
Eu pensei em usar uma variavel, tipo.
Sprites (andando)
marcomove_left
marcomove_right
Sprites (parados)
marco_left
marco_right
Eu pensei em fazer o seguinte
marcomove_(variavel: direção =right)
(o mesmo para left)
e no objeto, no evento Keybord (no key)
O change sprite ia ficar:
marco_(variaveldireção)
Mas nao sei como faz para criar uma variavel assim e etc... Podem explicar mesmo, assim, tudo... Porque entendo disso. Só não sei mexer direito no GM
Ps.: Caso faça alguma diferença, estou usando o Game Maker 8.0
Bom, é assim... Ao apertar a seta para direita, o bunequinho move pra direita e o mesmo para a esquerda, mas quando eu solto a seta, o bunequinho para... E para isso, tenho 2 sprites para a animação dele parado, um é para direita e outro para esquerda... O que quero saber é, como faço para, quando ele tiver virado para a esquerda e parado, mude para o sprite onde ele está parado e virado para a esquerda (e o mesmo para a direita)
Eu pensei em usar uma variavel, tipo.
Sprites (andando)
marcomove_left
marcomove_right
Sprites (parados)
marco_left
marco_right
Eu pensei em fazer o seguinte
marcomove_(variavel: direção =right)
(o mesmo para left)
e no objeto, no evento Keybord (no key)
O change sprite ia ficar:
marco_(variaveldireção)
Mas nao sei como faz para criar uma variavel assim e etc... Podem explicar mesmo, assim, tudo... Porque entendo disso. Só não sei mexer direito no GM
Ps.: Caso faça alguma diferença, estou usando o Game Maker 8.0
Re: Saber direção atual
Nossa eu tbm to fazendo um Remake de metal slug
soh q ao inves de usar sprites pra ele parado
botei no step
soh q ao inves de usar sprites pra ele parado
botei no step
- Código:
if keyboard_check(vk_nokey)
{
image_speed=0
}
Roxcast- Data de inscrição : 26/10/2009
Reputação : 0
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Prêmios :
x 0 x 0 x 0
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Re: Saber direção atual
Tipo, funciona mais ou menos assim:
No create, você pode declarar as variáveis que quiser. O método é bem simples:
Se você quiser checar a direção dele, poderia fazer algo como isso:
Create:
Step:
Depois, é só setar var_direita para true quando o personagem se mover para a direita e setá-la para false quando ele se mover para a esquerda. Assim, você só vai precisar dos sprites dele de um lado (que seria eles virados para a direita), pois o Game Maker faria ele "girar" automaticamente.
No create, você pode declarar as variáveis que quiser. O método é bem simples:
- Código:
nome_da_variavel = valor;
Se você quiser checar a direção dele, poderia fazer algo como isso:
Create:
- Código:
var_direita = true; //Se a variável var_direita for igual a true, ele está para virado para a direita. Se for false, está virado para a esquerda.
Step:
- Código:
if (var_direita == true) //Checa se a variável direita for true, ou seja, se o personagem está virado para a direita
{
image_xscale = 1; //Coloca o image_xscale como 1, que é o seu valor normal
}
else //Se var_direita NÃO for true
{
image_xscale = -1; //Quando image_xscale está para -1, ele reverte a direção do sprite. Ou seja, o personagem está com o sprite do personagem parado para a direita, mas mesmo assim, se ele estiver virado para a esquerda, essa parte "gira" o sprite para a esquerda
}
Depois, é só setar var_direita para true quando o personagem se mover para a direita e setá-la para false quando ele se mover para a esquerda. Assim, você só vai precisar dos sprites dele de um lado (que seria eles virados para a direita), pois o Game Maker faria ele "girar" automaticamente.
Re: Saber direção atual
não seria só:
eu faço assim
- Código:
if keyboard_press(vk_left)
{
sprite_index=spr_esquerda
if place_free(x-4,y){x-=4}
}
else
{
sprite_index=spr_parado_left
x-=0
}
eu faço assim
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