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[resolvido]ajundo com parede do mal é rampa

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Mensagem por mutte 101 Qua 06 Jan 2010, 16:05

olha estou com um problema de contato com a parede o play gruda nela e usa como se fosse o chão na verdade é o chão
obs: estou usando a eng do reddragon
[resolvido]ajundo com parede do mal é rampa Imagemdf


Última edição por mutte 101 em Qua 03 Fev 2010, 07:43, editado 4 vez(es)
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Mensagem por fonetico Qua 06 Jan 2010, 16:52

Bom, esta é a minha questão também, estou aguardando mais respostas para poder resolver este problema em meus jogos.
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Mensagem por PedroX Qua 06 Jan 2010, 17:09

tenta por na colisao com o chao:
move_contact_solid(direction,16)
vspeed=0

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

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Mensagem por mutte 101 Qua 06 Jan 2010, 17:11

O___O
tipo ta pulando ai se vc encostar na parede ele começa a andar no nada k
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Mensagem por Anderson3d Qua 06 Jan 2010, 17:11

se for pelos tutos do mestre red dragon deve usar isso no sollido:

Código:

move_contact_solid(direction,10)
vspeed = 0
pe_no_chao = true
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Mensagem por mutte 101 Qua 06 Jan 2010, 17:18

Anderson3d escreveu:se for pelos tutos do mestre red dragon deve usar isso no sollido:

Código:

move_contact_solid(direction,10)
vspeed = 0
pe_no_chao = true
mesma coisa acho tem q fazer obj parede e obj chão .
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Mensagem por Denis Lemos Qua 06 Jan 2010, 17:23

Você colocou a condição para ele ir para os lados somente se estiver livre um certo numero de pixeis á frente ?
E os movimentos, são feitos usando "X" ou "hspeed" ?
Pois se você utiliza apenas o "X" para as movimentações horizontais, se colocar na colisão com o chão, a função "(move_contact_solid(direction,12))" sempre que pular e encostar no chão ou na parede, o player saltará 12 pixeis para aquela direção, talvez isso faça ele ficar grudado na parede, isso já me aconteceu diverssas vezes, por isso eu não utilizo muito essa função !

Então eu coloco uma condição dele somente andar se estiver livre á frente, e na colisão com o chão, só coloco "vspeed=0" !!!
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Mensagem por mutte 101 Qua 06 Jan 2010, 17:44

a eng e do reddragon ele fez um tuto ai eu dei uma olha, mais tem esse problema com a parede .
aki esta o step da bagaça :
Código:
//movimentasao
if (keyboard_check(vk_right) and abaixado = false and atacando = false){//verifica se a seta direita foi apertada e não esta abaixado e não esta atacando
    hspeed = 5;direita = true;andando = true
}else{// se não foi
    if (keyboard_check(vk_left) and abaixado = false and atacando = false){ //verifica se a seta esquerda foi apertada e não esta abaixado e não esta atacando
        hspeed = -5;direita = false ;andando = true
    }else{// se não foi
        hspeed = 0;andando = false
    }
}

//abaixando
if keyboard_check(vk_down){//se for apertado para baixo
    abaixado = true
}else{//se não for
    abaixado = false
}

//atacando
if (keyboard_check_pressed(vk_space) and atacando = false and abaixado = false){// verifica se o espaço foi apertado e não se esta atacando e não esta abaixado
    image_index = 0
    atacando = true
    alarm[0] = 11
}

//pulando
if keyboard_check_pressed(vk_up) and pe_no_chao = true and abaixado = false{//se for apertado para cima
    vspeed = -12
    pe_no_chao = false
}
if keyboard_check_released(vk_up) and vspeed <= 0{//se for apertado para cima
    vspeed /= 2
}
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Mensagem por Denis Lemos Qua 06 Jan 2010, 18:13

Adiciona isso então, junto á esse código para ver se dá certo:
Código:
if not place_free(x+hspeed,y){hspeed=0}

Pois pelo o que eu vi, ele não colocou a condição de somente andar para os lados se estiver espaço livre !
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Mensagem por mutte 101 Qua 06 Jan 2010, 18:38

tnk´s vc é o cara !!!

O i a rampa tem como dar um força?
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Mensagem por Denis Lemos Qua 06 Jan 2010, 18:51

Já sobre rampas eu não entendo muito, pois só fiz uma vez como texte, tenta dar uma olhada na engine que fiz uns tempos atráz, talvez te ajude, mas só funciona com rampas de 45º !!!

http://www.4shared.com/file/158201876/e5d45074/Rampas_by_Denis_L.html
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Mensagem por mutte 101 Qua 06 Jan 2010, 19:45

vlw di novo lol! ajudo é muito

Ops problema ,quando pula no parede da esquerda funciona de boa mais na da direita o player ainda ta travando

demo da aula do cara aki http://www.mediafire.com/?0gnyydajcyo
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Mensagem por Denis Lemos Qua 06 Jan 2010, 20:27

Tá eu dei uma olhada e consertei !
Só o que eu tive que fazer, é uma nova gravidade, pois acho que era aquele script de gravidade que estava causando o erro, e adicionei esse código no step de movimento;
Código:
if not place_free(x+hspeed,y){hspeed=0}
e também centralizei as sprites do pulo e pulo caindo, mas acho que isso não influenciou muito !

Aqui está o link do down: AQUI !!!

Então eu só mudei no step do player o primeiro code "(o da gravidade)" e o segundo code "(o do movimento)" eu coloquei o comentário by Denis L. ao lado para você saber o que foi adicionado, e comparar as diferenças, que foram bem poucas !

Eu não excluí o scrip lá da gravidade, eu o deixei lá, só que ele não está sendo usado !
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Mensagem por mutte 101 Qua 06 Jan 2010, 22:23

cara vlw mesmo Happy
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