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Variaveis globais não funcionando
3 participantes
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Variaveis globais não funcionando
Tipo, no inicio do meu jogo eu crio um evento e declaro nele uma serie de variaveis globais, logo pelo o q eu li a pessoas dizendo no forum, elas eram pr continuar existindo quando eu mudasse de room. No entanto, isso não aontece. Eu tenho q declara-las novamente no outro room.
Não sei mais como fazer pr criar essas variaveis. Alguem pode me ajudar? Alisas eu precisso comocar o global. sempre que me referir a elas ou só a primeira vez?
Ahh, procurei tbm uma explicação boa e detalha da opção "pescistent" existente no jogo. No entanto, não encontrei. Se algume pode me dar uma.
Vlw pela atenção.
Não sei mais como fazer pr criar essas variaveis. Alguem pode me ajudar? Alisas eu precisso comocar o global. sempre que me referir a elas ou só a primeira vez?
Ahh, procurei tbm uma explicação boa e detalha da opção "pescistent" existente no jogo. No entanto, não encontrei. Se algume pode me dar uma.
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theokof98- Games Ranking :
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Re: Variaveis globais não funcionando
Que eu saiba, você sempre tem que colocar 'global.'
Sobre o persistent, uma explicação detalhada... bem, o que eu posso dizer é:
Numa room, a opção persistent faz com que, mesmo que você mude de room, ela continue do jeito que estava.
Ex.: a room está marcada com persistent, acontece algum evento que destrói uma instância de um objeto e cria outra de outro objeto. Se você for para outra room, quando você voltar, a instância criada ainda estará lá, do mesmo jeito, e a destruída não existirá mais.
Obs.: Pelo que eu testei, se a room está marcada com persistent e você transforma ela em não persistent (room_persistent = false), depois que você mudar de room, quando voltar para ela, tudo nela estará como estava no começo, inclusive ela estará persistent.
Num objeto, a opção persistent faz ele continuar a existir, do jeito que ele está (posição, velocidade, todas as variáveis), mesmo que você mude de room. É como se ele fosse "teletransportado" para qualquer room que você for. Quando você volta para a room de origem dele (a room em que ele foi criado), ele não será criado de novo, a não ser que tenha sido destruído.
Ex.: Você tem um personagem, e cria na ele na room_1 na posição x: 20, y: 300. Você move ele para a direita, até o x dele ser 200. Se você for para a room_2, ele estará nessa nova room, na posição x: 20, y: 300. Quando você voltar para a room_1 (em que ele foi criado), ele continuará desse mesmo jeito, posição (20, 300), e o evento create não será executado. Agora, se você for para a outra room_2 e lá ele for destruído, quando voltar para a room_1, ele será criado novamente.
Espero que tenha entendido. Qualquer dúvida, só perguntar.
Sobre o persistent, uma explicação detalhada... bem, o que eu posso dizer é:
Numa room, a opção persistent faz com que, mesmo que você mude de room, ela continue do jeito que estava.
Ex.: a room está marcada com persistent, acontece algum evento que destrói uma instância de um objeto e cria outra de outro objeto. Se você for para outra room, quando você voltar, a instância criada ainda estará lá, do mesmo jeito, e a destruída não existirá mais.
Obs.: Pelo que eu testei, se a room está marcada com persistent e você transforma ela em não persistent (room_persistent = false), depois que você mudar de room, quando voltar para ela, tudo nela estará como estava no começo, inclusive ela estará persistent.
Num objeto, a opção persistent faz ele continuar a existir, do jeito que ele está (posição, velocidade, todas as variáveis), mesmo que você mude de room. É como se ele fosse "teletransportado" para qualquer room que você for. Quando você volta para a room de origem dele (a room em que ele foi criado), ele não será criado de novo, a não ser que tenha sido destruído.
Ex.: Você tem um personagem, e cria na ele na room_1 na posição x: 20, y: 300. Você move ele para a direita, até o x dele ser 200. Se você for para a room_2, ele estará nessa nova room, na posição x: 20, y: 300. Quando você voltar para a room_1 (em que ele foi criado), ele continuará desse mesmo jeito, posição (20, 300), e o evento create não será executado. Agora, se você for para a outra room_2 e lá ele for destruído, quando voltar para a room_1, ele será criado novamente.
Espero que tenha entendido. Qualquer dúvida, só perguntar.
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: Variaveis globais não funcionando
theokof98 sempre que você chamar uma variavel global, tem que colocar global. antes do nome da varial ex>
sempre que um objeto tiver uma variel global no seu create, etste tem que ter a opção persistente ativada, isso permite que esse objeto sobreviva de uma room para outra, te recomendo usar variavel global apenas em objetos controles, normalmente são invisiveis e estão presentes em todas as rooms. se você usar uma variave global em um objeto, se ele morrer e outro objeto chamar a variavel global, vai dar erro!!!! porque a variavel deixou de existir. somente varieis globais padrões do GM sobrevivem tais como " speed, image_index, directin, room etc"
espero ter ajudado Boas Festas
- Código:
if direction==0
global.força=3
sempre que um objeto tiver uma variel global no seu create, etste tem que ter a opção persistente ativada, isso permite que esse objeto sobreviva de uma room para outra, te recomendo usar variavel global apenas em objetos controles, normalmente são invisiveis e estão presentes em todas as rooms. se você usar uma variave global em um objeto, se ele morrer e outro objeto chamar a variavel global, vai dar erro!!!! porque a variavel deixou de existir. somente varieis globais padrões do GM sobrevivem tais como " speed, image_index, directin, room etc"
espero ter ajudado Boas Festas
diassis- Data de inscrição : 07/11/2009
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Re: Variaveis globais não funcionando
woolll
vlw mesmo Igor e Diassis
melhor q isso impossivel
nãos sei nem como agradecer
se eu podesse já tinha dado creditos a vcs
vlw mesmo Igor e Diassis
melhor q isso impossivel
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