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Variaveis globais não funcionando

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Variaveis globais não funcionando Empty Variaveis globais não funcionando

Mensagem por theokof98 Ter 29 Dez 2009, 14:35

Tipo, no inicio do meu jogo eu crio um evento e declaro nele uma serie de variaveis globais, logo pelo o q eu li a pessoas dizendo no forum, elas eram pr continuar existindo quando eu mudasse de room. No entanto, isso não aontece. Eu tenho q declara-las novamente no outro room.

Não sei mais como fazer pr criar essas variaveis. Alguem pode me ajudar? Alisas eu precisso comocar o global. sempre que me referir a elas ou só a primeira vez?

Ahh, procurei tbm uma explicação boa e detalha da opção "pescistent" existente no jogo. No entanto, não encontrei. Se algume pode me dar uma.

Vlw pela atenção.
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Mensagem por Igor KinGamer Ter 29 Dez 2009, 15:22

Que eu saiba, você sempre tem que colocar 'global.'

Sobre o persistent, uma explicação detalhada... bem, o que eu posso dizer é:
Numa room, a opção persistent faz com que, mesmo que você mude de room, ela continue do jeito que estava.
Ex.: a room está marcada com persistent, acontece algum evento que destrói uma instância de um objeto e cria outra de outro objeto. Se você for para outra room, quando você voltar, a instância criada ainda estará lá, do mesmo jeito, e a destruída não existirá mais.
Obs.: Pelo que eu testei, se a room está marcada com persistent e você transforma ela em não persistent (room_persistent = false), depois que você mudar de room, quando voltar para ela, tudo nela estará como estava no começo, inclusive ela estará persistent.

Num objeto, a opção persistent faz ele continuar a existir, do jeito que ele está (posição, velocidade, todas as variáveis), mesmo que você mude de room. É como se ele fosse "teletransportado" para qualquer room que você for. Quando você volta para a room de origem dele (a room em que ele foi criado), ele não será criado de novo, a não ser que tenha sido destruído.
Ex.: Você tem um personagem, e cria na ele na room_1 na posição x: 20, y: 300. Você move ele para a direita, até o x dele ser 200. Se você for para a room_2, ele estará nessa nova room, na posição x: 20, y: 300. Quando você voltar para a room_1 (em que ele foi criado), ele continuará desse mesmo jeito, posição (20, 300), e o evento create não será executado. Agora, se você for para a outra room_2 e lá ele for destruído, quando voltar para a room_1, ele será criado novamente.

Espero que tenha entendido. Qualquer dúvida, só perguntar.
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Mensagem por diassis Ter 29 Dez 2009, 15:47

theokof98 sempre que você chamar uma variavel global, tem que colocar global. antes do nome da varial ex>

Código:

if direction==0
global.força=3

sempre que um objeto tiver uma variel global no seu create, etste tem que ter a opção persistente ativada, isso permite que esse objeto sobreviva de uma room para outra, te recomendo usar variavel global apenas em objetos controles, normalmente são invisiveis e estão presentes em todas as rooms. se você usar uma variave global em um objeto, se ele morrer e outro objeto chamar a variavel global, vai dar erro!!!! porque a variavel deixou de existir. somente varieis globais padrões do GM sobrevivem tais como " speed, image_index, directin, room etc"

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espero ter ajudado Boas Festas
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Variaveis globais não funcionando Empty Re: Variaveis globais não funcionando

Mensagem por theokof98 Ter 29 Dez 2009, 17:05

woolll
vlw mesmo Igor e Diassis
melhor q isso impossivel
nãos sei nem como agradecer
se eu podesse já tinha dado creditos a vcs
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