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variaveis!!! duvida

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variaveis!!! duvida Empty variaveis!!! duvida

Mensagem por VerdiMare Sáb 21 Nov 2009, 21:33

eu criei um obj:

indik_key_na (o indicador de objetos chave normal, coletados)

e eu criei a variavel das chaves normais (para coletar e mostrar no objeto acima)
no obj_slime

mas na hora de desenhar a variavel "chave_normal" atraves do "indik_key_na",
da um erro dizendo q é unknown variable... tentei colocar a opção para obj_slime e não em self

aí a variavel foi desenhada em cima do player (obj_slime)

tem como eu desenhar essa variavel de outro geito q não tenha colocar "global."?
pq eu quero q cada fase as variaveis das chaves comecem em "0" (zero)

Ajuda plz! (se não tiver, me digam como as variaveis comecem zeradas em cada fase sendo que
elas estejam "global.")

Até mais :|
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variaveis!!! duvida Empty Re: variaveis!!! duvida

Mensagem por vinians Sáb 21 Nov 2009, 21:53

O certo seria você criar um objeto para mostrar essas variáveis, chamamos esse tipo de objeto de HUD. Então vc define as variaveis globais no inicio do jogo e depois usa o objHUD pra poder mostrar. Para você inicializar esses objetos faça o seguinte:
Crie uma room antes de todas as suas rooms e a chame de roomInit. Coloque o tamnho dela com 32 x 32. Crie um objeto chamado obInit e coloque esse objeto na roomInit.
No evento CREATE do obInit coloque:
Código:

global.chave_normal = 0;
global.chave_especial = 0;
lives = 0;
score = 0;
room_goto_next();
Inicialize todas as suas variaveis globais no evento CREATE acima.

Crie um novo objeto chamado obHUD e coloque esse codigo no evento DRAW dele:
Código:

draw_text(x, y, "Chave comum:" + string(global.chave_comum);
draw_text(x + 70, y, "Pontos:" + string(score);
draw_text(x + 140, y, "Vidas:" + string(lives);
Coloque esse obHUD em todas as rooms onde acontece o jogo.
Se você quiser desenhar as chaves ao inves de mostrar a quantidade delas use o draw_sprite() se precisar disso pergunte que eu te ajudo.
flw!
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Mensagem por Denis Lemos Sáb 21 Nov 2009, 22:32

tem como eu desenhar essa variavel de outro geito q não tenha colocar "global."?
Sim ! No draw do própio objeto em que está esta variável !
Mas só que acontece um problema... As sprites de objeto somem ! Para isso não ocorrer no mesmo draw você coloca :
Código:

draw_text(view_xview[0]+ coordenada_x,view_yview[0]+coordenada_y, chave_normal)

draw_sprite(sprite_index,all,x,y)

Em coordenada_x : Você coloca a posição x da sua variável
Em coordenada_Y : Você coloca a posição y da sua variável

E chave_normal : Eu imagino que seja o nome da sua variável, se não for, troque pelo nome correto !

Em draw_sprite : É para desenhar novamente sua sprites que sumem !
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Mensagem por VerdiMare Sáb 21 Nov 2009, 22:37

Vlw Vinians! resolveu meu problema...
dei umas editadas nos codigos pra se adequar a meu jogo, e tudo blz

FLWWSS

Sim ! No draw do própio objeto em que está esta variável !
Mas só que acontece um problema... As sprites de objeto somem ! Para isso não ocorrer no mesmo draw você coloca :

Código:

draw_text(view_xview[0]+ coordenada_x,view_yview[0]+coordenada_y, chave_normal)

draw_sprite(sprite_index,all,x,y)


Em coordenada_x : Você coloca a posição x da sua variável
Em coordenada_Y : Você coloca a posição y da sua variável

E chave_normal : Eu imagino que seja o nome da sua variável, se não for, troque pelo nome correto !

Em draw_sprite : É para desenhar novamente sua sprites que sumem !

Amanhã vejo... pq ta ficando tarde
Até mais Very Happy
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