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Duvida sobre variaveis.

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Duvida sobre variaveis. Empty Duvida sobre variaveis.

Mensagem por LORD @.N.D Qui 13 Jan 2011, 19:20

Quando eu pego a chave e na chave esta "chave +1" ai a variavel chave fica igual a 1 ai eu abro a porta mais se eu fosse abrir a porta sem chave falaria que a variavel chave não existe, ai eu tenho que declarar ela?

obs: eu já uzo o comando global.

Como se declara uma variavel antes de uzar ela?
Tem um modo mais facil de fazer chave abrir porta? Ou é só na variavel?


Última edição por LORD @.N.D em Qui 03 Fev 2011, 11:47, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Markituh Qui 13 Jan 2011, 19:29

Om... Vi que cometeste algum erro de frase... E também, um erro de ortografia, usar é com S.

Para declarar uma variável, simplesmente dê um valor a ela. Viu? É impossível declarar variáveis sem dar um valor a ela yes O evento Create dos objetos é o mais usado, mais segundo meus conhecimentos é possível fazer em outros eventos, só é alterar a estrutura.
Código:
chave = 0

Bom, não há como fazer porta sem variável, pois é necessário alguma coisa para checar se tu tem a chave ou não, e a única coisa que existe são variáveis. Olhe o nome, variáveis, variam.
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Mensagem por LORD @.N.D Qui 13 Jan 2011, 19:33

Mais se eu declarar variavel chave = 0 em algum objeto ai vai ficar repetindo que a variavel chave é igual a 0 ai se eu por chave + 1 depois de um tempo vai ficar 0 de novo porque esse processo vai ficar repetindo chave = 0 o tempo todo.
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Mensagem por Markituh Qui 13 Jan 2011, 19:35

Vai ficar repetindo direto se você colocar no Step ou no Draw, tá ligado? Coloque no Create que tem sussego, num objeto que de preferência seja persistente, se a porta estiver em outra room.
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Mensagem por Licht Qui 13 Jan 2011, 19:40

Manolo, tudo em um jogo é variável (na verdade são 1's e 0's, mas deixe essa parte pra depois XD)

Cara, eu fiz um tutorial ensinando um meio de fazer isso, que usa uma variável de existência:

https://gmbr.forumeiros.com/t12808-ls-faqs-cards-para-portas-na-mesma-ou-em-outra-room-editado
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Mensagem por Shadow10 Qui 13 Jan 2011, 19:51

No create do player coloca:
Código:
global.chave=0

Na colisão do player com a chave:
Código:
global.porta = false;

if global.porta = true{
global.porta = false;
}

Na colisão do player com a porta:
Código:
if global.porta = true{
self.solid = true;
} else {
self.solid = false
}

Na colisão da chave com o player:
Código:
instance_destroy();
global.chave+=1

Eu fiz uma engine com três cadeados de cores diferentes e com suas respectivas chaves usando esses códigos que me ocuparam por uma hora, até que eu acertasse o código certo, e o molhor resultado, foi esse.

Mais um detalhe: O meu player, as chaves, e os cadeados, nenhum estão marcados como sólidos. investigador
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Mensagem por LORD @.N.D Qui 13 Jan 2011, 20:31

Nossa obrigado mesmo!
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