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Como fazer o personagem não sair da room
+5
vinians
VerdiMare
Denis Lemos
fonetico
Pandoraz
9 participantes
Página 1 de 1
Como fazer o personagem não sair da room
Pessoal, tô com essa dúvida:
como eu faço que o meu boneco não saia da room , que obedeça o limite da room e não acabe saindo dela. Pra quem não entendeu é assim:
Eu tô andando com o meu boneco e tals ai vô andando até que, em vez de ele parar no limite da aba do jogo, eu continue andando com ele e até que ele some da room pois não sei fazer o limite aonde que o boneco pode ir, e o limite que quero é a room inteira, o maximo dela.
por favor expliquem detalhadamente viu e_e
como eu faço que o meu boneco não saia da room , que obedeça o limite da room e não acabe saindo dela. Pra quem não entendeu é assim:
Eu tô andando com o meu boneco e tals ai vô andando até que, em vez de ele parar no limite da aba do jogo, eu continue andando com ele e até que ele some da room pois não sei fazer o limite aonde que o boneco pode ir, e o limite que quero é a room inteira, o maximo dela.
por favor expliquem detalhadamente viu e_e
Pandoraz- Data de inscrição : 07/10/2009
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Re: Como fazer o personagem não sair da room
Certou, estou a procurar uns códigos aqui no meu book, quando encontrar um que resolva seu problema eu passo ok?
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: Como fazer o personagem não sair da room
Eu faço isso colocando blocos solidos nos lados onde termina a room, e os deixo invisível !
Assim o player colide e não ultrapassa os limites !!
Assim o player colide e não ultrapassa os limites !!
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: Como fazer o personagem não sair da room
ei denis,
é uma boa idéia , só que se eu deixo o bloco invisível o meu boneco ultrapassa ele, mesmo com os codigos para n passar =/
é uma boa idéia , só que se eu deixo o bloco invisível o meu boneco ultrapassa ele, mesmo com os codigos para n passar =/
Pandoraz- Data de inscrição : 07/10/2009
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Re: Como fazer o personagem não sair da room
voce fez assim ó?:
colocou uma sprite no Obj_bloco, desmarcou "Visible" marcou "Solid"???
se fez isso... comece a mexer um pouco em Drag&Drop e não em apenas Código!
daí desenvolva uma maneira (em Drag&Drop) para a colisão com esse bloco
Até mais
colocou uma sprite no Obj_bloco, desmarcou "Visible" marcou "Solid"???
se fez isso... comece a mexer um pouco em Drag&Drop e não em apenas Código!
daí desenvolva uma maneira (em Drag&Drop) para a colisão com esse bloco
Até mais
VerdiMare- Data de inscrição : 21/02/2009
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Re: Como fazer o personagem não sair da room
Amigo para o seu objeto não sair da room, coloque esse código no Evento END STEP dele:
- Código:
if (x < 0) or (x > room_width - sprite_width)
{
if (hspeed > 0) hspeed = -hspeed;
x = xprevious;
y = yprevious;
}
if (y < 0) or (y > room_height - sprite_height)
{
if (vspeed <> 0) vspeed = -hspeed;
x = xprevious;
y = yprevious;
}
Re: Como fazer o personagem não sair da room
Ei cara eu precisei fazer isso no meu jogo e consegui assim:
por exemplo tecla left: (esquerda)
significa que quando a variavel x chegar ao limite de 5 da tela, a velocidade será (0) se não a velocidade será iual a x=-3
para fazer o limite do lado direito da tela (room de 640 x 480)
experimenta para ver se da certo
valew
por exemplo tecla left: (esquerda)
- Código:
if(x<5)
{
hspeed=0;
}
else
{
hspeed=-3;
}
significa que quando a variavel x chegar ao limite de 5 da tela, a velocidade será (0) se não a velocidade será iual a x=-3
para fazer o limite do lado direito da tela (room de 640 x 480)
- Código:
if(x>635)
{
hspeed=0;
}
else
{
hspeed=+3
}
experimenta para ver se da certo
valew
diassis- Data de inscrição : 07/11/2009
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Re: Como fazer o personagem não sair da room
Diassis, valeu!
Eu consegui, só que como que o meu obj não passe do limite de cima e de baixo da room? (up e down)
Eu consegui, só que como que o meu obj não passe do limite de cima e de baixo da room? (up e down)
Pandoraz- Data de inscrição : 07/10/2009
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Re: Como fazer o personagem não sair da room
Simples, coloque isso no step:
Espero que funcione, não testei o código ainda. Blz?
FLWS!
- Código:
if y+sprite_height>=room_height{y=room_height-32}
else if y<=0{y=0}
Espero que funcione, não testei o código ainda. Blz?
FLWS!
Re: Como fazer o personagem não sair da room
Alex FC escreveu:Simples, coloque isso no step:
- Código:
if y+sprite_height>=room_height{y=room_height-32}
else if y<=0{y=0}
Espero que funcione, não testei o código ainda. Blz?
FLWS!
Deu certo só a parte de cima , pois na parte de baixo dá um bug e meu boneco fica preso lá em baixo sem conseguir subir. =/
Pandoraz- Data de inscrição : 07/10/2009
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Re: Como fazer o personagem não sair da room
Tenta assim então:
Acho que deve funcionar. Blz?
FLWS!
- Código:
if y+sprite_height>=room_height{vspeed=-vspeed}
if y<=0{y=0}
Acho que deve funcionar. Blz?
FLWS!
Re: Como fazer o personagem não sair da room
Alex FC escreveu:Tenta assim então:
- Código:
if y+sprite_height>=room_height{vspeed=-vspeed}
if y<=0{y=0}
Acho que deve funcionar. Blz?
FLWS!
Só funcionou a parte de cima.
Tô tentando conseguir fazer o limite pra parte de baixo, mas não consigo!
Pandoraz- Data de inscrição : 07/10/2009
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Re: Como fazer o personagem não sair da room
Tenta fazer assim, no player criar um evento other > intersect boundary (acho q é assim q escreve), e nas ações, coloque a ação dele parar.
To com pressa, ve ai se funciona.
To com pressa, ve ai se funciona.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: Como fazer o personagem não sair da room
Olha... O mais prático na minha opinião, ainda é colocar os blocos nos lados da room e deixá-los "invisíveis" e "sólidos" !
E colocar no evento de colisão do personagem com o bloco:
E colocar no evento de colisão do personagem com o bloco:
- Código:
vspeed=0
hspeed=0
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: Como fazer o personagem não sair da room
Mas pratico? Num acho nao, pq depois tem que ficar botando bloco...
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: Como fazer o personagem não sair da room
Apague o que já tentou até agora.
Clique em Add Event -> Other -> Views -> Boundary View 0 e coloque esse código:
Se você não tiver marcado a view 0, vá na room, clique na aba view, selecione a "View 0" e clique em "Enable the use of View".
É simples, quando o objeto chegar nos limites da view ele volta para a posição anterior, assim não vai sair.
Faz exatamente a mesma coisa que o código do vinians que parece que você ignorou.
Clique em Add Event -> Other -> Views -> Boundary View 0 e coloque esse código:
- Código:
x = xprevious;
y = yprevious;
Se você não tiver marcado a view 0, vá na room, clique na aba view, selecione a "View 0" e clique em "Enable the use of View".
É simples, quando o objeto chegar nos limites da view ele volta para a posição anterior, assim não vai sair.
Faz exatamente a mesma coisa que o código do vinians que parece que você ignorou.
Re: Como fazer o personagem não sair da room
as dicas dos caras podem dar certo sim. mas se você quiser seguir o mesmo padrao é quase a mesma coisa você troca (hspeed por vspeed e x por y)
para cima:
para baixo
boa sorte com o jogo
para cima:
- Código:
if(y<5)
{
vspeed=0;
}
else
{
yhspeed=-3
}
para baixo
- Código:
if(y>475)
{
vspeed=0;
}
else
{
vspeed=+3
}
boa sorte com o jogo
diassis- Data de inscrição : 07/11/2009
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