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Dúvida sobre IA
+2
Gabreel
gerudoking
6 participantes
Página 1 de 1
Dúvida sobre IA
Olá.
Estou constantemente trabalhando numa IA que faça inveja em muitas outras.Algumas coisas,como movimento do personagem de IA já estão prontas.Mas gostaria de saber sobre uma coisa:
1-Como faço para que quando o player apareça na frente do personagem(tipo,na posição do sprite considerada com frente),ele comece um código?
Por favor,respondam logo.
Estou constantemente trabalhando numa IA que faça inveja em muitas outras.Algumas coisas,como movimento do personagem de IA já estão prontas.Mas gostaria de saber sobre uma coisa:
1-Como faço para que quando o player apareça na frente do personagem(tipo,na posição do sprite considerada com frente),ele comece um código?
Por favor,respondam logo.
gerudoking- Data de inscrição : 07/07/2009
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Re: Dúvida sobre IA
Você pode colocar que quando ele tiver a 1x do player execute o codigo..
(não sei criar o codigo de kbça) mais é uma idéia.
if x=1 {
Codigo
}
Isso não deve dar certo, mais segundo o que a fisica proporciona é isso que deve acontecer O_o
(não sei criar o codigo de kbça) mais é uma idéia.
if x=1 {
Codigo
}
Isso não deve dar certo, mais segundo o que a fisica proporciona é isso que deve acontecer O_o
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
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Re: Dúvida sobre IA
faça o seguinte no evento step:
tole = 10 ///aqui vc configura a tolerancia de y em relação aos dois objects
if player.y < self.y+tole and player.y > self.y-tole
{
script_execute("script de ataque")
}
tole = 10 ///aqui vc configura a tolerancia de y em relação aos dois objects
if player.y < self.y+tole and player.y > self.y-tole
{
script_execute("script de ataque")
}
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Re: Dúvida sobre IA
Biel:
Foi mal,não funfou.
oBKo:
Quase funcionou do jeito que eu queria,mas queria que quando o player chegasse na posição considerada como frente do inimigo,ai sim acontecia isto,pq assim ele se move se o player chegar por qualquer direção!
Foi mal,não funfou.
oBKo:
Quase funcionou do jeito que eu queria,mas queria que quando o player chegasse na posição considerada como frente do inimigo,ai sim acontecia isto,pq assim ele se move se o player chegar por qualquer direção!
gerudoking- Data de inscrição : 07/07/2009
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Re: Dúvida sobre IA
if player.x < x and sprite_index=spr_tras{codigo}
if player.x> x and sprite_index=spr....entendeu?
if player.x> x and sprite_index=spr....entendeu?
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Dúvida sobre IA
Saquei,funcionou bem,mas o que eu quero é que:
1-O player chega na posição 0 graus do objeto inimigo,que está sendo considerada como frente.
2-Acontece o código.
3-Se a posição considerada como frente for 140 graus(por exemplo),acontece o mesmo.
1-O player chega na posição 0 graus do objeto inimigo,que está sendo considerada como frente.
2-Acontece o código.
3-Se a posição considerada como frente for 140 graus(por exemplo),acontece o mesmo.
gerudoking- Data de inscrição : 07/07/2009
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Re: Dúvida sobre IA
graus = point_direction(x,y,inimigo.x,inimigo.y)
if graus == 0
{
//inimigo do lado de la>>
}
if graus == 180
{
//inimigo do lado de la<<
}
//etc
if graus == 0
{
//inimigo do lado de la>>
}
if graus == 180
{
//inimigo do lado de la<<
}
//etc
dungeon333- Data de inscrição : 29/05/2009
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Re: Dúvida sobre IA
Para isso você tem que criar uma variável "lado", para saber onde é a frente do player !
Primeiro declara ela no create do player:
Agora no step coloca assim:
Agora para isto funcionar você terá que declarar quando o lado é igual à " 1 = direita "
ou " 0 = esquerda " !
No evendo " Keyboard " para a direita=right, coloca apenas isso:
No evendo " Keyboard " para a esquerda=left, coloca:
Espero que isso te ajude !
Primeiro declara ela no create do player:
- Código:
lado=1
Agora no step coloca assim:
- Código:
if lado=1 {image_xscale=1} else {image_xscale=-1}
if lado=1 && obj_inimigo.x > x && distance_to_object(obj_inimigo)<100
{
with(obj_inimigo) " função que o inimigo deve fazer "
}
if lado=0 && obj_inimigo.x < x && distance_to_object(obj_inimigo)<100
{
with(obj_inimigo) " função que o inimigo deve fazer "
}
Agora para isto funcionar você terá que declarar quando o lado é igual à " 1 = direita "
ou " 0 = esquerda " !
No evendo " Keyboard " para a direita=right, coloca apenas isso:
- Código:
lado=1
No evendo " Keyboard " para a esquerda=left, coloca:
- Código:
lado=0
Espero que isso te ajude !
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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Re: Dúvida sobre IA
vel = 4
if distance_to_object(player) < 100{
if player.x > self.x{
lugar = -45
}else{
lugar = 45
}
if player.y > self.y{
altu = 10
}else{
altu = -10
}
if player.x+lugar < self.x{
hspeed = -vel+rnd
}else{
if player.x+lugar > self.x{
hspeed = +vel+rnd
}
}
if player.y+5 < self.y{
vspeed = -vel+rnd
}else{
if player.y-5 > self.y{
vspeed = vel+rnd
}
}
if self.y < player.y+5 and self.y > player.y-5{
vspeed = 0
}
if self.x < player.x+45 and self.x > player.x-45{
hspeed = 0
}
}
if distance_to_object(player) > 300
direction = random(360)
if direction > 0 and direction < 80 or direction < 360 and direction > 270{
hspeed = -4
}else{
hspeed = 4
}
if direction < 180{
vspeed = -2
}else{
if direction > 180{
vspeed = 2
}
}
////executando o atack
if vspeed = 0 and hspeed = 0{
if atack = 1{
script_execute(band_atk_1)
}
if atack = 2{
script_execute(band_atk_2)
}
}
=============
if vel = 4 or vel = -4
{
global.p1runer = 1
}else{
if vel = 8 or vel = -8
{
global.p1runer = 2
}
}
if distance_to_object(player) < 100{
if player.x > self.x{
lugar = -45
}else{
lugar = 45
}
if player.y > self.y{
altu = 10
}else{
altu = -10
}
if player.x+lugar < self.x{
hspeed = -vel+rnd
}else{
if player.x+lugar > self.x{
hspeed = +vel+rnd
}
}
if player.y+5 < self.y{
vspeed = -vel+rnd
}else{
if player.y-5 > self.y{
vspeed = vel+rnd
}
}
if self.y < player.y+5 and self.y > player.y-5{
vspeed = 0
}
if self.x < player.x+45 and self.x > player.x-45{
hspeed = 0
}
}
if distance_to_object(player) > 300
direction = random(360)
if direction > 0 and direction < 80 or direction < 360 and direction > 270{
hspeed = -4
}else{
hspeed = 4
}
if direction < 180{
vspeed = -2
}else{
if direction > 180{
vspeed = 2
}
}
////executando o atack
if vspeed = 0 and hspeed = 0{
if atack = 1{
script_execute(band_atk_1)
}
if atack = 2{
script_execute(band_atk_2)
}
}
=============
if vel = 4 or vel = -4
{
global.p1runer = 1
}else{
if vel = 8 or vel = -8
{
global.p1runer = 2
}
}
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Número de Mensagens : 970
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