GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


Deslizar pelas paredes

2 participantes

Ir para baixo

Deslizar pelas paredes Empty Deslizar pelas paredes

Mensagem por jp_away Qua 21 Out 2009, 21:42

Alguem sabe como tipo o obj_carro colidir com o obj_parede ele deslizar, em vez de travar nas paredes??
jp_away
jp_away

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 05/09/2009
Reputação : 6
Número de Mensagens : 860
Prêmios : Deslizar pelas paredes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.jpgamesweb.xpg.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Deslizar pelas paredes Empty Re: Deslizar pelas paredes

Mensagem por KinKing Qui 22 Out 2009, 15:41

Fiz um exemplo para você. Apesar de você não ter dado absolutamente NENHUM detalhe de como seu jogo é, eu acho que pude adivinhar mais ou menos...

Clique AQUI para baixá-lo.

O evento collison e step são os mais importantes no meu exemplo, mas não funcionam sem as variáveis do create. Com esse exemplo, um objeto desliza pelas paredes ao invés de travar nelas, sem perder hspeed/vspeed correspondentes à batida.
KinKing
KinKing

Data de inscrição : 29/05/2008
Reputação : 16
Número de Mensagens : 422
Prêmios : Deslizar pelas paredes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://felipejoys.webnode.com

Ir para o topo Ir para baixo

Deslizar pelas paredes Empty Re: Deslizar pelas paredes

Mensagem por jp_away Qui 22 Out 2009, 17:50

é meu jogo de taxi Very Happy mais desse jeito na hora que eu colido com a parede o carro muda de posição...e tbm eu num intindi muito ...axo que fiz errado =/
jp_away
jp_away

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 05/09/2009
Reputação : 6
Número de Mensagens : 860
Prêmios : Deslizar pelas paredes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.jpgamesweb.xpg.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Deslizar pelas paredes Empty Re: Deslizar pelas paredes

Mensagem por KinKing Sex 23 Out 2009, 11:42

Vou comentar o código create, step e collision aqui. Se você estiver com dificuldade para ler, copie e cole por cima no no GM, que fica mais arrumado, já com as cores certas.
Outras pessoas que quiserem usar isso, lembrem-se que é mais fácil baixar o arquivo para não ter que fazer os eventos de arrow press/release.

CREATE
Código:
/* Variáveis que são usadas para ver quais direções estão apertadas.
Só left OU right pode ser true, e só up OU down pode ser true.*/
left = false;
up = false;
down = false;
right = false;

STEP
Código:
/* Aqui temos as condições para aumentar a velocidade do nosso carro (?).
Checamos:
a) Se a direção correspondente está apertada
b) Se o lugar onde queremos chegar está vago
  (no caso, nosso x + ou - 1 + velocidade horizontal,
  e nosso y + ou - 1 + velocidade vertical)
c) Se a velocidade está menor que a limite, para o carro não ficar com velocidade infinita*/

    if (left  == true && (place_free(x-1+hspeed,y+vspeed) && hspeed > -3)) {hspeed -= 0.5;}
else if (right == true && (place_free(x+1+hspeed,y+vspeed) && hspeed <  3)) {hspeed += 0.5;}

    if (up    == true && (place_free(x+hspeed,y-1+vspeed) && vspeed > -3)) {vspeed -= 0.5;}
else if (down  == true && (place_free(x+hspeed,y+1+vspeed) && vspeed <  3)) {vspeed += 0.5;}

COLISÃO COM OBJ_PAREDE
Código:
/* Aqui, conferimos se o estamos na mesma VERTICAL do objeto com o qual estamos
colidindo. Se estivermos, executamos o código.*/

if (other.x < x && other.x+other.sprite_width > x)
{
    if (vspeed > 0) {move_contact_solid(270,vspeed);}
    else            {move_contact_solid( 90,vspeed);}
    vspeed = 0;
}

/* A mesma coisa que o de cima, mas para a linha HORIZONTAL. Por exemplo:
Se estivermos do lado do objeto direito, isso acontece.*/

else if (other.y < y && other.y+other.sprite_width > y)
{
    if (hspeed > 0) {move_contact_solid(  0,hspeed);}
    else            {move_contact_solid(180,hspeed);}
    hspeed = 0;
}

/*

--------
|      |
1------3
  -2-
Vê aqui como o 2 está entre o 1 e o 3? O 2 é o nosso objeto, E o quadrado é a
caixa com que ele colide. Nesse caso, roda o primeiro if desse código.
*/
KinKing
KinKing

Data de inscrição : 29/05/2008
Reputação : 16
Número de Mensagens : 422
Prêmios : Deslizar pelas paredes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://felipejoys.webnode.com

Ir para o topo Ir para baixo

Deslizar pelas paredes Empty Re: Deslizar pelas paredes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos