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Deslizar pelas paredes
2 participantes
Página 1 de 1
Deslizar pelas paredes
Alguem sabe como tipo o obj_carro colidir com o obj_parede ele deslizar, em vez de travar nas paredes??
Re: Deslizar pelas paredes
Fiz um exemplo para você. Apesar de você não ter dado absolutamente NENHUM detalhe de como seu jogo é, eu acho que pude adivinhar mais ou menos...
Clique AQUI para baixá-lo.
O evento collison e step são os mais importantes no meu exemplo, mas não funcionam sem as variáveis do create. Com esse exemplo, um objeto desliza pelas paredes ao invés de travar nelas, sem perder hspeed/vspeed correspondentes à batida.
Clique AQUI para baixá-lo.
O evento collison e step são os mais importantes no meu exemplo, mas não funcionam sem as variáveis do create. Com esse exemplo, um objeto desliza pelas paredes ao invés de travar nelas, sem perder hspeed/vspeed correspondentes à batida.
Re: Deslizar pelas paredes
é meu jogo de taxi mais desse jeito na hora que eu colido com a parede o carro muda de posição...e tbm eu num intindi muito ...axo que fiz errado =/
Re: Deslizar pelas paredes
Vou comentar o código create, step e collision aqui. Se você estiver com dificuldade para ler, copie e cole por cima no no GM, que fica mais arrumado, já com as cores certas.
Outras pessoas que quiserem usar isso, lembrem-se que é mais fácil baixar o arquivo para não ter que fazer os eventos de arrow press/release.
CREATE
STEP
COLISÃO COM OBJ_PAREDE
Outras pessoas que quiserem usar isso, lembrem-se que é mais fácil baixar o arquivo para não ter que fazer os eventos de arrow press/release.
CREATE
- Código:
/* Variáveis que são usadas para ver quais direções estão apertadas.
Só left OU right pode ser true, e só up OU down pode ser true.*/
left = false;
up = false;
down = false;
right = false;
STEP
- Código:
/* Aqui temos as condições para aumentar a velocidade do nosso carro (?).
Checamos:
a) Se a direção correspondente está apertada
b) Se o lugar onde queremos chegar está vago
(no caso, nosso x + ou - 1 + velocidade horizontal,
e nosso y + ou - 1 + velocidade vertical)
c) Se a velocidade está menor que a limite, para o carro não ficar com velocidade infinita*/
if (left == true && (place_free(x-1+hspeed,y+vspeed) && hspeed > -3)) {hspeed -= 0.5;}
else if (right == true && (place_free(x+1+hspeed,y+vspeed) && hspeed < 3)) {hspeed += 0.5;}
if (up == true && (place_free(x+hspeed,y-1+vspeed) && vspeed > -3)) {vspeed -= 0.5;}
else if (down == true && (place_free(x+hspeed,y+1+vspeed) && vspeed < 3)) {vspeed += 0.5;}
COLISÃO COM OBJ_PAREDE
- Código:
/* Aqui, conferimos se o estamos na mesma VERTICAL do objeto com o qual estamos
colidindo. Se estivermos, executamos o código.*/
if (other.x < x && other.x+other.sprite_width > x)
{
if (vspeed > 0) {move_contact_solid(270,vspeed);}
else {move_contact_solid( 90,vspeed);}
vspeed = 0;
}
/* A mesma coisa que o de cima, mas para a linha HORIZONTAL. Por exemplo:
Se estivermos do lado do objeto direito, isso acontece.*/
else if (other.y < y && other.y+other.sprite_width > y)
{
if (hspeed > 0) {move_contact_solid( 0,hspeed);}
else {move_contact_solid(180,hspeed);}
hspeed = 0;
}
/*
--------
| |
1------3
-2-
Vê aqui como o 2 está entre o 1 e o 3? O 2 é o nosso objeto, E o quadrado é a
caixa com que ele colide. Nesse caso, roda o primeiro if desse código.
*/
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