Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
tutorial de menu(iniciantes)
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
tutorial de menu(iniciantes)
Tutorial de menus
Rápida explicação
Quando você vai a um restaurante os garçons entregam para você um menu, com ele você escolhe o seu pedido e o garçom traz para você.
Nos menus de jogos é praticamente a mesma coisa, só que o cliente é o jogador e você é o garçom ou seja, você deve mostrar as opções do seu jogo através de botões.
O background
Primeira coisa a fazer é um background que tenha o nome de seu jogo, no nosso caso o nome do “jogo” que criaremos é “Super mostrador de imagem”. Se formos fazer o background no tamanho padrão das rooms do GM temos que fazer a tela do programa que você vai usar para fazer o background ter 640 pixels de altura e 480 pixels de largura. E para escrever o titulo use o WordArt Gallery do Microsoft PowerPoint.
Os desenhos dos botões
Ainda usando o WordArt Gallery faremos os sprites dos botões só que dessa vez o tamanho da tela deve ser igual o tamanho dos botões. vamos fazer 2 botões o mostrar um triangulo e o mostrar um quadrado.
perceba que eu pintei o fundo na mesma cor do que o background, isso por 2 motivos: para não ficar estranho e para não precisarmos ligar o botão transparent na hora da criação dos sprites. Explicarei o porque de não ligar na próxima parte.
Começando a fazer o menu
Abra o GM e coloque o seu background na área de backgrounds. Crie os 2 sprites e desmarque a função transparent. Se você tivesse deixado a função transparent ativada, e se clicasse sem querer entre duas letras, ou em uma abertura de uma letra, você não estará clicando no botão e sim no background.
Chame os botões de spr_triangulo e spr_quadrado.
Depois disso crie 3 room com nome de menu, triangulo, quadrado.
Terminando o menu
Crie um objeto, chame-o de obj_triangulo. escolha a imagem do botão do triangulo, clique em add event e depois clique em mouse selecione a opção Left Button. Depois clique em main2 e escolha diferent room e lá escolha a room triangulo. Crie um outro objeto carregue o spr_quadrado e faça a mesma coisa que você fez com o triangulo, mas agora escolha a room quadrado.
Na room menu carregue o background que você criou e posicione os 2 objetos criados. Teste o jogo e veja que quando você clicar em um botão ele muda de room.
O seu menu esta pronto, se quiser você pode criar um objeto triangulo e quadrado e colocá-los nas suas respectivas room mais isso não ira aumentar o seu conhecimento no game maker.
Resumindo
Os botões do menu são apenas objetos que quando clicados fazem a room mudar. No caso de um jogo de verdade, logo apos você apertar o botão, começa o jogo.
Rápida explicação
Quando você vai a um restaurante os garçons entregam para você um menu, com ele você escolhe o seu pedido e o garçom traz para você.
Nos menus de jogos é praticamente a mesma coisa, só que o cliente é o jogador e você é o garçom ou seja, você deve mostrar as opções do seu jogo através de botões.
O background
Primeira coisa a fazer é um background que tenha o nome de seu jogo, no nosso caso o nome do “jogo” que criaremos é “Super mostrador de imagem”. Se formos fazer o background no tamanho padrão das rooms do GM temos que fazer a tela do programa que você vai usar para fazer o background ter 640 pixels de altura e 480 pixels de largura. E para escrever o titulo use o WordArt Gallery do Microsoft PowerPoint.
Os desenhos dos botões
Ainda usando o WordArt Gallery faremos os sprites dos botões só que dessa vez o tamanho da tela deve ser igual o tamanho dos botões. vamos fazer 2 botões o mostrar um triangulo e o mostrar um quadrado.
perceba que eu pintei o fundo na mesma cor do que o background, isso por 2 motivos: para não ficar estranho e para não precisarmos ligar o botão transparent na hora da criação dos sprites. Explicarei o porque de não ligar na próxima parte.
Começando a fazer o menu
Abra o GM e coloque o seu background na área de backgrounds. Crie os 2 sprites e desmarque a função transparent. Se você tivesse deixado a função transparent ativada, e se clicasse sem querer entre duas letras, ou em uma abertura de uma letra, você não estará clicando no botão e sim no background.
Chame os botões de spr_triangulo e spr_quadrado.
Depois disso crie 3 room com nome de menu, triangulo, quadrado.
Terminando o menu
Crie um objeto, chame-o de obj_triangulo. escolha a imagem do botão do triangulo, clique em add event e depois clique em mouse selecione a opção Left Button. Depois clique em main2 e escolha diferent room e lá escolha a room triangulo. Crie um outro objeto carregue o spr_quadrado e faça a mesma coisa que você fez com o triangulo, mas agora escolha a room quadrado.
Na room menu carregue o background que você criou e posicione os 2 objetos criados. Teste o jogo e veja que quando você clicar em um botão ele muda de room.
O seu menu esta pronto, se quiser você pode criar um objeto triangulo e quadrado e colocá-los nas suas respectivas room mais isso não ira aumentar o seu conhecimento no game maker.
Resumindo
Os botões do menu são apenas objetos que quando clicados fazem a room mudar. No caso de um jogo de verdade, logo apos você apertar o botão, começa o jogo.
golfinho hipie assasino- Data de inscrição : 22/10/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 286
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: tutorial de menu(iniciantes)
Excelente tutorial!!!! Muito bem explicado!!!!!!!!
Eu já coloquei uma tela de título para o meu jogo e quando acaba a energia do personagem eu coloquei para o jogo voltar para a tela de título, mas quando eu coloco para jogar novamente, a barra de vida já começa vazia e o personagem não perde mais vida. Você sabe o que está acontecendo de errado?
Eu já coloquei uma tela de título para o meu jogo e quando acaba a energia do personagem eu coloquei para o jogo voltar para a tela de título, mas quando eu coloco para jogar novamente, a barra de vida já começa vazia e o personagem não perde mais vida. Você sabe o que está acontecendo de errado?
eu sou iniciante, por causa disso não sei nada sobre barra de vidas... mas eu acho que eu posso ajudar, você colocou para mudar de room quando a vida acabar e a room seria o menu certo?(espero que seja isso) se for isso ao invés de você fazer a room voltar eu aconselho você a usar o restart game...isso talves seja ruim caso o seu jogo tenha uma apresentação antes do menu...faz o seguinte crie um tópico com essa pergunta
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Beleza amigo, vou criar um tópico com a pergunta. Mais uma vez, obrigado pelo ótimo tutorial
não foi nada e muito obrigado por comentar
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
ficou legal para iniciates mais eu sei desde 2009
Ai- Data de inscrição : 21/04/2010