GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Servidor de Discord do fórum?
por Super Games Ontem à(s) 01:27

» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentro
por Rukasu777 Qui 16 maio 2024, 18:10

» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03

» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42


Seja bem-vindo à Programação de Jogos!

+5
All-x
michellgomes
vinians
Thyago
jp_away
9 participantes

Ir para baixo

Seja bem-vindo à Programação de Jogos! Empty Seja bem-vindo à Programação de Jogos!

Mensagem por Convidad Seg 19 Out 2009, 23:00

E aí moçada! Galera, muita gente aqui no fórum, vem empolgado pra começar a "botar a mão na massa" em seu primeiro jogo. Não é pra menos, afinal, fazer um jogo é muito divertido! Mas, mesmo assim, um pouco de informação inicial pode ajudar muito o futuro programador de jogos a buscar uma direção correta para seus trabalhos, e seus propósitos...

Foi pra você, meu amigo iniciante, que eu fiz esse texto. Leia-o com atenção pois pode te ajudar muito, além tirar algumas dúvidas iniciais. Vamos lá...

Introdução à Programação de Jogos


Seja bem-vindo à Programação de Jogos! Super-Mario-War

Você já passou por diversos sites, leu inúmeros tutoriais e tentou de tudo... Quilos de downloads já foram feitos tentando buscar um software que fosse o ideal pra concretizar aquele tão almejado sonho: criar um jogo de computador! Esqueça tudo o que você já viu a respeito de criação de games. Se você é jogador assíduo (seja PC, Console ou Arcade), e quer ir além do simples ato de jogar, leia esse texto, pois ele foi escrito para você.

Criar um jogo pra computador não é apenas divertido. Essa experiência é educativa, instigante e nos possibilita treinar a criatividade e o raciocínio lógico, nos obrigando a viajar pelos emaranhados da programação, bem como o mundo da computação gráfica e sonora. A programação de jogos nos proporciona uma atividade de aprendizado técnico para toda a vida. E porque não, histórico, cultural, ou até mesmo ficcional?

O melhor: criar jogos é bem mais divertido que jogar! Já pensou em mostrar para os seus amigos um game feito por você mesmo? Gostou da idéia? Então continuemos...

Criar um jogo não é tão complicado quanto se imagina, e mesmo que fosse, nós estamos aqui para lhe ajudar. Mas fazer um jogo requer alguns conhecimentos básicos com os quais você não conta no momento... Muitos adorariam fazer um jogo bem simples, mas apenas não sabem por onde começar. Seja pela falta de conhecimento técnico ou apenas uma boa idéia.

Você tem conhecimento em programação Pascal ou C++? Java seria uma boa! Assembler não, obrigado. Já temos loucos demais por aqui!

Peguei-te de surpresa? Hehe. Calma! É só brincadeira... (sem graça, admito) Se você não sabe do que estou falando, sorte sua, pois você tem a oportunidade de começar sua nova aventura agora. E mais: começar com uma linguagem fácil, eficiente, e sem aquelas frescuras ou chatices de programação, que chegam a torrar o cérebro!

Afinal, a gente não quer fazer um software pra NASA, certo? O que nós queremos é fazer nosso próprio jogo de computador!

A primeira coisa a ser feita pra que você faça seu primeiro jogo é decidir fazê-lo. Sendo assim, 90% dele já está pronto. Gostou? Então esteja preparado, pois agora é pra valer.

Vamos bater um papo sério agora. Um bom conselho inicial é ter bom senso. Em primeiro lugar, você tem que ter certeza de que já superou aquela fase de achar que vai criar a maior, ultra, giga, mega produção do mundo. Não vai, e vou explicar por que.

Seja bem-vindo à Programação de Jogos! God_of_war2

Grandes empresas produtoras de jogos "grandões" possuem dezenas (ou centenas) de profissionais altamente qualificados, cada um em uma área específica. Essas pessoas costumam ter salários de alguns milhares de dólares e dispõem de todo o tempo que têm para dedicar-se à produção daquelas maravilhas que temos o prazer de jogar.

Normalmente, essas pessoas passam o dia codificando códigos e criando novas tecnologias para dar um "grau" em suas produções. Além disso, esses profissionais dispõem de equipamentos sofisticados (possíveis e imagináveis), e muitos, muitos recursos para gastar na produção de um jogo (dinheiro, grana, verdinha, bufunfa, cacau, money). O jogos produzidos hoje em dia, fazem inveja em muitas produções cinematográficas que vemos por aí.

Seja bem-vindo à Programação de Jogos! Sonictailsjpg

Esse pessoal não pode errar, ou seja, quando eles têm esse gasto na produção de um jogo, o jogo TEM QUE fazer sucesso (sucesso = vender muito = faturar muita grana). Não podemos nos esquecer dos gastos com marketing (divulgação).

Como esse não é o nosso caso (ainda bem!), vamos manter-nos na idéia de um joguinho simples. Não queremos complicações desse tipo por motivos óbvios. Então a segunda regra é: não complique, simplifique! Não adianta nada escrever a saga do rei da babilônia, com efeitos sonoros e gráficos, se você não tem tempo pra isso. Pense em algo mais simples!

Não faça economia cerebral. Dê uma balançada em sua cabeça e tente fazer o cérebro pegar no tranco! Rabisque idéias, nomes de jogos, brincadeiras. Faça esboços, rabiscos, etc. Lembre-se de situações engraçadas! Algumas dessas idéias podem ser muito úteis, mas, lembre-se sempre que, antes de começar a fase da programação, você precisará ter realmente decidido o que irá fazer.

Continuando nosso bate papo sobre a criação do seu jogo, é importante lembrar que apesar de ser possível inventar um jogo sem nenhum tipo de planejamento, este não é o procedimento correto. Por mais simples que seja a idéia do jogo, é essencial ter uma noção exata do ambiente onde ele acontecerá e principalmente um roteiro detalhado, definindo o objetivo e as ações.

Seja bem-vindo à Programação de Jogos! Streetfighterd

E aí? Ainda está disposto? Se a resposta é não, você não sabe o que está perdendo. Programar um jogo é um passatempo e tanto! Se a resposta é sim, então vamos começar agora! Baixe o Game Maker AQUI e mãos à obra!

E boa sorte!
Capitão Commando.


Última edição por Capitão Commando em Dom 29 Nov 2009, 03:55, editado 4 vez(es)
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Seja bem-vindo à Programação de Jogos! Empty Re: Seja bem-vindo à Programação de Jogos!

Mensagem por jp_away Seg 19 Out 2009, 23:09

Seja bem-vindo à Programação de Jogos! 519360002xw6zSeja bem-vindo à Programação de Jogos! 519360002xw6zSeja bem-vindo à Programação de Jogos! 519360002xw6z Parabéns, este tutorial merece meus parabéns de verdade.Seja bem-vindo à Programação de Jogos! 519360002xw6zSeja bem-vindo à Programação de Jogos! 519360002xw6zSeja bem-vindo à Programação de Jogos! 519360002xw6z

Pq além de incentivar outras pessoas, tbm nos incentiva a continuar criando nossos bons games, só discordo, pq para nós o nosso game tem que ser o melhor do mundo, pois nós mesmos conseguimos fazer, sem gastar money e sem prescisar de milhares de proficionais, e não prescisamos receber, só de falar "Esse jogo foi eu quem fiz!" ja sintimos orgulho.Very Happy
jp_away
jp_away

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 05/09/2009
Reputação : 6
Número de Mensagens : 860
Prêmios : Seja bem-vindo à Programação de Jogos! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.jpgamesweb.xpg.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Seja bem-vindo à Programação de Jogos! Empty Re: Seja bem-vindo à Programação de Jogos!

Mensagem por Thyago Seg 19 Out 2009, 23:10

.Muito bom cara tem muita gente nova no forum.Que tal se montarmos um joguinho bem simples explicando desde o começo para irem criando junto.Quando se termina o primeiro jogo se evolui muito.
Thyago
Thyago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios : Seja bem-vindo à Programação de Jogos! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Seja bem-vindo à Programação de Jogos! Empty Re: Seja bem-vindo à Programação de Jogos!

Mensagem por vinians Ter 20 Out 2009, 00:10

Ótimo tutorial amigão!, este tipo de coisa que acho que esta faltando, entusiasmo! Mostrar para os programadores iniciantes e até para os mais avançados que não precisa criar um GTA, mais sim alguma coisa que lhe de prazer em criar, que seja algo vindo da sua cabeça! Muito mais importante do que comandos, é o planejamento e entusiasmo, pois comandos vc pode aprender facilmente, mais a arte de criar tem que vir de dentro de você. Parabéns pelo tutorial!
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : Seja bem-vindo à Programação de Jogos! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

Seja bem-vindo à Programação de Jogos! Empty Re: Seja bem-vindo à Programação de Jogos!

Mensagem por michellgomes Ter 20 Out 2009, 11:01

Muito legal o tutorial gostei muito (particulamente das imagens), mais foi muito bão mesmo além de istimular os participantes de forum e os iniciantes alem de dar um "UP" na galera ajudou muito eu.
michellgomes
michellgomes

Data de inscrição : 16/09/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 229
Prêmios : Seja bem-vindo à Programação de Jogos! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Unity
  • Java
  • Godot
  • Javascript
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

Seja bem-vindo à Programação de Jogos! Empty Re: Seja bem-vindo à Programação de Jogos!

Mensagem por All-x Ter 20 Out 2009, 11:17

É capitão, tu é mesmo inspirador. Agora me deu até vontade de retomar alguns projetos que abandonei XD. Com esse toque que tu deu, acho que o pessoal vai pensar melhor antes de começar um projeto. Mas é isso ai, tópico deveria ser fixo, parabéns ótimo trabalho.

FLWS!
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : Seja bem-vindo à Programação de Jogos! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

Seja bem-vindo à Programação de Jogos! Empty Re: Seja bem-vindo à Programação de Jogos!

Mensagem por jp_away Ter 20 Out 2009, 11:23

Tbm axo que deveria ser fixo.
Ei senhor moderador atenda nossas presces, kr dizer pedido....
jp_away
jp_away

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 05/09/2009
Reputação : 6
Número de Mensagens : 860
Prêmios : Seja bem-vindo à Programação de Jogos! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.jpgamesweb.xpg.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Seja bem-vindo à Programação de Jogos! Empty Re: Seja bem-vindo à Programação de Jogos!

Mensagem por SIGILOSO Ter 20 Out 2009, 11:27

Cara,sem palavras.Esse tutorial vai ajudar muuuuuita gente q tem a vontade de criar seus jogos mas n tem a disposição necessária.Meus sinceros parabéns!!!!!
Ps: gostei da screen do super mario war,so viciado nesse jogo XD

afro
SIGILOSO
SIGILOSO

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Data de inscrição : 06/06/2009
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267
Prêmios : Seja bem-vindo à Programação de Jogos! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 4 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Seja bem-vindo à Programação de Jogos! Empty Re: Seja bem-vindo à Programação de Jogos!

Mensagem por XlourenzoX Ter 20 Out 2009, 15:32

Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven
Cara, Meus parabens!
So de ler esse tutorial meu Q.i. almentou e muito(lol)
isso e muito bom para pessoas iniciantes(como eu) no game maker!


meus parabens
XlourenzoX
XlourenzoX

Data de inscrição : 27/07/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 154
Prêmios : Seja bem-vindo à Programação de Jogos! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Seja bem-vindo à Programação de Jogos! Empty Re: Seja bem-vindo à Programação de Jogos!

Mensagem por wac2007 Ter 20 Out 2009, 16:04

Excelente introdução, merecia vir no HELP do game maker xD.

Se alguém pudesse colocar Fixado esse post, seria mto bom, pois ajuda (e mto) os novatos^^

Flws ©️/
wac2007
wac2007

Data de inscrição : 07/11/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 521
Prêmios : Seja bem-vindo à Programação de Jogos! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://wac2007.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Seja bem-vindo à Programação de Jogos! Empty Re: Seja bem-vindo à Programação de Jogos!

Mensagem por Convidad Ter 20 Out 2009, 23:07

Obrigado pelos comentários, moçada.

jp_away, acho que eu me expressei mal. Obrigado pelo toque. Eu dei uma mudada na frase, acho que soou melhor. Valeu!

Thyago, a ideia é boa. Eu posso participar e podemos sim, fazer um jogo todo mundo junto!

vinians escreveu:Muito mais importante do que comandos, é o planejamento e entusiasmo, pois comandos vc pode aprender facilmente, mais a arte de criar tem que vir de dentro de você.

Preciso comentar? [:¬)] Falou tudo vinians! [:¬D]

Valeu pelos comentários michellgomes, Alex FC, SIGILOSO, XlourenzoX, wac2007!

Uma outra coisa que eu acho importante, e até vou postar um tutorial quando voltar daqui alguns dias, é a necessidade de saber algumas técnicas de programação.

Por toda parte (principalmente se tratando de programação de jogos), há tutoriais explicando (e até bem explicados) várias características de linguagens de programação. Por exemplo, uso de if's, else, do, for, etc...

Mas... onde se usa isso? Onde e quando? Qual é a parte física/estrutural de um jogo de plataforma? De corrida? Como eu posso usar o statement for para conseguir vários resultados diferentes em certas situações do desenvolvimento?

Várias maneiras são eficases e rápidas, mas, dependendo do que se está buscando, alguns métodos podem reservar surpresas. Contornar surpresas advém da prática e do conhecimento.

Enfim. Acho que é só. Valeu aí moçada.
Capitão Commando.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Seja bem-vindo à Programação de Jogos! Empty Re: Seja bem-vindo à Programação de Jogos!

Mensagem por Hélio Qua 21 Out 2009, 16:11

Muito bom Capitão commando!
Sempre pensando nos usuários iniciantes ein!
Continua um ótimo usuário como sempre!
Pensou nos iniciantes que querem sair criando um GTA,Resident evil, entre outros jogos.


Pessoal, lembrando que moderadores não podem fixar os tópicos, apenas administradores!
Hélio
Hélio

Data de inscrição : 02/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1010
Prêmios : Seja bem-vindo à Programação de Jogos! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Seja bem-vindo à Programação de Jogos! Empty Re: Seja bem-vindo à Programação de Jogos!

Mensagem por Convidad Qua 11 Nov 2009, 21:01

Opa! Valeu pelo comentário Hélio!

Eu gosto de tutoriais pois acho que eles já respondem a dúvida antes de ela acontecer. E o legal é que a pessoa fica mais "segura" quando está acompanhando o tutorial.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Seja bem-vindo à Programação de Jogos! Empty Re: Seja bem-vindo à Programação de Jogos!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos