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Seja bem-vindo à Programação de Jogos!
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All-x
michellgomes
vinians
Thyago
jp_away
9 participantes
Página 1 de 1
Seja bem-vindo à Programação de Jogos!
E aí moçada! Galera, muita gente aqui no fórum, vem empolgado pra começar a "botar a mão na massa" em seu primeiro jogo. Não é pra menos, afinal, fazer um jogo é muito divertido! Mas, mesmo assim, um pouco de informação inicial pode ajudar muito o futuro programador de jogos a buscar uma direção correta para seus trabalhos, e seus propósitos...
Foi pra você, meu amigo iniciante, que eu fiz esse texto. Leia-o com atenção pois pode te ajudar muito, além tirar algumas dúvidas iniciais. Vamos lá...
Você já passou por diversos sites, leu inúmeros tutoriais e tentou de tudo... Quilos de downloads já foram feitos tentando buscar um software que fosse o ideal pra concretizar aquele tão almejado sonho: criar um jogo de computador! Esqueça tudo o que você já viu a respeito de criação de games. Se você é jogador assíduo (seja PC, Console ou Arcade), e quer ir além do simples ato de jogar, leia esse texto, pois ele foi escrito para você.
Criar um jogo pra computador não é apenas divertido. Essa experiência é educativa, instigante e nos possibilita treinar a criatividade e o raciocínio lógico, nos obrigando a viajar pelos emaranhados da programação, bem como o mundo da computação gráfica e sonora. A programação de jogos nos proporciona uma atividade de aprendizado técnico para toda a vida. E porque não, histórico, cultural, ou até mesmo ficcional?
O melhor: criar jogos é bem mais divertido que jogar! Já pensou em mostrar para os seus amigos um game feito por você mesmo? Gostou da idéia? Então continuemos...
Criar um jogo não é tão complicado quanto se imagina, e mesmo que fosse, nós estamos aqui para lhe ajudar. Mas fazer um jogo requer alguns conhecimentos básicos com os quais você não conta no momento... Muitos adorariam fazer um jogo bem simples, mas apenas não sabem por onde começar. Seja pela falta de conhecimento técnico ou apenas uma boa idéia.
Você tem conhecimento em programação Pascal ou C++? Java seria uma boa! Assembler não, obrigado. Já temos loucos demais por aqui!
Peguei-te de surpresa? Hehe. Calma! É só brincadeira... (sem graça, admito) Se você não sabe do que estou falando, sorte sua, pois você tem a oportunidade de começar sua nova aventura agora. E mais: começar com uma linguagem fácil, eficiente, e sem aquelas frescuras ou chatices de programação, que chegam a torrar o cérebro!
Afinal, a gente não quer fazer um software pra NASA, certo? O que nós queremos é fazer nosso próprio jogo de computador!
A primeira coisa a ser feita pra que você faça seu primeiro jogo é decidir fazê-lo. Sendo assim, 90% dele já está pronto. Gostou? Então esteja preparado, pois agora é pra valer.
Vamos bater um papo sério agora. Um bom conselho inicial é ter bom senso. Em primeiro lugar, você tem que ter certeza de que já superou aquela fase de achar que vai criar a maior, ultra, giga, mega produção do mundo. Não vai, e vou explicar por que.
Grandes empresas produtoras de jogos "grandões" possuem dezenas (ou centenas) de profissionais altamente qualificados, cada um em uma área específica. Essas pessoas costumam ter salários de alguns milhares de dólares e dispõem de todo o tempo que têm para dedicar-se à produção daquelas maravilhas que temos o prazer de jogar.
Normalmente, essas pessoas passam o dia codificando códigos e criando novas tecnologias para dar um "grau" em suas produções. Além disso, esses profissionais dispõem de equipamentos sofisticados (possíveis e imagináveis), e muitos, muitos recursos para gastar na produção de um jogo (dinheiro, grana, verdinha, bufunfa, cacau, money). O jogos produzidos hoje em dia, fazem inveja em muitas produções cinematográficas que vemos por aí.
Esse pessoal não pode errar, ou seja, quando eles têm esse gasto na produção de um jogo, o jogo TEM QUE fazer sucesso (sucesso = vender muito = faturar muita grana). Não podemos nos esquecer dos gastos com marketing (divulgação).
Como esse não é o nosso caso (ainda bem!), vamos manter-nos na idéia de um joguinho simples. Não queremos complicações desse tipo por motivos óbvios. Então a segunda regra é: não complique, simplifique! Não adianta nada escrever a saga do rei da babilônia, com efeitos sonoros e gráficos, se você não tem tempo pra isso. Pense em algo mais simples!
Não faça economia cerebral. Dê uma balançada em sua cabeça e tente fazer o cérebro pegar no tranco! Rabisque idéias, nomes de jogos, brincadeiras. Faça esboços, rabiscos, etc. Lembre-se de situações engraçadas! Algumas dessas idéias podem ser muito úteis, mas, lembre-se sempre que, antes de começar a fase da programação, você precisará ter realmente decidido o que irá fazer.
Continuando nosso bate papo sobre a criação do seu jogo, é importante lembrar que apesar de ser possível inventar um jogo sem nenhum tipo de planejamento, este não é o procedimento correto. Por mais simples que seja a idéia do jogo, é essencial ter uma noção exata do ambiente onde ele acontecerá e principalmente um roteiro detalhado, definindo o objetivo e as ações.
E aí? Ainda está disposto? Se a resposta é não, você não sabe o que está perdendo. Programar um jogo é um passatempo e tanto! Se a resposta é sim, então vamos começar agora! Baixe o Game Maker AQUI e mãos à obra!
E boa sorte!
Capitão Commando.
Foi pra você, meu amigo iniciante, que eu fiz esse texto. Leia-o com atenção pois pode te ajudar muito, além tirar algumas dúvidas iniciais. Vamos lá...
Introdução à Programação de Jogos
Você já passou por diversos sites, leu inúmeros tutoriais e tentou de tudo... Quilos de downloads já foram feitos tentando buscar um software que fosse o ideal pra concretizar aquele tão almejado sonho: criar um jogo de computador! Esqueça tudo o que você já viu a respeito de criação de games. Se você é jogador assíduo (seja PC, Console ou Arcade), e quer ir além do simples ato de jogar, leia esse texto, pois ele foi escrito para você.
Criar um jogo pra computador não é apenas divertido. Essa experiência é educativa, instigante e nos possibilita treinar a criatividade e o raciocínio lógico, nos obrigando a viajar pelos emaranhados da programação, bem como o mundo da computação gráfica e sonora. A programação de jogos nos proporciona uma atividade de aprendizado técnico para toda a vida. E porque não, histórico, cultural, ou até mesmo ficcional?
O melhor: criar jogos é bem mais divertido que jogar! Já pensou em mostrar para os seus amigos um game feito por você mesmo? Gostou da idéia? Então continuemos...
Criar um jogo não é tão complicado quanto se imagina, e mesmo que fosse, nós estamos aqui para lhe ajudar. Mas fazer um jogo requer alguns conhecimentos básicos com os quais você não conta no momento... Muitos adorariam fazer um jogo bem simples, mas apenas não sabem por onde começar. Seja pela falta de conhecimento técnico ou apenas uma boa idéia.
Você tem conhecimento em programação Pascal ou C++? Java seria uma boa! Assembler não, obrigado. Já temos loucos demais por aqui!
Peguei-te de surpresa? Hehe. Calma! É só brincadeira... (sem graça, admito) Se você não sabe do que estou falando, sorte sua, pois você tem a oportunidade de começar sua nova aventura agora. E mais: começar com uma linguagem fácil, eficiente, e sem aquelas frescuras ou chatices de programação, que chegam a torrar o cérebro!
Afinal, a gente não quer fazer um software pra NASA, certo? O que nós queremos é fazer nosso próprio jogo de computador!
A primeira coisa a ser feita pra que você faça seu primeiro jogo é decidir fazê-lo. Sendo assim, 90% dele já está pronto. Gostou? Então esteja preparado, pois agora é pra valer.
Vamos bater um papo sério agora. Um bom conselho inicial é ter bom senso. Em primeiro lugar, você tem que ter certeza de que já superou aquela fase de achar que vai criar a maior, ultra, giga, mega produção do mundo. Não vai, e vou explicar por que.
Grandes empresas produtoras de jogos "grandões" possuem dezenas (ou centenas) de profissionais altamente qualificados, cada um em uma área específica. Essas pessoas costumam ter salários de alguns milhares de dólares e dispõem de todo o tempo que têm para dedicar-se à produção daquelas maravilhas que temos o prazer de jogar.
Normalmente, essas pessoas passam o dia codificando códigos e criando novas tecnologias para dar um "grau" em suas produções. Além disso, esses profissionais dispõem de equipamentos sofisticados (possíveis e imagináveis), e muitos, muitos recursos para gastar na produção de um jogo (dinheiro, grana, verdinha, bufunfa, cacau, money). O jogos produzidos hoje em dia, fazem inveja em muitas produções cinematográficas que vemos por aí.
Esse pessoal não pode errar, ou seja, quando eles têm esse gasto na produção de um jogo, o jogo TEM QUE fazer sucesso (sucesso = vender muito = faturar muita grana). Não podemos nos esquecer dos gastos com marketing (divulgação).
Como esse não é o nosso caso (ainda bem!), vamos manter-nos na idéia de um joguinho simples. Não queremos complicações desse tipo por motivos óbvios. Então a segunda regra é: não complique, simplifique! Não adianta nada escrever a saga do rei da babilônia, com efeitos sonoros e gráficos, se você não tem tempo pra isso. Pense em algo mais simples!
Não faça economia cerebral. Dê uma balançada em sua cabeça e tente fazer o cérebro pegar no tranco! Rabisque idéias, nomes de jogos, brincadeiras. Faça esboços, rabiscos, etc. Lembre-se de situações engraçadas! Algumas dessas idéias podem ser muito úteis, mas, lembre-se sempre que, antes de começar a fase da programação, você precisará ter realmente decidido o que irá fazer.
Continuando nosso bate papo sobre a criação do seu jogo, é importante lembrar que apesar de ser possível inventar um jogo sem nenhum tipo de planejamento, este não é o procedimento correto. Por mais simples que seja a idéia do jogo, é essencial ter uma noção exata do ambiente onde ele acontecerá e principalmente um roteiro detalhado, definindo o objetivo e as ações.
E aí? Ainda está disposto? Se a resposta é não, você não sabe o que está perdendo. Programar um jogo é um passatempo e tanto! Se a resposta é sim, então vamos começar agora! Baixe o Game Maker AQUI e mãos à obra!
E boa sorte!
Capitão Commando.
Última edição por Capitão Commando em Dom 29 Nov 2009, 03:55, editado 4 vez(es)
Convidad- Convidado
Re: Seja bem-vindo à Programação de Jogos!
Parabéns, este tutorial merece meus parabéns de verdade.
Pq além de incentivar outras pessoas, tbm nos incentiva a continuar criando nossos bons games, só discordo, pq para nós o nosso game tem que ser o melhor do mundo, pois nós mesmos conseguimos fazer, sem gastar money e sem prescisar de milhares de proficionais, e não prescisamos receber, só de falar "Esse jogo foi eu quem fiz!" ja sintimos orgulho.
Pq além de incentivar outras pessoas, tbm nos incentiva a continuar criando nossos bons games, só discordo, pq para nós o nosso game tem que ser o melhor do mundo, pois nós mesmos conseguimos fazer, sem gastar money e sem prescisar de milhares de proficionais, e não prescisamos receber, só de falar "Esse jogo foi eu quem fiz!" ja sintimos orgulho.
Re: Seja bem-vindo à Programação de Jogos!
.Muito bom cara tem muita gente nova no forum.Que tal se montarmos um joguinho bem simples explicando desde o começo para irem criando junto.Quando se termina o primeiro jogo se evolui muito.
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
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Re: Seja bem-vindo à Programação de Jogos!
Ótimo tutorial amigão!, este tipo de coisa que acho que esta faltando, entusiasmo! Mostrar para os programadores iniciantes e até para os mais avançados que não precisa criar um GTA, mais sim alguma coisa que lhe de prazer em criar, que seja algo vindo da sua cabeça! Muito mais importante do que comandos, é o planejamento e entusiasmo, pois comandos vc pode aprender facilmente, mais a arte de criar tem que vir de dentro de você. Parabéns pelo tutorial!
Re: Seja bem-vindo à Programação de Jogos!
Muito legal o tutorial gostei muito (particulamente das imagens), mais foi muito bão mesmo além de istimular os participantes de forum e os iniciantes alem de dar um "UP" na galera ajudou muito eu.
michellgomes- Data de inscrição : 16/09/2009
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Re: Seja bem-vindo à Programação de Jogos!
É capitão, tu é mesmo inspirador. Agora me deu até vontade de retomar alguns projetos que abandonei XD. Com esse toque que tu deu, acho que o pessoal vai pensar melhor antes de começar um projeto. Mas é isso ai, tópico deveria ser fixo, parabéns ótimo trabalho.
FLWS!
FLWS!
Re: Seja bem-vindo à Programação de Jogos!
Tbm axo que deveria ser fixo.
Ei senhor moderador atenda nossas presces, kr dizer pedido....
Re: Seja bem-vindo à Programação de Jogos!
Cara,sem palavras.Esse tutorial vai ajudar muuuuuita gente q tem a vontade de criar seus jogos mas n tem a disposição necessária.Meus sinceros parabéns!!!!!
Ps: gostei da screen do super mario war,so viciado nesse jogo XD
Ps: gostei da screen do super mario war,so viciado nesse jogo XD
SIGILOSO- Games Ranking :
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Re: Seja bem-vindo à Programação de Jogos!
Cara, Meus parabens!
So de ler esse tutorial meu Q.i. almentou e muito(lol)
isso e muito bom para pessoas iniciantes(como eu) no game maker!
meus parabens
XlourenzoX- Data de inscrição : 27/07/2009
Reputação : 0
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Prêmios :
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Re: Seja bem-vindo à Programação de Jogos!
Excelente introdução, merecia vir no HELP do game maker xD.
Se alguém pudesse colocar Fixado esse post, seria mto bom, pois ajuda (e mto) os novatos^^
Flws /
Se alguém pudesse colocar Fixado esse post, seria mto bom, pois ajuda (e mto) os novatos^^
Flws /
Re: Seja bem-vindo à Programação de Jogos!
Obrigado pelos comentários, moçada.
jp_away, acho que eu me expressei mal. Obrigado pelo toque. Eu dei uma mudada na frase, acho que soou melhor. Valeu!
Thyago, a ideia é boa. Eu posso participar e podemos sim, fazer um jogo todo mundo junto!
Preciso comentar? [:¬)] Falou tudo vinians! [:¬D]
Valeu pelos comentários michellgomes, Alex FC, SIGILOSO, XlourenzoX, wac2007!
Uma outra coisa que eu acho importante, e até vou postar um tutorial quando voltar daqui alguns dias, é a necessidade de saber algumas técnicas de programação.
Por toda parte (principalmente se tratando de programação de jogos), há tutoriais explicando (e até bem explicados) várias características de linguagens de programação. Por exemplo, uso de if's, else, do, for, etc...
Mas... onde se usa isso? Onde e quando? Qual é a parte física/estrutural de um jogo de plataforma? De corrida? Como eu posso usar o statement for para conseguir vários resultados diferentes em certas situações do desenvolvimento?
Várias maneiras são eficases e rápidas, mas, dependendo do que se está buscando, alguns métodos podem reservar surpresas. Contornar surpresas advém da prática e do conhecimento.
Enfim. Acho que é só. Valeu aí moçada.
Capitão Commando.
jp_away, acho que eu me expressei mal. Obrigado pelo toque. Eu dei uma mudada na frase, acho que soou melhor. Valeu!
Thyago, a ideia é boa. Eu posso participar e podemos sim, fazer um jogo todo mundo junto!
vinians escreveu:Muito mais importante do que comandos, é o planejamento e entusiasmo, pois comandos vc pode aprender facilmente, mais a arte de criar tem que vir de dentro de você.
Preciso comentar? [:¬)] Falou tudo vinians! [:¬D]
Valeu pelos comentários michellgomes, Alex FC, SIGILOSO, XlourenzoX, wac2007!
Uma outra coisa que eu acho importante, e até vou postar um tutorial quando voltar daqui alguns dias, é a necessidade de saber algumas técnicas de programação.
Por toda parte (principalmente se tratando de programação de jogos), há tutoriais explicando (e até bem explicados) várias características de linguagens de programação. Por exemplo, uso de if's, else, do, for, etc...
Mas... onde se usa isso? Onde e quando? Qual é a parte física/estrutural de um jogo de plataforma? De corrida? Como eu posso usar o statement for para conseguir vários resultados diferentes em certas situações do desenvolvimento?
Várias maneiras são eficases e rápidas, mas, dependendo do que se está buscando, alguns métodos podem reservar surpresas. Contornar surpresas advém da prática e do conhecimento.
Enfim. Acho que é só. Valeu aí moçada.
Capitão Commando.
Convidad- Convidado
Re: Seja bem-vindo à Programação de Jogos!
Muito bom Capitão commando!
Sempre pensando nos usuários iniciantes ein!
Continua um ótimo usuário como sempre!
Pensou nos iniciantes que querem sair criando um GTA,Resident evil, entre outros jogos.
Pessoal, lembrando que moderadores não podem fixar os tópicos, apenas administradores!
Sempre pensando nos usuários iniciantes ein!
Continua um ótimo usuário como sempre!
Pensou nos iniciantes que querem sair criando um GTA,Resident evil, entre outros jogos.
Pessoal, lembrando que moderadores não podem fixar os tópicos, apenas administradores!
Hélio- Data de inscrição : 02/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1010
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Seja bem-vindo à Programação de Jogos!
Opa! Valeu pelo comentário Hélio!
Eu gosto de tutoriais pois acho que eles já respondem a dúvida antes de ela acontecer. E o legal é que a pessoa fica mais "segura" quando está acompanhando o tutorial.
Eu gosto de tutoriais pois acho que eles já respondem a dúvida antes de ela acontecer. E o legal é que a pessoa fica mais "segura" quando está acompanhando o tutorial.
Convidad- Convidado
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