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Esse é seu primeiro contato com programação de jogos?
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Esse é seu primeiro contato com programação de jogos?
Comecei a escrever esse texto pra responder a um pedido de ajuda. Por fim, achei que deveríamos ter um tópico chamado "Esse é seu primeiro contato com programação de jogos?". É muito comum, o pessoal já entrar na comunidade querendo fazer o próximo angry birds, sonic ou portal.
Desculpe por te desanimar, mas esses jogos que você quer fazer vão ter que esperar. Muito. Eles são complexos demais, usam um MONTE de ferramentas que você ainda não conhece e precisa passar pelo processo de se familiarizar e dominar. Claro que é possível dominar todas elas, só que isso leva tempo. Antes de poder arriscar a implantação dessas ferramentas em jogos complexos, é recomendável aplicá-las em situações mais simples, mais palpáveis, menos sobrecarregadas.
Logo logo, você vai se familiarizar com o termo "engine". A tradução de "engine" é "motor". No caso de games, significa um conjunto de comandos que o computador vai executar pra chegar num resultado específico.
Temos engines pra tudo: efeitos especiais, movimentações de diversos tipos, sistemas de colisão mais elaborados que o nativo, pontuações, mira, inteligências artificiais, a lista é longa. Você pode usar engines prontas, disponíveis pra download (normalmente são gratuitas), ou desenvolver sua própria engine. Recomendo experimentar os dois lados da moeda. Desenvolver sua própria engine é muito gratificante e ela fica exatamente do jeito que você quer, cada detalhe sai do forno prontinho pra ser usado. Engines elaboradas por terceiros podem apresentar abordagens que você jamais pensaria sozinho, podem usar as ferramentas da programação de formas inusitadas. Se você entender como funciona uma engine, você se torna capaz de desenvolver versões alternativas da mesma.
E aí vem seu primeiro jogo. O entusiasmo de ver uma bolinha quicando pela tela e sumindo no momento em que você clica nela, tudo funcionando perfeitamente, é tão grande quanto a primeira vez em que você derrotou o bowser. Você ainda não faz idéia de como esses conhecimentos são relevantes pra fazer um metal gear solid, mas quem se importa? É o seu jogo, você fez aquilo e pode modificar do jeito que bem entender! É como se fosse o deus de um universo em miniatura! As críticas são desanimadoras ("é só uma bolinha que quica, quem iria perder tempo com isso?"), e você pode desistir nessa hora. Mas se você persistir, sem medo de adquirir mais e mais conhecimento, ainda vai fazer um grande jogo.
Pra adiquirir esse conhecimento, o fórum está cheio de tutoriais, alguns em forma de aulas passo-a-passo. Aos poucos, você vai experimentar fugir das aulas e montar seu próprio laboratório. FAÇA isso. Quanto mais você experimentar, mais seus jogos terão personalidade. Não se iluda acreditando ser um desenvolvedor completo - salvo alguns gênios, ninguém é, não importa a quanto tempo venha estudando. Potanto, não tenha medo de pedir ajuda; mas quando pedir, seja específico e dê informações suficientes pra quem quiser te ajudar (o que você quer, o que você fez, o que não deu certo, o que você pensa que aconteceu).
Bem-vindo ao fórum! Esperamos que ele te ajude a criar grande jogos!
Desculpe por te desanimar, mas esses jogos que você quer fazer vão ter que esperar. Muito. Eles são complexos demais, usam um MONTE de ferramentas que você ainda não conhece e precisa passar pelo processo de se familiarizar e dominar. Claro que é possível dominar todas elas, só que isso leva tempo. Antes de poder arriscar a implantação dessas ferramentas em jogos complexos, é recomendável aplicá-las em situações mais simples, mais palpáveis, menos sobrecarregadas.
Logo logo, você vai se familiarizar com o termo "engine". A tradução de "engine" é "motor". No caso de games, significa um conjunto de comandos que o computador vai executar pra chegar num resultado específico.
Temos engines pra tudo: efeitos especiais, movimentações de diversos tipos, sistemas de colisão mais elaborados que o nativo, pontuações, mira, inteligências artificiais, a lista é longa. Você pode usar engines prontas, disponíveis pra download (normalmente são gratuitas), ou desenvolver sua própria engine. Recomendo experimentar os dois lados da moeda. Desenvolver sua própria engine é muito gratificante e ela fica exatamente do jeito que você quer, cada detalhe sai do forno prontinho pra ser usado. Engines elaboradas por terceiros podem apresentar abordagens que você jamais pensaria sozinho, podem usar as ferramentas da programação de formas inusitadas. Se você entender como funciona uma engine, você se torna capaz de desenvolver versões alternativas da mesma.
E aí vem seu primeiro jogo. O entusiasmo de ver uma bolinha quicando pela tela e sumindo no momento em que você clica nela, tudo funcionando perfeitamente, é tão grande quanto a primeira vez em que você derrotou o bowser. Você ainda não faz idéia de como esses conhecimentos são relevantes pra fazer um metal gear solid, mas quem se importa? É o seu jogo, você fez aquilo e pode modificar do jeito que bem entender! É como se fosse o deus de um universo em miniatura! As críticas são desanimadoras ("é só uma bolinha que quica, quem iria perder tempo com isso?"), e você pode desistir nessa hora. Mas se você persistir, sem medo de adquirir mais e mais conhecimento, ainda vai fazer um grande jogo.
Pra adiquirir esse conhecimento, o fórum está cheio de tutoriais, alguns em forma de aulas passo-a-passo. Aos poucos, você vai experimentar fugir das aulas e montar seu próprio laboratório. FAÇA isso. Quanto mais você experimentar, mais seus jogos terão personalidade. Não se iluda acreditando ser um desenvolvedor completo - salvo alguns gênios, ninguém é, não importa a quanto tempo venha estudando. Potanto, não tenha medo de pedir ajuda; mas quando pedir, seja específico e dê informações suficientes pra quem quiser te ajudar (o que você quer, o que você fez, o que não deu certo, o que você pensa que aconteceu).
Bem-vindo ao fórum! Esperamos que ele te ajude a criar grande jogos!
saim- Games Ranking :
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Vaziu, Lewry, Anviu13 e Drac69 gostam desta mensagem
Re: Esse é seu primeiro contato com programação de jogos?
acho este site irado meus colegas todos falam deles ai eu resolvi criar um achei legal ne achei legal!!!!beijos[i]
lyciinha lopes- Data de inscrição : 08/11/2012
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art0506 gosta desta mensagem
Re: Esse é seu primeiro contato com programação de jogos?
Ciente...
Muito bom este post saim, parabéns. É muito importante o que foi escrito aí, principalmente para nós iniciantes.
Muito bom este post saim, parabéns. É muito importante o que foi escrito aí, principalmente para nós iniciantes.
UsParent- Data de inscrição : 09/11/2012
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Re: Esse é seu primeiro contato com programação de jogos?
Excelente postagem Saim.
Eu adicionaria uma coisa que sempre digo aos meus alunos, quando começamos o curso de Desenvolvimento de Games..
Pegue um jogo como Far Cry 3
Esse jogo passou quase dois anos em desenvolvimento, por uma equipe de profissionais que estudaram anos e tem anos de experiência em suas áreas, formada por mais de 400 pessoas (apenas na ÁREA DE DESENVOLVIMENTO!), trabalhando 8, 9, 10 horas por dia (às vezes pode chegar até a 15 horas por dia), 5, 6 dias por semana, sendo bem pagas para isso.
Você está sozinho, aprendendo agora e fazendo seu game entre o o horário da aula e o próximo capítulo de Malhação.
Você *não* vai fazer o próximo Far Cry 3, você *não* vai fazer o próximo Counter Strike.
Mas você pode fazer games muito bacanas e divertidos. Um game pode ser simples na sua concepção e desenvolvimento, mas isso não o impede de ser extremamente divertido. Veja o sucesso de games com Angry Birds, Bejeweled ou Fruit Ninja. São jogos simples, que vocês podem recriar em pouco tempo. Ou vocês podem ter ideias ainda mais inovadoras e criar games ainda mais divertidos que esses.
Eu adicionaria uma coisa que sempre digo aos meus alunos, quando começamos o curso de Desenvolvimento de Games..
Pegue um jogo como Far Cry 3
Esse jogo passou quase dois anos em desenvolvimento, por uma equipe de profissionais que estudaram anos e tem anos de experiência em suas áreas, formada por mais de 400 pessoas (apenas na ÁREA DE DESENVOLVIMENTO!), trabalhando 8, 9, 10 horas por dia (às vezes pode chegar até a 15 horas por dia), 5, 6 dias por semana, sendo bem pagas para isso.
Você está sozinho, aprendendo agora e fazendo seu game entre o o horário da aula e o próximo capítulo de Malhação.
Você *não* vai fazer o próximo Far Cry 3, você *não* vai fazer o próximo Counter Strike.
Mas você pode fazer games muito bacanas e divertidos. Um game pode ser simples na sua concepção e desenvolvimento, mas isso não o impede de ser extremamente divertido. Veja o sucesso de games com Angry Birds, Bejeweled ou Fruit Ninja. São jogos simples, que vocês podem recriar em pouco tempo. Ou vocês podem ter ideias ainda mais inovadoras e criar games ainda mais divertidos que esses.
Re: Esse é seu primeiro contato com programação de jogos?
Parabéns Saim pela postagem ! Ela faz efeito positivo nas pessoas, pra mim foi uma motivação.
Antonio BN- Data de inscrição : 07/04/2013
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Re: Esse é seu primeiro contato com programação de jogos?
Também aproveito para complementar uma coisa:
Quando você ingressa na parte de jogos, geralmente começa a viajar em idéias fantásticas e em sonhos. Sonhos esses que estão bem distantes de serem alcançados até agora.
Um erro que muita gente comete é querer partir para o lado complexo sem entender o básico. Isso é normal, acho que quem já andou mexendo em outras linguagens acabou querendo isso de início também (fazer uma super-página em HTML do zero, desenhar uma animação completa no Flash, etc), mas na hora de executar, percebe que a coisa não era tão fácil quanto parecia ser.
São esses tapas na cara que desanimam o início. Mas dou uma boa dica: não importa quanto tempo demore, insista. Talvez não te faça criar uma nova geração de jogos, mas lhe dará a força de vontade necessária para se firmar aqui. Em escala "evolutiva" dos sonhos:
• Início: suas idéias são jogos grandes, vendendo muito em várias plataformas, ou ideias (supostamente) inovadoras.
• Aprendizado: aqui é onde todas as suas ideias ficam trancadas enquanto você adquire conhecimento. Esses projetos não chegarão a ser um terço do que seriam as suas ideias originais.
• Desenrolação: haverá um momento em que você vai parar de ler tutoriais exaustivamente, e vai começar a trabalhar em suas próprias coisas. Aqui é onde você amadurece, pois começa a caminhar com as próprias pernas.
• Experiência: Esse é o fim da linha de aprendizado, o resto é por sua conta. Também pode ocorrer de você revisitar várias de suas ideias antigas e perceber que muitas delas só ficam boas nos sonhos. Aqui é onde suas verdadeiras ideias vão surgir e/ou ser executadas.
o/
Quando você ingressa na parte de jogos, geralmente começa a viajar em idéias fantásticas e em sonhos. Sonhos esses que estão bem distantes de serem alcançados até agora.
Um erro que muita gente comete é querer partir para o lado complexo sem entender o básico. Isso é normal, acho que quem já andou mexendo em outras linguagens acabou querendo isso de início também (fazer uma super-página em HTML do zero, desenhar uma animação completa no Flash, etc), mas na hora de executar, percebe que a coisa não era tão fácil quanto parecia ser.
São esses tapas na cara que desanimam o início. Mas dou uma boa dica: não importa quanto tempo demore, insista. Talvez não te faça criar uma nova geração de jogos, mas lhe dará a força de vontade necessária para se firmar aqui. Em escala "evolutiva" dos sonhos:
• Início: suas idéias são jogos grandes, vendendo muito em várias plataformas, ou ideias (supostamente) inovadoras.
• Aprendizado: aqui é onde todas as suas ideias ficam trancadas enquanto você adquire conhecimento. Esses projetos não chegarão a ser um terço do que seriam as suas ideias originais.
• Desenrolação: haverá um momento em que você vai parar de ler tutoriais exaustivamente, e vai começar a trabalhar em suas próprias coisas. Aqui é onde você amadurece, pois começa a caminhar com as próprias pernas.
• Experiência: Esse é o fim da linha de aprendizado, o resto é por sua conta. Também pode ocorrer de você revisitar várias de suas ideias antigas e perceber que muitas delas só ficam boas nos sonhos. Aqui é onde suas verdadeiras ideias vão surgir e/ou ser executadas.
o/
Mr.Rafael- Games Ranking :
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Re: Esse é seu primeiro contato com programação de jogos?
no meu gm ta dando um erro alguem pode me ajudar?:
D3D.CreateDevice() Error: Please check that your graphics card meets the minimum requirements and that your drivers are up-to-date. If your card has little memory,try switching your computer to a lower resolution. (Error: -2005530518)
Editado por joton
Existe no fórum uma sessão para fazer perguntas sobre Game Maker, não use tópicos de outras pessoas para fazer perguntas
D3D.CreateDevice() Error: Please check that your graphics card meets the minimum requirements and that your drivers are up-to-date. If your card has little memory,try switching your computer to a lower resolution. (Error: -2005530518)
Editado por joton
Existe no fórum uma sessão para fazer perguntas sobre Game Maker, não use tópicos de outras pessoas para fazer perguntas
lucasgac- Data de inscrição : 09/04/2013
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Re: Esse é seu primeiro contato com programação de jogos?
lucasgac escreveu:no meu gm ta dando um erro alguem pode me ajudar?:
D3D.CreateDevice() Error: Please check that your graphics card meets the minimum requirements and that your drivers are up-to-date. If your card has little memory,try switching your computer to a lower resolution. (Error: -2005530518)
É só tu traduzir cara:
Verifique se a sua placa gráfica cumpre os requisitos mínimos e que seus drivers estão up-to-date. Se o seu cartão tem pouca memória, tente trocar o seu computador para uma resolução mais baixa.
willcraft2- Games Ranking :
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Resposta
Mais ou menos,
eu tinha o instalador do GM7 no meu pc a alguns anos, mas nunca entendi como utilizar,
a uns 3 anos eu aprendi Javascript na escola e vi que a linguagem de programação do GM é igual a do Javascript, dai baixei o GM8
e vi que ele tinha umas limitações quanto a versão lite, então baixei uma versão portable do gm8 pro, então hoje estou aqui.
eu tinha o instalador do GM7 no meu pc a alguns anos, mas nunca entendi como utilizar,
a uns 3 anos eu aprendi Javascript na escola e vi que a linguagem de programação do GM é igual a do Javascript, dai baixei o GM8
e vi que ele tinha umas limitações quanto a versão lite, então baixei uma versão portable do gm8 pro, então hoje estou aqui.
luiz fernando- Data de inscrição : 26/07/2013
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Re: Esse é seu primeiro contato com programação de jogos?
verdade euolhei tanto pro dificiul e agora sei fazer IA sistema online e um monte de coisas e não sei fazer a movimentação nem pulos queéo mais simples do gm
LightSpeedy- Games Ranking :
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Re: Esse é seu primeiro contato com programação de jogos?
Saim, como sempre, suas contribuições para o fórum são extremamente valiosas.
Penso que seu texto deveria estar na "porta de entrada" do fórum.
Parabéns.
Penso que seu texto deveria estar na "porta de entrada" do fórum.
Parabéns.
fredcobain- Games Ranking :
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Re: Esse é seu primeiro contato com programação de jogos?
Achei muito bom o seu topico, principalmente para os iniciantes como eu, eu ainda estou no 1 tutorial do game maker to demorando porque é ingles ai pra traduzir demora um pouco.
Antes de ler esse topico eu queria fazer o próximo angry birds, sonic ou portal e vender, mas agora sei que tem que ser de pouco a pouco, vlw
Antes de ler esse topico eu queria fazer o próximo angry birds, sonic ou portal e vender, mas agora sei que tem que ser de pouco a pouco, vlw
Enock_Gamme- Data de inscrição : 27/12/2013
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Re: Esse é seu primeiro contato com programação de jogos?
parabéns Saim muito interessante é o melhor e que foi feito especialmente para nós iniciantes
demolidorGML- Data de inscrição : 25/04/2014
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Re: Esse é seu primeiro contato com programação de jogos?
Faço minhas as palavras do Fredcobain, Tinha que fixar isso como um lembrete de geladeira para o noob ler antes de tentar abri-la pensando que tem danoninho dentro. Complementando, deixo uma mensagem pra quem entrou há pouco tempo e conhece pouco o fórum:
Aprender a programar do zero leva a mesma dificuldade de aprender a tocar violino do zero. Se você comprar o seu instrumento, ele é seu por honra, mas você não vai precisar de um instrumento profissional agora. Pra hoje, pegue um violino estudante (que tem uma pestana alta que deixa as cordas pelando teus dedos). Não tente roubar um violino profissional, não vai fazer diferença se você não sabe tocar. Se você aprender penando, vai desenvolver caráter e saberás a hora certa de comprar teu instrumento profissional...
Aprender a programar do zero leva a mesma dificuldade de aprender a tocar violino do zero. Se você comprar o seu instrumento, ele é seu por honra, mas você não vai precisar de um instrumento profissional agora. Pra hoje, pegue um violino estudante (que tem uma pestana alta que deixa as cordas pelando teus dedos). Não tente roubar um violino profissional, não vai fazer diferença se você não sabe tocar. Se você aprender penando, vai desenvolver caráter e saberás a hora certa de comprar teu instrumento profissional...
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Re: Esse é seu primeiro contato com programação de jogos?
O post é antigo mas eu sou novo no fórum, e como essa informação veio na hora certa eu estou aqui agradecendo a dedicação com os que estão iniciando.
Vou utilizar bastante desse recurso, obrigado!
Vou utilizar bastante desse recurso, obrigado!
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Re: Esse é seu primeiro contato com programação de jogos?
Olá a todos. Espero muito poder aprender mais e mais por aqui. Ficarei feliz com qualquer informação que ajude a melhorar minha caminhada neste novo mundo de criação de jogos. Foco, força e fé que a caminhada é longa e o caminho vai ser bem dahora! Obrigado desde já a todos que aqui postam suas experiências e que elas possam ajudar cada dia mais pessoas! Vamo que vamo!
polosam, Diemorth e Vaziu gostam desta mensagem
Re: Esse é seu primeiro contato com programação de jogos?
PeehSergio escreveu:Olá a todos. Espero muito poder aprender mais e mais por aqui. Ficarei feliz com qualquer informação que ajude a melhorar minha caminhada neste novo mundo de criação de jogos. Foco, força e fé que a caminhada é longa e o caminho vai ser bem dahora! Obrigado desde já a todos que aqui postam suas experiências e que elas possam ajudar cada dia mais pessoas! Vamo que vamo!
Bem vindo ao fórum!
Tem um monte de eventos em dezembro, se quiser ir se enturmando!
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Diemorth e Vaziu gostam desta mensagem
Re: Esse é seu primeiro contato com programação de jogos?
Como estudante de Artes visuais e apaixonada por jogos, resolvi entrar no mundo da criação. Conheço muito pouco sobre programação e to aprendendo aos poucos. Quem sabe até fazer parceria com alguém aqui.
Ausiane- Data de inscrição : 22/03/2021
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