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Como fazer a tela se mover conforme o personagem?

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Como fazer a tela se mover conforme o personagem? Empty Como fazer a tela se mover conforme o personagem?

Mensagem por Guguinha Qui 24 Jul 2008, 00:38

Gente, peço ajuda de vcs pq tipo assim no Mario por exemplo ele vai andando e a tela vai aparecendo, queria saber como fazer isso pois quando eu testo o jogo a tela que eu fiz tem mais ou menos 2000x800 e ela fica toda comprimida e eu nao quero isso!

Me ajudem por favor...

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Mensagem por Janx Qui 24 Jul 2008, 01:00

vai lah na room
depois clica na aba 'views'
ai vc marca as opçoes de
use views
e uma outra que tiver... marca as duas
ai depois vai ter uma listinha com umonte de views
clica na primeira que tem ai vc coloca para seguir o objeto que vc quer...
depois tem outras coisas que vc presisa mudar, mas isso é ao seu gosto...
a velocidade da camera,
quantos pixels vc presisa estar 'longe' dela para ela ir atras de vc...
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Mensagem por dumetal Qui 24 Jul 2008, 01:03

Nas configurações da room, entre na aba "Views" e marque as opções:
- Enable the use of Views
- Visible when room starts

Para escolher a resoluão que você quer para seu jogo mude os valores "W:" e "H:" (de preferência mude para 640x480 ou 800x600 que são padrões...)

Agora para seguir o personagem, escolha na opção "Object Following" o nome do objeto...

Nos valores Hbor e Vbor, você escolherá os valores das "bordas" para que a câmera comece a mover... e no Hsp e Vsp são as velocidades da câmera para seguir o personagem (geralmente usamos -1)...

Espero que tenha ajudado...
Flw!
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Mensagem por Janx Qui 24 Jul 2008, 01:04

lol
foi exatamente isso que eu falei
so que vc explico melhor iahaiuahuia xD!

presiso abrir o GM senao nao sei direito oque falar xD!!

iuahuaihauiah
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Mensagem por dumetal Qui 24 Jul 2008, 01:09

Quando eu coloquei enviar você já tinha enviado, aí pra não desperdiçar uma rara explicação eu deixei assim mesmo xD
Flw!
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Mensagem por Janx Qui 24 Jul 2008, 01:15

iauhauihauiah fui mais rapido!! XDDDDD
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Mensagem por RKNF1995 Qua 06 Ago 2008, 21:24

poxa gente isso sim e que e vontade de explicar hehe Razz
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Mensagem por gilomania3d Sáb 16 Ago 2008, 19:32

Tenho uma dúvida se eu quiser seguir mais que um objecto o que tenho que fazer.
É que no jogo que estou a fazer ele transforma-se noutro objecto que dispara tiros como faço para isto funcionar:
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Mensagem por Kabeção Sáb 16 Ago 2008, 19:38

view_object = novo_obj

So mudar o valor da variavel view_object para o outro objeto.
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Mensagem por gilomania3d Sáb 16 Ago 2008, 19:45

mas como tenho que fazer eu quero começar com um obbjecto e no meio do nível outro
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Mensagem por Kabeção Sáb 16 Ago 2008, 19:58

Faça o que eu falei.

view_object = novo_obj quando quiser trocar.
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Mensagem por gilomania3d Sáb 16 Ago 2008, 20:09

não funciona, nem segue nenhum objecto.
Como faço?
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Mensagem por Gianfranco Ter 26 Ago 2008, 21:10

No game maker 7.0 lite, em vez de eu colocar 800x600 no W: e H:, o game maker suporta 1024x768 ?
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Mensagem por Dono da Vila Sáb 30 Ago 2008, 21:58

kabecao escreveu:Faça o que eu falei.

view_object = novo_obj quando quiser trocar.

E boto isso aonde scratch
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Mensagem por PedroX Dom 31 Ago 2008, 11:59

no outro nivel Laughing!
vc tem q coloca no outro nivel
por exemplo no nivvel acontece isso
ai no go to next room vc coloca o codigo
de seguir o outro
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Mensagem por Dono da Vila Seg 01 Set 2008, 17:43

PedroH escreveu:no outro nivel Laughing!
vc tem q coloca no outro nivel
por exemplo no nivvel acontece isso
ai no go to next room vc coloca o codigo
de seguir o outro

??????? botei e não deu certo
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Mensagem por Janx Seg 01 Set 2008, 18:12

poe no evento create ou no step
DE ALGUM OBJETO QUE EXISTA NA ROOM é claro
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Mensagem por Dono da Vila Seg 08 Set 2008, 14:51

Ma ainda fica como se fosse uma barreira, não passa que que eu mostre uma screen?
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Mensagem por ryan_b Ter 09 Set 2008, 01:40

Gianfranco escreveu:No game maker 7.0 lite, em vez de eu colocar 800x600 no W: e H:, o game maker suporta 1024x768 ?

Você pode definir qualquer resolução, mas o que pode suportar ou não é a placa de vídeo do jogador

Dono da Vila escreveu:Ma ainda fica como se fosse uma barreira, não passa que que eu mostre uma screen?

O que pode estar dando errado é o fato de que a outra room pode não ter nenhuma view habilitada.

Marque a checkbox "Enable the use of views" e também "Visible when room starts" de todas as room ou use as variáveis:

Código:
view_enabled:=true;
view_visible[0..7];
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Mensagem por Dono da Vila Ter 09 Set 2008, 14:03

eu soh fiz soh uma room
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