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Game de Luta

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Game de Luta Empty Game de Luta

Mensagem por Pandoraz Qua 07 Out 2009, 11:14

Bem pessoal, eu sou novo aqui no fórum, e venho mexendo no gamemaker já faz poucos meses.

Estou criando um jogo de luta e, estou tendo uma dúvida, espero que me ajudem.

O objeto que eu controlo, tem 2 sprites (só para testar pois nunca tinha mexido com troca de sprites do mesmo objeto). Toda hora que ele fica parado, ele fica com um fundo (eu tinha deixado verde escuro, como os sprites do gamemaker) e quando eu ando pra frente ele muda para o sprite de andar pra frente, porém n fica com o fundo, sendo q eu fiz a mesma coisa com o primeiro sprite. E como faz pra voltar pro sprite de ficar parado? pois só eu dar uma teclada no -> ele ja fica assim pra sempre, com o sprite andando.
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Game de Luta Empty Re: Game de Luta

Mensagem por CPinheiro Qua 07 Out 2009, 12:32

Não entendi a primeira dúvida. Você pode fazer o movimento pros lados desse jeito:

Código:

hspeed = (keboard_check(vk_right) - keyboard_check(vk_left))*5;
if (hspeed!=0) { sprite_index = spr_andando; }
else { sprite_index = spr_parado; }
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Mensagem por Pandoraz Qua 07 Out 2009, 12:35

a primeira dúvida é assim:

toda hora que eu crio os 2 sprites pro objeto, sendo um o cara parado e outro andando, um deles fica com o fundo colorido, q devia ser transparente, e na hora q vou jogar, um dos 2 sprites do objeto fica com fundo colorido, e não transparente, mesmo eu pondo transparente.

e aonde eu boto esse código q vc me passou? ele serve pra voltar ao sprite parado?
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Mensagem por CPinheiro Qua 07 Out 2009, 13:08

Pandoraz escreveu:a primeira dúvida é assim:

toda hora que eu crio os 2 sprites pro objeto, sendo um o cara parado e outro andando, um deles fica com o fundo colorido, q devia ser transparente, e na hora q vou jogar, um dos 2 sprites do objeto fica com fundo colorido, e não transparente, mesmo eu pondo transparente.

e aonde eu boto esse código q vc me passou? ele serve pra voltar ao sprite parado?

O código que eu te passei realiza o movimento completo: a forma de andar e os sprites.
Quanto ao sprite, a cor de transparência é aquela do primeiro pixel inferior esquerdo do sprite. Ela pode ter uma cor diferente das outras.
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Mensagem por wac2007 Qua 07 Out 2009, 13:13

Entendi, deve estar com erro na hora de montar o sprite. Seguinte, vai no sprite que está com erro, e ve se o campo "transparent" está marcado se não estiver, marque-o. Se já estiver marcado, poste ae que eu tenho outra solução (mais complicada =P)


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Mensagem por Pandoraz Qui 08 Out 2009, 11:07

já consegui já gente, vlwzao!

ps: eu to fazendo o meu boneco fazer kamehameha, mas dps q ele manda q aparece o som dele falando kamehameha , como eu alinho ele enquanto eu aperto o botão de mandar?
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Mensagem por CPinheiro Qui 08 Out 2009, 12:59

Código:

//Vamos checar se apertou o botão de usar o poder. Vamos imaginar que seja a letra "C".
if (keyboard_check_pressed(ord("C")))
{
sound_play(snd_kamehameha);
}
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Mensagem por doidobr Qui 08 Out 2009, 13:05

Aew pandoraz,é do tibiabr...ele é um faker =D
(Faker tibiano: A pessoa que faz tipo uns quadrinho de tibia (hq) ou gif (em movimento))

Antiflood:

Não fasso a minima ideia.

Editado por CPinheiro: Flood. Logo, Warn.
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Mensagem por Pandoraz Qui 08 Out 2009, 18:32

Outra perguntinha básica:

como q faz os bonecos não ultrapassarem o limite do cenário?
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Mensagem por Kevin Qui 08 Out 2009, 18:45

é só colocar no STEP deles assim:

Código:
if x < 32 {
x = 32
}
if x > room_width -32 {
x = room_width -32
}

Não Testei o Código mais deve funcionar XD

mais funciona sim... (acabei de fazer ele ake mesmo)

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Mensagem por Pandoraz Qui 08 Out 2009, 18:59

keke, aonde que tem q por?

eu fui em creat event, steps, steps, ai joguei o codigo la na listinha, pus o codigo e não deu. Só o lado esquerdo do cenário q tinha limite mas n bem no limite do cenario mesmo, ficou meio bugado.
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Game de Luta Empty Re: Game de Luta

Mensagem por Thyago Qui 08 Out 2009, 19:04

do jeito qu ele te ensinou seria em step e seria assim:
Código:
if x<0 x=0
if x+sprite_width>room_width x=room_width-sprite_width

Eu acho mais facil
coloque em intersect_boundery 'acho que é isso o nome'
Código:
direction+=180
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Game de Luta Empty Re: Game de Luta

Mensagem por Kevin Qui 08 Out 2009, 19:17

VLW Thyago XD... Fiz Meio as Coxas esse Script XD

e Seria no STEP Very Happy

Bem Esse Código que Você Mandou Para Ele Thyago... Seria Mesmo se o Personagem dele Não Estivesse Centralizado Happy

Mais se Estiver Pode Fazer assim no STEP:

Código:
if x<sprite_width/2 x=sprite_width/2
if x+sprite_width/2>room_width x=room_width-sprite_width/2

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Mensagem por Pandoraz Sex 09 Out 2009, 10:33

gente por favor sejam mais claros
falem qual o melhor código que eu tenho q pegar
e onde eu ponho, como step/step ou step/begin ou step/end sei la :/

Editado por CPinheiro: você leu os outros posts? Foi dito que era pra ter colocado no evento Step.
E ao invés de só ficar pegando os códigos, você deveria testar ambos e aprender como se faz, e não ficar só copiando.
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Mensagem por Pandoraz Sex 09 Out 2009, 14:25

ah entendi me desculpe , agora to criando um novo jogo sobre Dragon Ball.

Dá para criar no começo um menu com uma imagem de dbz e escrito JOGAR?
ou eu clico ou aperto enter, sei la, to tentando fazer aqui mas não consigo =/
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Mensagem por CPinheiro Sex 09 Out 2009, 14:29

Pandoraz escreveu:ah entendi me desculpe , agora to criando um novo jogo sobre Dragon Ball.

Dá para criar no começo um menu com uma imagem de dbz e escrito JOGAR?
ou eu clico ou aperto enter, sei la, to tentando fazer aqui mas não consigo =/

Primeiramente, cuidado com double posts. São mensagens postadas seguidas, sendo que é proibído postar duas mensagens seguidas. (;

Quanto a sua dúvida, simples. Você pode resolver isso com um if, um keyboard_check e mudando a room

Veja

Código:

if keyboard_check(vk_enter)
//Código

Isso funciona assim: se apertar tecla enter, executar o código abaixo. Existe uma variável chamada room, e você pode modificá-la para trocar de room.

Código:

room = room_fase;

Baseado nessa explicação, tente desenvolver seu próprio código. (:
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Mensagem por Sr. Sinistro Sex 09 Out 2009, 14:33

Você cria uma room chamada menu e nela coloca um objeto com a sprite JOGAR. No create deste objeto, você coloca no evento Left Pressed do Mouse, passar para a próxima room, que será o jogo...
Espero que tenha entendido, se é isso que você quer...
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Game de Luta Empty Re: Game de Luta

Mensagem por Kevin Sex 09 Out 2009, 14:44

Crie um Objeto START

Nele Coloque o Sprite que Você queira...

Agora... Coloque assim no STEP:

Código:
if keyboard_check_pressed(vk_enter) {
room_goto_next()
}

Prontu... um Modo Simples de Fazer um MENU só com START Very Happy

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Game de Luta Empty Re: Game de Luta

Mensagem por Pandoraz Sex 09 Out 2009, 15:51

ae gente!
eu consegui fazer me inspirando nos seus códigos e usando a cabeça!

agora sim tô tendo mais inteligência para lhe dar com o gm, muito obrigado =D
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Game de Luta Empty Re: Game de Luta

Mensagem por Convidad Dom 11 Out 2009, 11:23

Pandoraz escreveu:ah entendi me desculpe , agora to criando um novo jogo sobre Dragon Ball.

Dá para criar no começo um menu com uma imagem de dbz e escrito JOGAR?
ou eu clico ou aperto enter, sei la, to tentando fazer aqui mas não consigo =/

É só criar um objeto com um sprite com a palavra "Jogar". No evento mouse click desse objeto, é só saltar de room (trocar de sala) como por exemplo:

Código:
room_goto(room1);

Só uma dica... pra galera poder te ajudar melhor, tente criar um tópico diferente pra cada dúvida, pois se a primeira dúvida desse tópico for solucionada, corre o risco de os outros amigos não verem as suas perguntas. [:¬D]

Boa sorte!

Editado por CPinheiro: sei que quis ajudar e gosto de sua atitude, mas acho que a dúvida do cara já tinha sido respondida. Mais atenção, companheiro.
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