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problema com sprites.

+2
Denis Lemos
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problema com sprites. Empty problema com sprites.

Mensagem por sonicfan1 Seg 21 Set 2009, 19:36

olà pessoal to com um probleminha na hora de jogar.
eu fiz um sprite do sonic correndo criei um objeto dele e botei na
room mas quando fui testar o personagem quando
corre fica preso no chão

alguem aí sabe por que?
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Mensagem por Denis Lemos Seg 21 Set 2009, 19:39

Vc colocou uma mask nele , ou na colisao com o obj chao colocou vspeed=0 ou gravidade= 0 ? talvez seja isso !!!


[editado] ou ve se na room vc não colocou o perssonagem com os pés dentro do chão, aí quando dar play ele vai ficar travado no chão, já aconteceu muito isso comigo !
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Mensagem por sonicfan1 Seg 21 Set 2009, 19:46

vou te dizer o que fiz:
no creat coloquei na gravidade: direction 270 gravity 0.5
no end step coloquei a mesma coisa
na colisão com o chão coloquei vertical speed 0

não fiz nenhuma mask nele
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Mensagem por Denis Lemos Seg 21 Set 2009, 19:57

não fiz nenhuma mask nele

então coloca uma mask para ver se resolve !

se não souber onde é : abra o obj_sonic, aí vai ter aqueles negócos lá para selecionar !
"visivel", "solid","persistent"
logo abaixo vai ter escrito Mask la vc seleciona a uma sprite do sonic !

Mask serve para detectar as colisões do objeto !
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Mensagem por itallo Seg 21 Set 2009, 20:04

e ve se a sprite está centralizada. como?
abra as sprites do sonic e clique em center isso deve resolver.
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Mensagem por XlourenzoX Seg 21 Set 2009, 20:07

e se voce nao souber oque e mask
e uma sprite que serve como "barreira" para colisoes.

vou explicar

tipo quando voce fez a gif do sonic correndo
ela foi dividida em varias partes de tamanhos diferentes
(uma com o pe esticado= sprite maior, outra com o pe pra dentro= sprite menos)
por isso e muito bom voce usar mask que ele faz com que essa gif seja apenas uma imagem.
acho que todos aqui usam o quadrado(logico) que e mais ou menos do tamanho da sprite do personagem ai como e um quadrado e nao tem aberturas, a imagem do sonic nao vai trava e nem entrar no chao.

espero ter ajudado.
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Mensagem por Thyago Seg 21 Set 2009, 21:30

coloque

Código:
if place_free(x,y+1)
gravity=0.5 else gravity=0
assim a gravidade só vai pegar se estiver livre um pixel abaixo,se estiver no chao
não...ai vai funcionar.
Eu fiz um script de movimentos para plataforma de uma olhada na sessão de scripts tem uma parte assim nele da uma conferida la blz.
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Mensagem por sonicfan1 Seg 21 Set 2009, 22:41

valeu galera vocês ajudaram bastante
quando eu terminar eu coloco uma demo:)
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Mensagem por PedroX Ter 22 Set 2009, 08:49

use move_contact_solid(direction,5)
assim deve funcionar

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

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