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Pulando em profundidade
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Igor KinGamer
Naut2006
Denis Lemos
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Pulando em profundidade
bome stou desenvolvendo um jogo parecido com Little Fighter 2 , mas estou tendo dificuldades para fazer a parte do pulo do personagem, o pulo é fácil de fazer porem quero que o personagem continue na mesma linha que eles estava, de uma olhada:
quero que o personagem pule e quando cair, parar no mesmo valor de "Y" que ele estava antes, compreende?
O mapa teria profundidade
vlws
quero que o personagem pule e quando cair, parar no mesmo valor de "Y" que ele estava antes, compreende?
O mapa teria profundidade
vlws
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Re: Pulando em profundidade
Olha eu não sei como, mas talves tenta bolar algo usando paths!
Tipo se ele fica parado e dar um pulo vc cria um path apenas com uma linha na vertical, e regula para quando ele chegar no fim do path ele faser o sentido contrário! Para um pulo parado eu acho que talves daria certo ,mas para pular para os lados não sei se assim ía funfá ! Espera para ver se alguém sabe um jeito certo ,senão em últimos casos tenta fazer isso!
Tipo se ele fica parado e dar um pulo vc cria um path apenas com uma linha na vertical, e regula para quando ele chegar no fim do path ele faser o sentido contrário! Para um pulo parado eu acho que talves daria certo ,mas para pular para os lados não sei se assim ía funfá ! Espera para ver se alguém sabe um jeito certo ,senão em últimos casos tenta fazer isso!
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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Re: Pulando em profundidade
Não testei, ma pode dar certo:
Cria uma variavel (algo tipo yatual (lê-se ípcilon atual XD)) e otra pulando (se não tiver uma ainda).
Aí no evento do pulo coloca isso:
Aí coloca depois:
Testa aí e ve se funciona
Goodbye
Cria uma variavel (algo tipo yatual (lê-se ípcilon atual XD)) e otra pulando (se não tiver uma ainda).
Aí no evento do pulo coloca isso:
- Código:
//evento do pulo then
{//comandos
pulando=true
yatual=y}
Aí coloca depois:
- Código:
if pulando=true and y=yatual then
{gravity=0
pulando=false
Testa aí e ve se funciona
Goodbye
Naut2006- Data de inscrição : 11/08/2009
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Re: Pulando em profundidade
Desse jeito aí, se você se aproximasse ou afastasse do fundo enquanto estivesse no ar, o "yatual" continuaria o mesmo, além de que seria difícil a gravidade fazer o y voltar a ser o yatual.
Aqui nesse tópico eu respondi essa mesma pergunta.
Aqui nesse tópico eu respondi essa mesma pergunta.
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: Pulando em profundidade
Moçada, há um ano e meio eu fiz um joguinho parecido com Final Fight e que usava esse mesmo esquema de profundidade. Na verdade é que esse tipo de visão confunde mesmo na hora de programar mas não tem segredo.
O lance é você controlar o x (horizontal) e o y (vertical) numa boa. Controle-os normalmente e adicione às instâncias que se movem (no Step ou EndStep):
O que vai acontecer é que qualquer instância que se encontrar "acima" de outra, terá um depth maior que as que se encontrarem abaixo, portanto, o efeito de profundidade está pronto.
Agora, nos eventos de colisão, é só condicioná-los ao depth igual ou parecido. Por exemplo: se duas instâncias tiverem o depth igual (se estiverem no mesmo plano), elas podem colidir, do contrário, não.
No Colision:
Obko. Para o pulo, eu recomendo que você dê uma olhada nas engines de plataforma do fórum. Tem várias formas de fazer e os meninos comentaram direitinho em todas.
Boa Sorte!
Capitão Commando.
O lance é você controlar o x (horizontal) e o y (vertical) numa boa. Controle-os normalmente e adicione às instâncias que se movem (no Step ou EndStep):
- Código:
depth := (-y);
O que vai acontecer é que qualquer instância que se encontrar "acima" de outra, terá um depth maior que as que se encontrarem abaixo, portanto, o efeito de profundidade está pronto.
Agora, nos eventos de colisão, é só condicioná-los ao depth igual ou parecido. Por exemplo: se duas instâncias tiverem o depth igual (se estiverem no mesmo plano), elas podem colidir, do contrário, não.
No Colision:
- Código:
// Aqui, colocamos uma tolerância de 20 pixels, 10 pra cima e pra baixo.
// É só adicionar isso na primeira linha.
if depth < other.depth - 10 or depth > other.depth + 10 then exit;
Obko. Para o pulo, eu recomendo que você dê uma olhada nas engines de plataforma do fórum. Tem várias formas de fazer e os meninos comentaram direitinho em todas.
Boa Sorte!
Capitão Commando.
Convidad- Convidado
Re: Pulando em profundidade
- Código:
if (y > ystart) { y=ystart; }
Re: Pulando em profundidade
pocha tentei fazer todos esses modelos e nenhum deu certo =/
não sei aonde estou errando, preciso muito de ajuda nessa parte.....
tpw olha só:
ao apertar espaço{
y = yatual
pulando = true
vspeed = -8
alarm[0] = 8
}
no alarm[0] :
tem o sistema de gravidade que leva ele para baixo.
if y = yatual{
gravidade = 0
}
mas ele vai caindo sem parar, ele nao para no chão......
acho que fiquei meio que NB d+ nessa engine =/
não sei aonde estou errando, preciso muito de ajuda nessa parte.....
tpw olha só:
ao apertar espaço{
y = yatual
pulando = true
vspeed = -8
alarm[0] = 8
}
no alarm[0] :
tem o sistema de gravidade que leva ele para baixo.
if y = yatual{
gravidade = 0
}
mas ele vai caindo sem parar, ele nao para no chão......
acho que fiquei meio que NB d+ nessa engine =/
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Re: Pulando em profundidade
Tente trocar isso:
Por isso:
- Código:
if y = yatual{
gravidade = 0
}
Por isso:
- Código:
if (y>= yatual)
{
y = yatual;
gravidade = 0;
vspeed = 0;
}
else
{
alarm[0] = 1;
}
Re: Pulando em profundidade
Eu encontrei aqui mesmo no forum uma engine desse tipo que voceis estão falando !
Os comentários estão em ingles e parece ser bem complicada !
aí ta o link
https://gmbr.forumeiros.com/perguntas-respostas-f10/inteligencia-artificial-de-inimigos-para-beat-em-up-como-streets-of-rage-t811.htm?highlight=inteligencia+artificial
ela tá mais pra baixo nos comentários, o nome dela é
beats of rage suorce code ou alguma coisa assim
talves possa ajuda-los!
Os comentários estão em ingles e parece ser bem complicada !
aí ta o link
https://gmbr.forumeiros.com/perguntas-respostas-f10/inteligencia-artificial-de-inimigos-para-beat-em-up-como-streets-of-rage-t811.htm?highlight=inteligencia+artificial
ela tá mais pra baixo nos comentários, o nome dela é
beats of rage suorce code ou alguma coisa assim
talves possa ajuda-los!
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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Re: Pulando em profundidade
denis L. o link ta quebrado.....
pocha.......
vou ver se encontro uma engine em outros foruns para usar como base.
vlwscpinheiro e denis
pocha.......
vou ver se encontro uma engine em outros foruns para usar como base.
vlwscpinheiro e denis
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Re: Pulando em profundidade
Desculpa aí oBKo eu que errei, o nome da engine é Beat 'em up enginedenis L. o link ta quebrado.....
pocha.......
vou ver se encontro uma engine em outros foruns para usar como base.
vlwscpinheiro e denis
ela está no ultimo comentário !
o link ta funcionando ,eu baixei ela agora apouco !
desculpa o erro !
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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Re: Pulando em profundidade
tente fazer isso, crie 5 objetos de cada carinha
ao ir para o "fundo", criar uma instancia do objeto que estara na outra posicao
ex: obj1, obj2
criar obj 2 , no obj1.y+10 e destruir o 1 (instance_destroy())
ai quando cada objeto der seu pulo ele volta proy start entendeu?
cada objeto se move so na horizontal
a vertical sera outro objeto
ao ir para o "fundo", criar uma instancia do objeto que estara na outra posicao
ex: obj1, obj2
criar obj 2 , no obj1.y+10 e destruir o 1 (instance_destroy())
ai quando cada objeto der seu pulo ele volta proy start entendeu?
cada objeto se move so na horizontal
a vertical sera outro objeto
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Pulando em profundidade
denis L. escreveu:Desculpa aí oBKo eu que errei, o nome da engine é Beat 'em up enginedenis L. o link ta quebrado.....
pocha.......
vou ver se encontro uma engine em outros foruns para usar como base.
vlwscpinheiro e denis
ela está no ultimo comentário !
o link ta funcionando ,eu baixei ela agora apouco !
desculpa o erro !
kra vlw, mas......
eu abri a engine e não entendi nada, mto complicado a engine, fiquei perdido.....
acho que seria melhor vocês postarem um tutorial, ja que eu preciso, muitas pessoas tbm iram precisar..... assim ja ajuda a galera.... =D
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Re: Pulando em profundidade
Olha..vou responder sua duvida de uma vez por todas....arruma uma Dlll,ou um extencion de gravidade,instala
e faz o seguinte faz quando pro exeplo vc aperta espaço o player segue um path
que sera so uma linha na vertical ai a gravidade fara tudo sosinha...
e faz o seguinte faz quando pro exeplo vc aperta espaço o player segue um path
que sera so uma linha na vertical ai a gravidade fara tudo sosinha...
ManoLego- Data de inscrição : 06/09/2009
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Re: Pulando em profundidade
crie duas variaveis com os nomes de chao e pulando coloque
e depois um codigo.
e ele nao vai mais estar pulando pulando sera novamente =0
- Código:
pulando=0
e depois um codigo.
- Código:
if(pulando=1 and y>chao){y=chao pulando=0 vspeed=0}
e ele nao vai mais estar pulando pulando sera novamente =0
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Re: Pulando em profundidade
ManoLego escreveu:Olha..vou responder sua duvida de uma vez por todas....arruma uma Dlll,ou um extencion de gravidade,instala
e faz o seguinte faz quando pro exeplo vc aperta espaço o player segue um path
que sera so uma linha na vertical ai a gravidade fara tudo sosinha...
Amigo, você está enganado. Muito enganado. Hilariamente enganado. Evite responder algo que não sabe. Isso não ajuda em nada, só confunde quem está com dúvida.
oBKo, o exemplo do Thyago é exatamente o que eu faria também. Normalmente, eu gosto de controlar o pulo através de uma variável específica. Eu fiz um exemplo:
http://www.4shared.com/file/134438589/171577cd/exemplo_pulo_profundidade.html
Última edição por Capitão Commando em Qua 23 Set 2009, 21:24, editado 1 vez(es)
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Re: Pulando em profundidade
Valeu Cap Cmmando ta ajudando bastante hein !
É mais simples que eu pensava ! É só ter uma boa lógica de programação,
que se faz muita coisa,
sem precisar ta usando aqueles scripts complicados !
É mais simples que eu pensava ! É só ter uma boa lógica de programação,
que se faz muita coisa,
sem precisar ta usando aqueles scripts complicados !
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Re: Pulando em profundidade
tpw a engine deu certo mas.....
quando pulo o inimigo consegue me hitar mesmo ele estando numa posição diferente de y....
tpw.... quando to no chao ele me hita mas se ele estiver na minha frente, se ele estiver -50y do meu personagem e eu pular ele acerta o meu personagem......
como arrumo isso?
quando pulo o inimigo consegue me hitar mesmo ele estando numa posição diferente de y....
tpw.... quando to no chao ele me hita mas se ele estiver na minha frente, se ele estiver -50y do meu personagem e eu pular ele acerta o meu personagem......
como arrumo isso?
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Re: Pulando em profundidade
Faz o mesmo que vc fez com o player, cria um eixo Y para ele também ,aí vc coloca no evento de colisão com player se o eixo Y for igual ao eixo Y do player, o código que irá ocorrer !
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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Re: Pulando em profundidade
a ta.... sabia que minha pergunta era de newbie =/
vlws vou fazer isso
vlws vou fazer isso
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