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Evento Draw - informaçoes/dicas

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Mensagem por Natch Ter 08 Set 2009, 20:19

Boas...

Eu decidi passar para o modo 3D no GM, que daqui para frente tentar desenvolver só jogos 3D, e tenho algumas dúvidas com o Evento Draw no GM
visto que o GM ao carregar objectos 3D demora um muito tempo, penso em desenhar os meus objectos com o Evento Draw

1º Há algum software do tipo modelar objectos em 3D que depois os converte em código para usar no Darw ou algo parecido? porque já peguei um exemplo e ele tem um boneco desenhado só em linhas de códigos

2º quais são os polígonos que o Evento Draw pode desenhar? se for necessário alguns exemplos...

3º Algumas dicas sobre Colisões de objectos 3D, visto que é o Draw que os vai desenhar...

Agradeço desde já...
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Mensagem por doug_maker Dom 13 Set 2009, 10:37

se voce ir ao site do yoyogames vc pode baixar uma lib que ajude em 3D tenho certeza que la tem é só proucurar dai pode facilitar mt na sua criação
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Mensagem por Natch Dom 13 Set 2009, 11:03

eu não quero usar lib...
quero mesmo programar, mesmo por isso quero criar isso mesmo sozinho... é assim que se aprende
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Mensagem por ManoLego Dom 13 Set 2009, 12:19

auehuehuehueahaeuhe
vc disse tudo..se se aprende sosinho,intao se vira
uaehuehaeuhaeuheuhe
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Mensagem por CPinheiro Dom 13 Set 2009, 13:00

ManoLego escreveu:auehuehuehueahaeuhe
vc disse tudo..se se aprende sosinho,intao se vira
uaehuehaeuhaeuheuhe

Sua tentativa de ownar o cara falhou de forma ridícula.

Bem, quanto ao 3D, não é o meu forte. Mas veja alguns polígonos (retirados do manual do GM):

d3d_primitive_begin(kind) Start a 3D primitive of the indicated kind: pr_pointlist, pr_linelist, pr_linestrip,pr_trianglelist,pr_trianglestrip or pr_trianglefan.
d3d_vertex(x,y,z) Add vertex (x,y,z) to the primitive, using the color and alpha value set before.
d3d_vertex_color(x,y,z,col,alpha) Add vertex (x,y,z) to the primitive, with its own color and alpha value. This allows you to create primitives with smoothly changing color and alpha values.
d3d_primitive_end() End the description of the primitive. This function actually draws it.


Exemplo de uso:

Código:

{
  d3d_primitive_begin(pr_trianglelist);
    d3d_vertex(100,100,0);
    d3d_vertex(100,200,0);   
    d3d_vertex(150,150,200);
    d3d_vertex(100,200,0);
    d3d_vertex(200,200,0);   
    d3d_vertex(150,150,200);
    d3d_vertex(200,200,0);
    d3d_vertex(100,100,0);   
    d3d_vertex(150,150,200);
    d3d_vertex(100,100,0);
    d3d_vertex(100,200,0);   
    d3d_vertex(200,200,0);
  d3d_primitive_end();
}
O código desenhará uma pirâmide, se não me engano.
Você também pode usar polígonos texturizados no 3D.

d3d_primitive_begin_texture(kind,texid) Start a 3D primitive of the indicated kind with the given texture.
d3d_vertex_texture(x,y,z,xtex,ytex) Add vertex (x,y,z) to the primitive with position (xtex,ytex) in the texture, blending with the color and alpha value set before.
d3d_vertex_texture_color(x,y,z,xtex,ytex,col,alpha) Add vertex (x,y,z) to the primitive with position (xtex,ytex) in the texture, blending with its own color and alpha value.
d3d_primitive_end() End the description of the primitive. This function actually draws it.


Exemplo de uso:

Código:

{
  var ttt;
  ttt = background_get_texture(back);
  d3d_primitive_begin_texture(pr_trianglefan,ttt);
    d3d_vertex_texture(0,480,0,0,0);
    d3d_vertex_texture(640,480,0,1,0);   
    d3d_vertex_texture(640,480,1000,1,1);
    d3d_vertex_texture(0,480,1000,0,1);
  d3d_primitive_end();
}
Um triângulo com a parte de frente e a parte de trás. \o/

Espero ter ajudado. Se não resolveu sua dúvida, dá uma olhada na parte de 3D do manual GM.
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Mensagem por ManoLego Dom 13 Set 2009, 13:06

ai Cpinheiro
nao entendi o que vc disse quanto a mim
e otra to de brinks
e quase impossible fazer algo sosinho(pelomenos no mundo maker)
e eu nao sei se isso ajuda em alguma coiza
mas por script
e possivel fazer,cubo,piramide,esfera,tubo(oco),cilindro,quadrado e triangulo
alem de circulo
e por outros meios e so pra fazer objetos personalizados mesmo
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Mensagem por Kabeção Dom 13 Set 2009, 13:23

Desenhar um modelo com puro código é muito mais lento que usar um modelo pronto porque ele fica salvado na memória e é processado mais rápido.

Para colisões simples você pode usar as funções collision que o GM tem. As aulas do Alex explicam elas.
Para colisões complexas se usa DLLs.
Praticamento a maioria dos softwares 3D usam DLLs para fazer isso.
Se quiser um exemplo procura por engine de fisica GM Newton mas não é bom tentar fazer algo muito grande.
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Mensagem por PedroX Dom 13 Set 2009, 14:58

xtreme3D
é uma boa dll pra 3D

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Mensagem por Natch Dom 13 Set 2009, 20:39

auehuehuehueahaeuhe
vc disse tudo..se se aprende sosinho,intao se vira
uaehuehaeuhaeuheuhe
ManoLego vou aprender sozinho sim, mas posso pedir ajuda a quem percebe, acredita que eu não estava a espera da tua ajuda....
quando falei em fazer o código sozinho é porque quero perceber o código, usar uma lib com funções Drop&Drop eu não ia saber o que esta por detrás daquilo, se vocês acham que é assim que devem programar nunca vão ser bons programadores...

CPinheiro me manda o ficheiro de ajuda da gm....
Kabeção e Pedro Henrique eu ando a perceber como funciona as .dll no gm, e tb ando a estudar o xtreme3D
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Mensagem por CPinheiro Dom 13 Set 2009, 21:21

ManoLego escreveu:ai Cpinheiro
nao entendi o que vc disse quanto a mim
e otra to de brinks
e quase impossible fazer algo sosinho(pelomenos no mundo maker)
e eu nao sei se isso ajuda em alguma coiza
mas por script
e possivel fazer,cubo,piramide,esfera,tubo(oco),cilindro,quadrado e triangulo
alem de circulo
e por outros meios e so pra fazer objetos personalizados mesmo

O que eu quis dizer é que você postou aquilo para humilhar/chatear o cara, e não para ajudá-lo. Não importa se estava de brincadeira ou não, aquele seu post foi flood. E dos piores.
Não entendeu o que eu disse sobre você? Vou explicar de forma mais clara: você fez um post idiota só para caçoar com o cara, mas o post ficou tão ridículo que você manchou sua própria imagem.

CPinheiro me manda o ficheiro de ajuda da gm....
Kabeção e Pedro Henrique eu ando a perceber como funciona as .dll no gm, e tb ando a estudar o xtreme3D
Ficheiro enviado por MP.
A Xtreme3D é uma boa ideia. Gosto dela, funciona bem. Boa sorte nos estudos com ela. o/
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Mensagem por Natch Seg 14 Set 2009, 06:54

CPinheiro obrigada pelo ficheiro, e não de importancia ao o que o ManoLego disse...
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