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Point Direction

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Mensagem por André Gustavo Ter 01 Set 2009, 23:06

E ai gente!eu estive fuçando no forum e vi muitos topicos perguntando sobre"apontar para o mouse" e "seguir objeto".Então resouvi cria esse topico sobre isso.Requer gm pro!

Primeiro Vamo aprender sobre Apontar para objetos ou para o mouse.Olhe esse codigo de apontar para o mouse:

Código:
image_angle=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)

Agora vamos desconpilar o codigo:

Código:
angulo_da_imagem=ponto_de_direção(x,y,mouse_x,mouse_y)

Agora deu para entender auguma,coisa né?se voce num intendeu olhe essa esplicaçao:

Ponto De Direçao/Point Direction:Esse é o ponto de direçao que um obj deve seguir ou apontar.Exenplo:
Código:
point_direction(x,y,mario.x,mario.y)

Angulo Da Imagem/Image Angle:Angulo do sprite de um obj.Esse codigo é essencial para apontar para objetos ou para o mouse.Exemplo

Código:
image_angle=point_direction(x,y,mario.x,mario.y)

Nesse codigo significa que o ANGULO DA IMAGEM vai apontar para o Ponto de Direçao desejado,que neste codigo é apontado para um obj chamado "Mario".

Agora voce ja deve ter entendido algo,né?

Agora crie um obj no gm chamado "mario" e crie um obj com qualquer nome e coloque o seguinte codigo no step:

Código:
image_angle=point_direction(x,y,mario.x,mario.y)

e coloque os dois numa room e teste o jogo.Nao esqueçao de ponha sprite neles Twisted Evil e teste o jogo e ve como fico!

Agora vamos Aprender sobre seguir objetos!Veja esse codigo:


Código:
direction=point_direction(x,y,mario.x,mario.y)

Descompilado fica assim:

Código:
Direçao=Ponto_De_Direção(x,y,mario.x,mario.y)

Se voçe nao enteudeu nada olhe a esplicaçao:

Direçao:ir para uma direção

Ponto De Direçao/Point Direction:Esse é o ponto de direçao que um obj deve seguir ou apontar.

mario_x:esse é o codigo pa segui a direçao x do obj.Em "mario" coloque o nome do obj a ser seguido.
mario_y:esse é o codigo pa segui a direçao y do obj.Em "mario" coloque o nome do obj a ser seguido.

Olhe esse codigo

Código:
direction=point_direction(x,y,obj_x,y)

Ali siggnifica que vai ir na Direçao do Ponto de direçao indicado.Que nesse codigo é so o X de um obj.isso é muito util para jogos de ping e pong que o player 2 é o pc.Se for fase de png e pong faça a raquete do pc segui so a posiçao Y da bola.

Agora crie um obj com qualquer nome e no step dele coloque:

Código:
direction=point_direction(x,y,mario.x,mario.y)

e no create ponhe:

Código:
speed=velocidade a cer lançado o obj em direçao ao obj a ser seguido

agora crie outro obj chamado "mario" e coloque os dois numaroom e teste o jogo.Nao esqueçao de ponha sprite neles Twisted Evil

Engine Do Tutorial

Vlw gente!!! Tutorial feito po André Gustavo What a Face


Última edição por André Gustavo em Qua 02 Set 2009, 10:10, editado 3 vez(es)
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Mensagem por ricaun Ter 01 Set 2009, 23:20

Muito bom cara, ta de parabéns. Esse tuto fico bem explicadinho, pra quem não sabia como funcionava essa função agora tem uma ideia =D

Pra humilha tinha que ter um demo =P

Abrass!
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Mensagem por André Gustavo Qua 02 Set 2009, 00:25

xD vlw a Ricaun!Abraços!

Ps:acho que vo fase uma demo
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Point Direction Empty Re: Point Direction

Mensagem por PedroX Qua 02 Set 2009, 07:58

ficou muito bom
explicado

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Point Direction Empty Re: Point Direction

Mensagem por SIGILOSO Qua 02 Set 2009, 08:04

mto bom cara,mas tbm axo q falta uma engine demonstrativa.
Fora isso,ótimo trabalho

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Mensagem por André Gustavo Qua 02 Set 2009, 10:10

Coloquei a engine ali gente!!!dao uma olhada Razz
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Point Direction Empty Ajudou

Mensagem por natanael3d_@hotmail.com Sex 07 Fev 2014, 18:27

Cara este seu tutorial m ajudou pra caramba continue assim!!
até coloquei o link desta pagina no meu favorito...
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