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Ajuda Com Sprite De Inimigos.
2 participantes
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Ajuda Com Sprite De Inimigos.
EDIT: como posso fazer em GML, que quando um inimigo for para a Direção > esquerda ,direita ,cima ,baixo, usem um determinado sprite, é pq nao to conseguindo, quem puder me ajudar eu agradeço e quem nao puder, agradeço também, valeu a todos )))
Última edição por lols em Seg 31 Ago 2009, 22:32, editado 4 vez(es)
lols- Data de inscrição : 15/08/2009
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Re: Ajuda Com Sprite De Inimigos.
n entendi a pergunta
André Gustavo- Data de inscrição : 16/06/2009
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Re: Ajuda Com Sprite De Inimigos.
E aí LoLs!
Olha, você pode controlar o sprite do seu personagem atravéz da variável interna sprite_index. Ela funciona como se fosse um indicador do sprite que os objetos usam. Por exemplo:
Em "Nome_do_Sprite" você indica qual o sprite o objeto deve "ter". Você pode controlar também de acordo com o pressionamento das teclas. Por exemplo:
Coloque no Step do personagem do jogador:
Se no caso, o objeto que deveria mudar de sprite não tem esses controles (como um inimigo, por exemplo), você pode usar as coordenadas dele para comparar se ele está se movendo na horizontal ou vertical e em que direção.
Se você usar a variável xprevious ou yprevious (posições da instância no passo anterior ao atual) e x e y, podemos verificar pra onde ele se move:
Coloque no Step do objeto inimigo:
O que fizemos foi verificar "onde" o objeto estava "antes" e onde ele está "agora". Se houver diferença nessas posições, basta saber se a diferença é positiva ( x < xprevious ) ou negativa ( x > xprevious ) e assimilar o sprite certo.
Olha, você pode controlar o sprite do seu personagem atravéz da variável interna sprite_index. Ela funciona como se fosse um indicador do sprite que os objetos usam. Por exemplo:
- Código:
sprite_index := Nome_do_Sprite;
Em "Nome_do_Sprite" você indica qual o sprite o objeto deve "ter". Você pode controlar também de acordo com o pressionamento das teclas. Por exemplo:
Coloque no Step do personagem do jogador:
- Código:
if keyboard_check(vk_left) then sprite_index := nome_sprite_esquerda;
if keyboard_check(vk_right) then sprite_index := nome_sprite_direita;
if keyboard_check(vk_up) then sprite_index := nome_sprite_cima;
if keyboard_check(vk_down) then sprite_index := nome_sprite_baixo;
Se no caso, o objeto que deveria mudar de sprite não tem esses controles (como um inimigo, por exemplo), você pode usar as coordenadas dele para comparar se ele está se movendo na horizontal ou vertical e em que direção.
Se você usar a variável xprevious ou yprevious (posições da instância no passo anterior ao atual) e x e y, podemos verificar pra onde ele se move:
Coloque no Step do objeto inimigo:
- Código:
if xprevious < x then sprite_index := spr_esquerda else sprite_index := spr_direita;
if yprevious < y then sprite_index := spr_cima
if yprevious > y then sprite_index := spr_baixo;
O que fizemos foi verificar "onde" o objeto estava "antes" e onde ele está "agora". Se houver diferença nessas posições, basta saber se a diferença é positiva ( x < xprevious ) ou negativa ( x > xprevious ) e assimilar o sprite certo.
Última edição por Capitão Commando em Sáb 05 Set 2009, 18:43, editado 1 vez(es)
Convidad- Convidado
Re: Ajuda Com Sprite De Inimigos.
@@, tipo é do meu inimigo nao do meu personagem, mais valeu.
lols- Data de inscrição : 15/08/2009
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Re: Ajuda Com Sprite De Inimigos.
Pois é. [:¬)]
Tenta colocar no Step do inimigo, do jeito que eu falei:
Boa sorte! [;¬)]
Tenta colocar no Step do inimigo, do jeito que eu falei:
- Código:
if xprevious < x then sprite_index := spr_esquerda else sprite_index := spr_direita;
if yprevious < y then sprite_index := spr_cima
if yprevious > y then sprite_index := spr_baixo;
Boa sorte! [;¬)]
Convidad- Convidado
Re: Ajuda Com Sprite De Inimigos.
AFF¹²³, mals nao tinha visto.
lols- Data de inscrição : 15/08/2009
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