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Criando um Menu de Seleçao de Fases

5 participantes

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Criando um Menu de Seleçao de Fases Empty Criando um Menu de Seleçao de Fases

Mensagem por Fabião Sáb 12 Jul 2008, 01:03

Obs. A programação dos objetos vai ser toda em código gml.
Obs.1 -Digite os nomes corretos e sem aspas.
Obs.2 - se for copiar o codigos,todo texto que tiver em verde.
E preciso fazer isso pra o funcionamento sem Erros.
Vou ensinar como criar um menu com duas opções, e
Seleção de fases. bem simples em 10 passos


1 – crie dois sprites e nomeio-os de: spr01 , spr02
o tamanho dos sprites pode ser W:100 x H: 32
A formataçao do texto: Arial, Negrito, e tam. 10
agora desenhe o cursor ou digite ">"e os nomes das opções.
deve ficar no 1ºsprite assim:


>SELECIONAR
SAIR



No 2º sprite inverta a seta pra baixo deve ficar assim:


SELECIONAR
>SAIR



tente deixar parecido com esse:
Criando um Menu de Seleçao de Fases Selcyo9

2- agora que vc já criou os sprites com duas opções,vamos criar os objetos agora.
Crie o primeiro objeto e de o nome de “controle_menu”
Adicione o Evento “Create” e digite ou cole o código abaixo:
EXECUTE CODE:


//*Menu de Seleçao//
selecionar=0
global.fase=1



3-agora Adicione o Evento “Step” e digite ou cole o código abaixo:
EXECUTE CODE:



//* codigo para mover o cursor pra baixo ou cima//
//mover pra baixo//
if keyboard_check_pressed(vk_down)and selecionar=0{selecionar=1}
//mover pra cima//
if keyboard_check_pressed(vk_up) and selecionar=1{selecionar=0}

//* codigo para selecionar fases //
//aumentar o valor//
if keyboard_check_pressed(vk_right)and selecionar=0 && global.fase<10{global.fase+=1}
//diminuir o valor//
if keyboard_check_pressed(vk_left) and selecionar=0 && global.fase>1 {global.fase-=1}
//nesse caso coloquei limites pra nao ultrapassar menos que 1 e mais que 10//

//*codigo para escolher a opçao selecionada//
if keyboard_check_pressed(vk_enter)and selecionar=0{if global.fase=1{room=fase1} else if global.fase=2{room=fase2}}

if keyboard_check_pressed(vk_enter)and selecionar=1{game_end()}


4- e Agora por ultimo adicione o evento”Draw”
Crie uma fonte e coloque a formatação seguinte exe:arial,Negrito,tam.10
E coloque ela no evento”draw”.
Depois adicione a ação”set color” setar cor,deixe a cor branca padrão.
Agora em Draw ainda digite ou cole o código abaixo:

EXECUTE CODE:


//*definir sprites//
if selecionar=0{draw_sprite(spr01,-1,x,y)}
else
if selecionar=1{draw_sprite(spr02,-1,x,y)}
//* fixar o valor da fase//
draw_text(x+112,y,global.fase)



5- pronto!agora feche o objeto controle_menu e crie o segundo
com o nome exe: “old_menu”.
Adicione o Evento “Step” e digite ou cole o código abaixo:
EXECUTE CODE:


//código para reiniciar o jogo quando apertar F2//
if keyboard_check_pressed(vk_f2){game_restart()}



6 – Agora Adicione o Evento “Draw” e digite ou cole o código abaixo:
EXECUTE CODE:


//*captar o nome da room//
draw_text(x,y,room_caption)



7 - pronto!agora feche o objeto old_menu.
Agora crie a 1ª room e de-o-nome de exe:”menu”
Se quiser deixe a largura e alt=W:300XH:300
coloque a cor do background de “Preta”
E nela coloque somente o objeto “controle_menu” e deixe ele meio
centralizado mais pra esquerda na room.


8 – crie a segunda room e de-o-nome de “fase1” deixe o mesmo tamanho W:300XH:300,
agora em “Caption for the room:” digite o texto abaixo de exe:
“FASE 1 - aqui como fosse a 1º fase”
coloque a cor do background de “azul”
e por ultimo coloque o objeto”old_menu” meio centralizado mais pra esquerda na room.


9 – Agora crie a terceira room e de-o-nome de “fase2” deixe o mesmo tamanho W:300XH:300,
agora em “Caption for the room:” digite o texto abaixo de exe:
“FASE 2 - aqui como fosse a 2º fase”
coloque a cor do background de “vermelha”
e por ultimo coloque o objeto”old_menu” meio centralizado mais pra esquerda na room.


10 – Pronto! Terminado, agora e só vc executar a engine e ver os resultados....espero que tenham entendido.
Qualquer duvida e so postar!


E bem básico,mas vc pode usar esse exemplo tbm para outras coisas
ai vai de vc tbm e colocar mais rooms,
para selecionar,vc pode colocar quantas vc quiser.
Basta definir os nomes delas no código do objeto “controle_menu”.

EXEMPLO:
se caso vc for fazer com 10 ou mais, fases selecionaveis.
vc deve fazer o seguinte:
//*codigo para escolher a opçao selecionada//
if keyboard_check_pressed(vk_enter)and selecionar=0{if global.fase=1{room=fase1} else if global.fase=2{room=fase2}
else if global.fase=3{room=fase3}...
e assim por diante.
Para Adiconar uma nova fase:
sempre coloque assim " else if global.fase=3{room=fase3}"
supondo: pode ter (+ ou -) que vc fez com 10 fases selecionaveis.
ao encerrar o codigo vc deve colocar depois
do ultimo simbolo + um simbolo desse " }"
deve ficar mais ou menos assim:
if keyboard_check_pressed(vk_enter) and selecionar=0
{if global.fase=1{room=fase1}else if...{..}else if..{..}else if..{..}else if global.fase=10{room=fase10}}





CREDITOS: Tutorial criado por Ricardo20





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Mensagem por Volstagg Dom 13 Jul 2008, 12:27

Muito legal o menu. =D
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Mensagem por GMBR Dom 13 Jul 2008, 16:00

Òtimo o menu, e tutorial muito bem explicado.
Parabéns pela iniciativa Richard!
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Mensagem por Convidad Seg 14 Jul 2008, 14:41

É isso mesmo Richard. Você acabou de explicar o funcionamento básico de um menu. A partir daí cabe a nossa imaginação usar esse conhecimento para expandir as possibilidades!

Valeu!
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Mensagem por Ai Qua 21 Abr 2010, 17:20

cara é dificio pale
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Mensagem por mayck Qui 22 Abr 2010, 15:52

Ei Olha a era do Topico Surprised vc reviveu ele Tome Cuidado Com Iso Pode te levar a o ban novamente
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