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Como eu crio um determinado tipo de jogo...
3 participantes
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Como eu crio um determinado tipo de jogo...
Oi e ai como vão vc6???
É o seguinte,eu até procurei pela ferramenta de busca,mas é difícil buscar algo ke vc se quer nem sabe o nome,tipo eu quero sabe como que se cria um jogo de plataforma mas é akela plataforma em que vc pode andar para cima baixo e para os lados,e ke pule,eu conseguiria criar uma parte,a ke anda para cima baixo e para os lados,mas como eu faço para fazer com que o boneco pule,lembrando ke tipo,o Maximo que eu vo pode andar pra cima vai ser até + ou – o meio da “tela”e como eu vo fase para que quando eu pular o buneco passa da linha do “horizonte”(que é o limite do movimento do buneco)e volta no mesmo lugar de onde o salto iniciou...
Se não entenderem poste as duvidas para que eu tente explicar melhor...
E se esse “estilo” de jogo tiver um nome,postem tbm,a e seria d+ pedir para ke vc6 postem o seu MSN pra eu poder fazer algumas perguntas ao decorrer do meu projeto?
Aproveitando o embalo,como vc6 (quem sabe)aprenderam GML,como eu faço pra aprender???
VLW e FLW
É o seguinte,eu até procurei pela ferramenta de busca,mas é difícil buscar algo ke vc se quer nem sabe o nome,tipo eu quero sabe como que se cria um jogo de plataforma mas é akela plataforma em que vc pode andar para cima baixo e para os lados,e ke pule,eu conseguiria criar uma parte,a ke anda para cima baixo e para os lados,mas como eu faço para fazer com que o boneco pule,lembrando ke tipo,o Maximo que eu vo pode andar pra cima vai ser até + ou – o meio da “tela”e como eu vo fase para que quando eu pular o buneco passa da linha do “horizonte”(que é o limite do movimento do buneco)e volta no mesmo lugar de onde o salto iniciou...
Se não entenderem poste as duvidas para que eu tente explicar melhor...
E se esse “estilo” de jogo tiver um nome,postem tbm,a e seria d+ pedir para ke vc6 postem o seu MSN pra eu poder fazer algumas perguntas ao decorrer do meu projeto?
Aproveitando o embalo,como vc6 (quem sabe)aprenderam GML,como eu faço pra aprender???
VLW e FLW
jeckrucel- Data de inscrição : 26/07/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 13
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como eu crio um determinado tipo de jogo...
leia os tutoriais na secao gml pra aprender
e baixe engines de plataforma
e baixe engines de plataforma
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Como eu crio um determinado tipo de jogo...
Não sei se isso vai funcionar, mas posso dar uma idéia inicial.
Na hora de pular, você pode fazer com que, ao invés de controlar o personagem, você controle sua "sombra" (imagine a sombra como aquela bolinha escura que fica debaixo do personagem quando ele pula). Enquanto o personagem estiver no ar, as teclas direcionais mexem aquela sombra.
E o personagem irá seguir aquela sombra, porém como ele vai estar pulando, ele vai estar acima dela. Mas quando a sombra for para direita, o personagem vai pra direita, quando for pra cima, o personagem vai pra cima e etc.
Quando o personagem cair no chão (ele vai cair em cima da sombra), você volta a controlar o personagem e a sombra volta a seguir o personagem.
Isso inclusive pode resolver o problema que você mencionou. Basta fazer com que, quando o personagem pule, ele ignore a linha do horizonte. A sombra, porém não poderá fazer isso.
Não sei se fui claro e nem sei se a minha idéia é a melhor, mas espero ter ajudado. =)
Quanto ao GML, eu aprendi baixando alguns tutoriais e também com um documento que me foi muito útil. Ele traduz todas aquelas ações D&D (aqueles quadradinhos que você arrasta para especificar ações) em código GML. Não sei onde você pode encontrá-lo, mas se conseguir, vai ajudar MUITO!
Abraços.
Na hora de pular, você pode fazer com que, ao invés de controlar o personagem, você controle sua "sombra" (imagine a sombra como aquela bolinha escura que fica debaixo do personagem quando ele pula). Enquanto o personagem estiver no ar, as teclas direcionais mexem aquela sombra.
E o personagem irá seguir aquela sombra, porém como ele vai estar pulando, ele vai estar acima dela. Mas quando a sombra for para direita, o personagem vai pra direita, quando for pra cima, o personagem vai pra cima e etc.
Quando o personagem cair no chão (ele vai cair em cima da sombra), você volta a controlar o personagem e a sombra volta a seguir o personagem.
Isso inclusive pode resolver o problema que você mencionou. Basta fazer com que, quando o personagem pule, ele ignore a linha do horizonte. A sombra, porém não poderá fazer isso.
Não sei se fui claro e nem sei se a minha idéia é a melhor, mas espero ter ajudado. =)
Quanto ao GML, eu aprendi baixando alguns tutoriais e também com um documento que me foi muito útil. Ele traduz todas aquelas ações D&D (aqueles quadradinhos que você arrasta para especificar ações) em código GML. Não sei onde você pode encontrá-lo, mas se conseguir, vai ajudar MUITO!
Abraços.
ze1- Data de inscrição : 03/08/2009
Reputação : 0
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Re: Como eu crio um determinado tipo de jogo...
meu msn:
pedro_tj_12@hotmail.com
pedro_tj_12@hotmail.com
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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