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Como eu crio um determinado tipo de jogo...

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Mensagem por jeckrucel Qua 12 Ago 2009, 14:25

Oi e ai como vão vc6???

É o seguinte,eu até procurei pela ferramenta de busca,mas é difícil buscar algo ke vc se quer nem sabe o nome,tipo eu quero sabe como que se cria um jogo de plataforma mas é akela plataforma em que vc pode andar para cima baixo e para os lados,e ke pule,eu conseguiria criar uma parte,a ke anda para cima baixo e para os lados,mas como eu faço para fazer com que o boneco pule,lembrando ke tipo,o Maximo que eu vo pode andar pra cima vai ser até + ou – o meio da “tela”e como eu vo fase para que quando eu pular o buneco passa da linha do “horizonte”(que é o limite do movimento do buneco)e volta no mesmo lugar de onde o salto iniciou...

Se não entenderem poste as duvidas para que eu tente explicar melhor...

E se esse “estilo” de jogo tiver um nome,postem tbm,a e seria d+ pedir para ke vc6 postem o seu MSN pra eu poder fazer algumas perguntas ao decorrer do meu projeto?

Aproveitando o embalo,como vc6 (quem sabe)aprenderam GML,como eu faço pra aprender???

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Mensagem por PedroX Qua 12 Ago 2009, 14:40

leia os tutoriais na secao gml pra aprender
e baixe engines de plataforma

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Mensagem por ze1 Qua 12 Ago 2009, 14:47

Não sei se isso vai funcionar, mas posso dar uma idéia inicial.
Na hora de pular, você pode fazer com que, ao invés de controlar o personagem, você controle sua "sombra" (imagine a sombra como aquela bolinha escura que fica debaixo do personagem quando ele pula). Enquanto o personagem estiver no ar, as teclas direcionais mexem aquela sombra.

E o personagem irá seguir aquela sombra, porém como ele vai estar pulando, ele vai estar acima dela. Mas quando a sombra for para direita, o personagem vai pra direita, quando for pra cima, o personagem vai pra cima e etc.

Quando o personagem cair no chão (ele vai cair em cima da sombra), você volta a controlar o personagem e a sombra volta a seguir o personagem.

Isso inclusive pode resolver o problema que você mencionou. Basta fazer com que, quando o personagem pule, ele ignore a linha do horizonte. A sombra, porém não poderá fazer isso.

Não sei se fui claro e nem sei se a minha idéia é a melhor, mas espero ter ajudado. =)

Quanto ao GML, eu aprendi baixando alguns tutoriais e também com um documento que me foi muito útil. Ele traduz todas aquelas ações D&D (aqueles quadradinhos que você arrasta para especificar ações) em código GML. Não sei onde você pode encontrá-lo, mas se conseguir, vai ajudar MUITO!

Abraços.
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Mensagem por PedroX Qua 12 Ago 2009, 14:52

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