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Criando à partir do ponto de colisão.
4 participantes
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Criando à partir do ponto de colisão.
Boa tarde pessoal. Tenho uma nave espacial como nosso herói do game.
Criei alguns eventos de collision para que, quando a nave é acertada por um tiro ou encosta em um asteróide, um objeto simulando uma pequena explosão é criado.
Gostaria de saber como criá-lo na posição exata onde ocorreu a colisão (se o tiro pegou no lado esquerdo da nave, o objeto é criado no mesmo lado e vice-versa)...
Obrigado!
Criei alguns eventos de collision para que, quando a nave é acertada por um tiro ou encosta em um asteróide, um objeto simulando uma pequena explosão é criado.
Gostaria de saber como criá-lo na posição exata onde ocorreu a colisão (se o tiro pegou no lado esquerdo da nave, o objeto é criado no mesmo lado e vice-versa)...
Obrigado!
Gordyne- Data de inscrição : 22/07/2009
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Re: Criando à partir do ponto de colisão.
depende
se for na direita
if player.x<bomba.x
{evento explosao que vc fez}
esquerda
if player.x>bomba.x{}
se for na direita
if player.x<bomba.x
{evento explosao que vc fez}
esquerda
if player.x>bomba.x{}
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Criando à partir do ponto de colisão.
Certo, mas não teria como pegar o x,y da colisão para usar de referência na criação da instance?
Algo tipo: instance_create (collision_point.x, collision_point.y);
Algo tipo: instance_create (collision_point.x, collision_point.y);
Gordyne- Data de inscrição : 22/07/2009
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Re: Criando à partir do ponto de colisão.
Você pode fazer tambem o seguinte:
Para programar a colisão da bala com a nave crie um evente de colisão entre os dois (lembre de colocar isso na bala ou asteroide) e coloque:
if sprite=bala then
{sprite = esplosão}
E depois um evento para destruir o objeto quando acabasse a animação da explosão.
Não lembro se o codigo é exatamente esse, mas é nessa linha de pensamento. Não criaria um novo objeto, só modificaria o objeto que acertasse. Claro, isso se você não quizer que a bala continue existindo. Flws
Goodbye
Para programar a colisão da bala com a nave crie um evente de colisão entre os dois (lembre de colocar isso na bala ou asteroide) e coloque:
if sprite=bala then
{sprite = esplosão}
E depois um evento para destruir o objeto quando acabasse a animação da explosão.
Não lembro se o codigo é exatamente esse, mas é nessa linha de pensamento. Não criaria um novo objeto, só modificaria o objeto que acertasse. Claro, isso se você não quizer que a bala continue existindo. Flws
Goodbye
Naut2006- Data de inscrição : 11/08/2009
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Re: Criando à partir do ponto de colisão.
Hum, certo...
É simples mesmo, eu já fiz esse eskema algumas vezes mas esqueci que dava
pra aplicar nisso tmbm...
Valew!
É simples mesmo, eu já fiz esse eskema algumas vezes mas esqueci que dava
pra aplicar nisso tmbm...
Valew!
Gordyne- Data de inscrição : 22/07/2009
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Re: Criando à partir do ponto de colisão.
eu sei como fase isso con efeito de explosao fica muito massa que que eu te encine?
André Gustavo- Data de inscrição : 16/06/2009
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