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mudar de arma com a mesma tecla

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Mensagem por Convidad Seg 10 Ago 2009, 19:34

oi pessoal preciso de uma ajudinha
como faço para com a mesma tecla mudar de arma
e quando chegar á ultima arma voltar á primeira

dese ja agradeço a ajuda obrigado
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Mensagem por Natch Seg 10 Ago 2009, 21:41

imaginemos que temos a variável arma, quando =1 é uma pistola =2 é uma metralhadora e =3 uma granada

ao pressionar a tecla coloca o seguinte código
Código:
if arma=1
{
arma=2;
}
else
}
if arma=2;
{
arma=3
}
else
}
if arma=3
{
arma=1
}
}}

não testei mas acho que isso deve ajudar-te a resolver o teu problema...
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Mensagem por ze1 Qua 12 Ago 2009, 14:22

Acho mais prático o seguinte:

Código:

global.maxarmas = 5  // a quantidade de armas que o personagem pode usar.

//ao pressionar uma tecla, o seguinte código é executado:
arma +=1
arma = arma mod global.maxarmas


Neste caso, as armas que o personagem pode usar vai de uma arma a partir de 0 até global.maxarmas-1. Ou seja, vou usar o exemplo que o Natch deu e supor que o personagem pode usar uma pistola, uma metralhadora e uma granada. No meu exemplo, global.maxarmas = 3. Quando arma=0, o personagem estará usando a pistora. Quando arma=1, estará usando uma metralhadora. E quando arma=2, o personagem usará a granada.

Abraços.
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Mensagem por Naut2006 Qua 12 Ago 2009, 14:33

Faltou completar uma coisa:

Código:

//todo o codigo que você disse ali em cima
if arma >= global.maxarmas {arma = 0}

Isso fará com que volte para a primeira arma dele.

PS: Não tenho certeza se o sinal para " igual ou maior" é aquele ">=" mesmo

Goodbye Happy
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Mensagem por ze1 Qua 12 Ago 2009, 14:38

Código:
if arma >= global.maxarmas {arma = 0}

O operador mod faz isso sem precisar de um if. =)
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Mensagem por Naut2006 Qua 12 Ago 2009, 14:42

Como assim operador mod? Disso eu num sei não :/

Po, to mesmo enferrujado em GM XD

Goodbye Happy
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Mensagem por ze1 Qua 12 Ago 2009, 14:51

O operador mod é o operador módulo. =)
Ele retorna o resto de uma divisão. Vamos supor o caso das armas do nosso amigo que criou o tópico.

arma = arma mod global.maxarmas

Quando global.maxarmas for 3 e a arma=2, o operador mod irá retornar 2, pois o resto da divisão de 2 por 3 é 2. =)

Se arma=3, o operador mod irá retornar 0, pois o resultado da divisão de 3 por 3 é 0.

Se arma=4 (o que nunca vai acontecer no código que postei, mas só tô dando o exemplo), mod irá retornar 1.

E assim vai. =)

Abraços.
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Mensagem por Naut2006 Qua 12 Ago 2009, 14:56

Aaaa taa. Poxa, b]vi isso a um mes num livro de logica de programaçao e já esqueci.

Bom, mas agora chega de off né

Goodbye Happy
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