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Super Mario Beta 0.12

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Mensagem por Janx Dom 09 Ago 2009, 15:30

Olá, estou aprendendo a fazer jogos em c++, e comecei meu primeiro jogo usando a SDL algumas semanas atraz...
É um fãgame do super mario world!

Bom, o jogo ainda está no começo. Ainda presiso de ideias para o jogo.
Quem tiver pode falar =P

Para fazer os mapas eu uso um map editor, tambem em c++, que eu fiz para o jogo, nao vou disponibilizar o download do map editor. =/

Nome: Nao definido --> Quem tiver sugestoes!

Ferramenta: C++ (linguagem)

Versao: Beta 0.12

Genero: Plataforma

SS:
Super Mario Beta 0.12 Marioss4.th Super Mario Beta 0.12 Marioss3.th

Super Mario Beta 0.12 Marioss2.th Super Mario Beta 0.12 Marioss1.th

Download:
O jogo possui apenas 1.55mb
Versao Beta 0.12

Modificaçoes e Melhorias:
Versao Beta 0.12
Adicionado fundo da fase com Paralax Scrolling.
Arrumados alguns pequenos bugs do movimento do personagem e dos inimigos.
Adicionada habilidade de correr.
Feitas algumas alteraçoes no pulo do personagem.
Modificada a resoluçao da tela.
Agora é possivel alternar entre FullScreen e Window.

Comandos:
Z - corre
X - pula
Setas Direita e Esquerda - Movem o personagem
Seta para baixo - Personagem agacha
F4 - Alterna entre os modos de janela.

Comentem! Happy


Última edição por Janx em Qui 18 Mar 2010, 14:19, editado 4 vez(es)
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Mensagem por BrunoVX Dom 09 Ago 2009, 15:44

Parece estar lea, mais naoseriamais facil fazer no GM?
pra que ficar s matando pa fazer um simples movimento do mario em c++ se o GM vc faz ums movimentosa avnçados e otimso jogos de mario bem ais rapido?
esta fazendo isso pra ganahr esperiencian ao e?
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Mensagem por All-x Dom 09 Ago 2009, 15:48

Parece estar lea, mais naoseriamais facil fazer no GM?
pra que ficar s matando pa fazer um simples movimento do mario em c++ se o GM vc faz ums movimentosa avnçados e otimso jogos de mario bem ais rapido?
esta fazendo isso pra ganahr esperiencian ao e?

@Bruno VX

Se for SDK:

Se você ainda não sabe, o GM tem muitas limitações e pra quem vai fazer jogos 3D não é uma boa escolha. O SDK eu acho q é uns 500Mb, e é puro script, por isso o janx disse que criou um editor de room, pois, é muito dificil fazer tudo por código. E o GM tem códigos prontos e uma linguagem muito pesada. Enquanto o janx começa no SDK nós mau sabemos mexer no GM ainda, ele merece meus parabéns, pois, não é qualquer um que consegue.

@janx

SDL? num seria SDK?

OW! Ficou muito bom mesmo! Ta todo mundo largando o GM, 1º o Ramon agora você, mas não deixa o forúm não vlw? Coloca os comandos ai no tópico, ou é só as setas direcionais mesmo? É muito dificil fazer jogos com o SDK? Se for no SDK....

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Mensagem por BrunoVX Dom 09 Ago 2009, 16:06

off: o que e SDK?
Bom eu sei que o GM e imitado PAR FAZER JOGOS 3D, mais pra que perder temp ofazedo um simpels jogo d mario em c++, se da pra fazer um rapidinho e ocm otimso gaficos no GM? o gm nao e muito bo mem 3D, mais um jogode mario ele e bom sim, e da pra fazer um com otimso efeito de particulas graficos e etc, entao pra que migra pro c++ q vai levar horas so prafazer um inimigo se no gm vc faz o jogo todo em alguams horas?
e isso q disse Happy
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Mensagem por All-x Dom 09 Ago 2009, 16:12

SDK é uma programa da microsoft que serve para criar aplicativo, programas, jogos e etc...Esse Mario do janx é pra teste ele só esta treinando para desenvolver jogos profissionais (se não for, desculpe). Se o objetivo do janx for trabalhar com games esse é o caminho correto, pois nenhuma empresa vai aceitar um programador que só sabe mexer no GM (é minha opnião), pelo menos tem que mexer com flash, C ou C++. O janx esta apenas adiquirindo mais conhecimentos e em breve vamos ouvir falar muito dele ainda. Entendeu?

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Mensagem por Janx Dom 09 Ago 2009, 16:37

Nss legal, axei que ninguem ia comentar Happy

Bom cara, é SDL sim Happy
http://www.libsdl.org/download-1.2.php

Ai está o site Happy

Realmente, fazer um jogo do mario no GM pode ser muito mais facil, mas... Como o alex disse, para ser um programador de verdade, nao adianta saber so GML =P
Por isso estou aprendendo c++.
Estou fazendo um jogo do mario para aprender. Escolhi o mario pq é facil axar recursos para um jogo desses e que tambem nao é muito complicado.
O bom é que você pode sempre melhorar seu codigo e deixar o jogo ainda mais leve.
Sem falar que nao tem muitos problemas como no gm... Decompilers, talz
E o exe do jogo so tem 300kb, bem leve nao axam?

Em breve mais algumas atualizaçoes! Happy

Flww
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Mensagem por BrunoVX Dom 09 Ago 2009, 16:38

Noiosa, vc e otimista, Happy entende sim Happy
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Mensagem por Natch Dom 09 Ago 2009, 17:57

BrunoVX nem sempre o caminho mais fácil é a melhor opção...

se formos ver C/C++ é uma das melhore linguagens de programação, CML foi criado em grades linguagens como esses...
por isso aprendendo esse linguagens estas a aumentar a tu capacidade...

*não procura atalhos na vida enfrenta as dificuldades que serás um grande programador...
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Mensagem por Igor KinGamer Dom 09 Ago 2009, 18:46

Janx, qualquer som ou imagem do Mario que você não tiver, dá pra usar o emulador ZSNES pra pegar. Ele separa os 8 canais de som, dá pra ativar e desativá-los com as teclas F5-12. Quando você quiser pegar algum som, é só desativar os canais que estão tocando a música de fundo e usar algum programa como o Audacity.

Espero que isso sirva Happy
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Mensagem por mako182 Dom 09 Ago 2009, 19:00

ficou legal o game, ainda simples mas legal
mas qual é a real diferença da linguagem pascal para c++
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Mensagem por vinians Dom 09 Ago 2009, 19:22

A ai JanX blz?? Eu também gosto de programar em C/C++ criei até um site pra isso, veja minha assinatura. Ja usei a lib SDL, é uma lib muito boa. Atualmente eu uso Allegro que não acho que seja melhor que SDL é apenas questão de gosto. Você está no caminho certo, C++ e C são as linguagens mais usadas no mundo e embora seja mais dificil de fazer jogos no começo é muito legal vc poder criar seus proprios editores, pois o jogo fica bem mais seu, tudo é feito pelo programador. Isso da uma esperiência danada de boa. Bem, é isso ai! Boa Sorte!
Ah, so pra saber vc está usando lista encadeada de apontadores ou vetores? Eu geralemente uso lista com apontadores. T+
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Mensagem por Janx Ter 11 Ago 2009, 19:44

@mako182
Bom nao sei a diferença pq nunca usei pascal =/

Igor KinGamer
Vlw a sugestao... Se eu nao conseguir o som na net, eu vo fazer isso mesmo Happy

@Vinians
vinians escreveu:Ah, so pra saber vc está usando lista encadeada de apontadores ou vetores? Eu geralemente uso lista com apontadores. T+

Você quer dizer para os objetos?
Eu ainda nao tenho as manhas direito para fazer tipo a atualizaçao dos objetos, Mas estou aprendendo =P
Eu uso uma array de objetos que eu crio como global (unico jeito q axei até agora =P). Array de 1000 linhas +- =P
Dai quando crio um objeto eu mudo as configuraçoes dele no objeto da lista que nao está ativo, e intao ativo ele.

Mas para atualizar os objetos, eu nao atualizo todos, atualizo so os que estão ativos, que eu vejo por uma variavel.

Hãã, espero ter respondido a pergunta =P
Eu nao sei direito o nome das coisas ainda pq aprendi meio q sozinho... Quando você diz lista de apontadores, quer dizer isso que eu faço? Ou será q eu criei uma maneira nova? o.o
Isso é, se for oque vc ta perguntando =P

Bom, modifiquei mais algumas coisas no jogo, como o script para checar colisao, esse é mais rapido e eficiente que o antigo. =D
Mas nao vou postar o download pois nao irá fazer muita diferença, a nao ser que vc tenha um PC bem fraco q nao consiga rodar o jogo no fps maximo o.o

Flwww

EDIT:
Topico atualizado com uma nova versao do jogo! Happy
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Mensagem por vinians Ter 11 Ago 2009, 20:02

Janx, é permitido postar projetos de games em outras ferramentes que não o GM. Me parece que pelas regras isso não seria permitido. Gostaria de saber pois tambem faço alguns games em C e Pascal.
Vlw.
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Mensagem por Janx Ter 11 Ago 2009, 21:28

Sim pode postar os seus projetos sim Happy
Veja a descriçao da seçao:
Poste nessa galeria todos os seus projetos em andamento.

Sem problemas Happy
Mas, nao vao começar a perguntar coisas sobre outros programas/linguagens nas areas do GM ein!
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Mensagem por Natch Qua 12 Ago 2009, 09:33

mako182 a diferença do Pascal com o C/C++ é a seguinte:
podes comparar o C com o Pascal, porque Pascal é uma linguagem académica para aprender a programar, o C tb, mais C é muito melhor, pois o mais fácil que podes fazer com os dois é uma consola, enquanto que C++ pode já fazer aplicações com ambiente gráfico "janelas com botões etc..." isso não quer dizer que em C não fazes aplicações com ambiente gráfico, mas é muito complexo e da muito trabalho, enquanto que C++ "facilita" e poupas muitas linhas de código, que já vem por defeito "Visual C++"
______________________

Bom trabalho Janax, olha que percebo um pouco de C mas ainda não tive a coragem de tentar criar um jogo, lol
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Mensagem por PedroX Qua 12 Ago 2009, 10:26

e possivel compilar c++ em jar pra celular?

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Mensagem por CPinheiro Ter 18 Ago 2009, 18:53

Bah, baixei.

Cara, melhora esse movimento. O Mario está ridiculamente estranho. Você corre, pula, e se você para de apertar o botão, ele simplesmente para de se mexer como um robô. A mesma coisa correndo. Normalmente, ele perderia velocidade antes de parar totalmente.

O Level Design está feio. Uma fase curta demais e um tanto difícil por ser a primeira fase. O excesso de blocos deixou o jogo com uma aparência muito amadora também.

As tartarugas não estão mal programadas, mas não estão completas. Se você bater em um casco e deixar ele lá, você pode andar através dele, quando normalmente ele 'correria' quando nós o tocássemos. Quando ele (o casco) está em movimento, normalmente ele derruba outros cascos e monstros que encontrar pela frente. Neste caso, o casco apenas os atravessou.

Os gráficos... estão feios. Mas como é um remake de SMW (se eu não me engano rs, e os gráficos de SMW são feios) e você não é spriter, vou ignorar isso. A HUD (ou GUI, como preferir chamar) também está ruim. Ela SEMPRE fica feia quando está completamente em texto.

Bem, não tenho mais o que falar. É isso. Boa sorte na programação com C++ aí. Nunca cheguei a usá-la, mas todo mundo fala que ela é difícil, lulz. Bah, tanto faz pra mim, não pretendo usá-la.


Última edição por CPinheiro em Qua 19 Ago 2009, 16:46, editado 2 vez(es)
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Mensagem por vinians Ter 18 Ago 2009, 19:04

JanX, o jogo esta ótimo, a engine parece estar muito boaa, tudo funcionando direitinho. E como programador de C eu sei o quanto é dificil (pelo menos no começo), pois tudo é vc que tem que fazer.
Nota 10/10, C++ é fox parabéns!
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Mensagem por Janx Ter 18 Ago 2009, 19:14

CPinheiro escreveu:Bah, baixei.

Cara, melhora esse movimento. O Mario está ridiculamente estranho. Você corre, pula, e se você para de apertar o botão, ele simplesmente para de se mexer como um robô. A mesma coisa correndo. Normalmente, ele perderia velocidade antes de parar totalmente.

O Level Design está feio. Uma fase curta demais e um tanto difícil por ser a primeira fase. O excesso de blocos deixou o jogo com uma aparência muito amadora também.

As tartarugas não estão mal programadas, mas não estão completas. Se você bater em um casco e deixar ele lá, você pode andar através dele, quando normalmente ele 'correria' quando nós o tocássemos. Quando ele (o casco) está em movimento, normalmente ele derruba outros cascos e monstros que encontrar pela frente. Neste caso, o casco apenas os atravessou.

Os gráficos... estão feios. Mas como é um remake de SMW (se eu não me engano rs, e os gráficos de SMW são feios) e você não é spriter, vou ignorar isso. A HUD (ou GUI, como preferir chamar) também está ruim. Ela SEMPRE fica feia quando está completamente em texto.

Bem, não tenho mais o que falar. É isso. Boa sorte na programação aí.

Hã, eu tenho certeza de que fiz ele desacelerar, mas dai eu axei q tava mto lento e mudei o valor sem testar =P Dai ficou rapido demais! XD
ups..

O lvl é so de teste, ele nem tem as plantinha decorando ainda! =P
Pra quem jogou a primeira versao, essa fase é diferente pq eu puis outras coisas e queria testar dai tive que fazer uma fase nova pra teste =P
É pequena pq eu queria testar os negosiu de passar de fase Happy

Até onde eu lembro, no jogo original, se você andar no casco ele nao se mexe... E ele mata as tartarugas quando bate nelas sim! SE ELE ESTIVER EM MOVIMENTO É CLARO.

Os graficos sao iguais do jogo original, eu nao axo eles feios, sao simples mas muito bem feitos!
A hud eu nao fiz como no original pq eu nao lembro como era XDDD
Essa é apenas o beta 0.12, ou seja o jogo ainda está no começo e falta muita coisa ainda.


vinians escreveu:JanX, o jogo esta ótimo, a engine parece estar muito boaa, tudo funcionando direitinho. E como programador de C eu sei o quanto é dificil (pelo menos no começo), pois tudo é vc que tem que fazer.
Nota 10/10, C++ é fox parabéns!

Hehehe vlw! Happy
Bem complicado mesmo foi fazer o paralax do fundo sem que ele desenhase as partes que nao estavam na tela e que elas ainda se movessem... Consegui, pelomenos parece que nao tem nenhum problema o.o

flwss
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Mensagem por Hélio Qua 19 Ago 2009, 15:36

O jogo está ótimo ! sério!
Mas notei alguns "bugs" durante a minha partida
Por exemplo:


Quando você entra no checkpoint e morre, você nasce de baixo do chão e não dentro do checkpoint( Nada que atrapalhe ).
E também você esqueceu de um detalhe,quando pegamos o checkpoint, o Mario fica grande.

Mas nada disse atrapalha, o seu jogo está ótimo! parabéns!

--edit--
Estava jogando agora mesmo e notei outro bug, eu pisei em um koppa e sai um casco, mas o koppa não entrou para dentro, como se nascesse outro casco.
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