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Inimigo ataca até por trás! >:(

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Mensagem por Cerf Dom 26 Nov 2023, 10:52

Bom, venho tentando criar um sistema onde o inimigo segue o jogador a uma certa distância, mas essa distância é arredondada para positivo (sempre) o que faz com que ele ataque até por trás!

Eu sei qual é o problema, mas não sei como resolver, vocês podem me ajudar? Muito obrigado

//código em script (executado no evento step)
Código:
if instance_exists(obj_player){
        sprite_index = spr_SkeletonRun
        
        if abs(obj_player.x-x) > 25{
        var dir = sign(obj_player.x-x+25)
        hspd = dir*spd
        }else{
            if obj_player.y=y{
            image_index = 0
            image_index = 0
            state = SkeletonStateAttack
            }
        }
        
    }

oque está ocorrendo:

Inimigo ataca até por trás! >:( Attack11
Cerf
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Mensagem por aminaro Seg 27 Nov 2023, 11:40

Iai blz?

Tenta colocar essa variavel no state de ataque, creio que possa da certo.

Código:
image_xscale = sign(obj_player.x-x)

ou

Código:
image_xscale = sign(x-obj_player.x)
aminaro
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Mensagem por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

1 - Não vi, no seu código, o que faz o inimigo se virar pro jogador. Deve estar no estado SkeletonStateAttack. Mostre o estado pra gente, por favor? A dica do aminaro pode ser certeira.
2 - Você repetiu a linha "image_index = 0", não entendi o motivo disso. Talvez possa eliminar uma das linhas.
3 - Embora o "+ 25" não seja necessariamente um problema, já que você garantiu que a distância é maior que 25, pelo meu entendimento, o "sign" torna ele desnecessário. "dir" será 1 quando o jogador estiver à direita do esqueleto e -1, quando estiver à esquerda (numa distância maior que 25, claro, mas porque essa verificação só acontece dentro do "if")
4 - O que acontece quando a distância é menor que 25 e a altura em y é diferente? Na minha leitura, o esqueleto continua correndo, possibilitando um ataque bem de perto, no momento em que os valores de "y" se igualarem. Isso está ok pro seu jogo?
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