Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por vinians Qui 25 Jul 2024, 21:01
» Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
» Servidor de Discord do fórum?
por Super Games Sáb 18 maio 2024, 01:27
» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentro
por Rukasu777 Qui 16 maio 2024, 18:10
» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
[Resolvido]Erro na máquina de estados
3 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido]Erro na máquina de estados
Eu estou tentando fazer uma maquina de estados em um projeto para o inimigo, então quando eu fiz o estado "perseguindo", para o inimigo perseguir o player, simplesmente quando coloco o break no final do código, como é comum, o inimigo, quando detecta o player, vira outro objeto e fica preso no chão, o código funciona apenas quando se coloca o break no lugar errado. Segue o código do estado "perseguindo".
- Código:
case "perseguindo" :{
if (sprite_index != spr_esqueleto_andando){
sprite_index = 0;
}
var _range = 150;
var _linha = collision_line(x, y, obj_player.x, obj_player.y, obj_block, false, false);
var vir = sign (obj_player.x - x);
velh = vir * 2;
if(_linha){
estado = "parado";
timerestado = 0;
break; //BREAK NO LUGAR ERRADO
}
break; //QUANDO ESTÁ AQUI, DÁ O ERRO
}
Última edição por igogi em Ter 21 Nov 2023, 15:36, editado 1 vez(es)
igogi- Games Ranking :
Data de inscrição : 21/11/2023
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1
Prêmios :x 0
x 0
x 0
x 0
x 0
x 0
x 0
x 0
x 0
Re: [Resolvido]Erro na máquina de estados
Só pelo trecho de código postado, não vejo problema que causaria o comportamento dito.
Uma coisa que acho que tu não precisa colocar, é a chaves logo após iniciar o case, podendo simplesmente acabar esse case com o break;
Uma coisa que acho que tu não precisa colocar, é a chaves logo após iniciar o case, podendo simplesmente acabar esse case com o break;
- Código:
case "perseguindo" : ... ... break;
Re: [Resolvido]Erro na máquina de estados
Acredito que como o amigo @theguitarmester disse você não deve usar essas chaves dentro do switch, pode ser que aquela ultima chave esteja dando problema, ficando assim seu código:
Uma coisa que não tem nada há ver com sua dúvida, mas que é uma boa prática é você usar constantes para controlar os estados ao em vez de strings, as strings podem confundir, pois não tem o autocompletar e são muito lentas para o GameMaker interpretar.
Você pode definir constantes da seguinte forma:
As constantes devem ser iniciadas apenas uma vez no início do game ou do objeto que vai usa-las.
Você também pode usar constantes do tipo ENUM da seguinte forma:
Aqui você encontra mais informações sobre constantes: CONSTANTES
Qualquer dúvida estou à disposição, abraços!
- Código:
case "perseguindo" :
if (sprite_index != spr_esqueleto_andando){
sprite_index = 0;
}
var _range = 150;
var _linha = collision_line(x, y, obj_player.x, obj_player.y, obj_block, false, false);
var vir = sign (obj_player.x - x);
velh = vir * 2;
if(_linha){
estado = "parado";
timerestado = 0;
}
break; //QUANDO ESTÁ AQUI, DÁ O ERRO
Uma coisa que não tem nada há ver com sua dúvida, mas que é uma boa prática é você usar constantes para controlar os estados ao em vez de strings, as strings podem confundir, pois não tem o autocompletar e são muito lentas para o GameMaker interpretar.
Você pode definir constantes da seguinte forma:
- Código:
#macro PARADO 0
#macro ANDANDO 1
#macro CORRENDO 2
// e no switch ficaria assim:
case PARADO :
// ...
break;
case ANDANDO:
// ...
break;
//etc
As constantes devem ser iniciadas apenas uma vez no início do game ou do objeto que vai usa-las.
Você também pode usar constantes do tipo ENUM da seguinte forma:
- Código:
enum state
{
PARADO,
ANDANDO
// etc...
}
// e no switch ficaria assim:
case state.PARADO :
// ...
break;
case state.ANDANDO:
// ...
break;
//etc
Aqui você encontra mais informações sobre constantes: CONSTANTES
Qualquer dúvida estou à disposição, abraços!
GabrielXavier- Games Ranking :
Notas recebidas : A
Data de inscrição : 25/02/2012
Reputação : 45
Número de Mensagens : 403
Prêmios :x 0
x 1
x 0
x 0
x 1
x 1
x 0
x 0
x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
theguitarmester gosta desta mensagem
![-](https://2img.net/i/empty.gif)
» duvida maquina de estados
» Erro somente em algumas máquina - Unexpected error...
» [Resolvido]MEF - duvida sobre estados
» Movimentação com máquina de estados finitos
» duvida sobre maquina de estados
» Erro somente em algumas máquina - Unexpected error...
» [Resolvido]MEF - duvida sobre estados
» Movimentação com máquina de estados finitos
» duvida sobre maquina de estados
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|