Entrar
Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por elapor aminaro Ontem à(s) 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
Mecânica puzzle
2 participantes
Página 1 de 1
Mecânica puzzle
Olá galera, sou iniciante e preciso de ajuda. Estou criando um jogo de plataforma e puzzle e queria criar a seguinte mecânica: Eu quero criar um bloco, que quando o player sobe nele faz com que outros blocos apareçam em locais pré-definidos. Uma mecânica parecida com a de Evan's Remains. Alguma ideia?
Davy- Data de inscrição : 01/10/2023
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Mecânica puzzle
Você pode checar na colisão do objPlayer com o objBloco se o x e y do player está dentro de uma área específica, se a colisão só for importante por cima do bloco, por exemplo, durante a colisão você pode verificar se o y do player é menor do que o Y do bloco, oque significa que o player deve estar acima do bloco.
Para gerenciar qual bloco aparece ou não depende de muitos fatores, de como vai ser o mapa ou como vai ser a gameplay, por exemplo.
Dependendo de como for, na colisão com do player com o bloco você poderia verificar qual obj_bloco é o mais próximo (exceto o que você esta em contato) e ativá-lo, mas isso depende do projeto em si.
Ou você pode ter uma matriz com informações sobre todos os blocos que terão na sala e usar um objeto controlador para controlar isso.
Por exemplo:
Dessa forma você tem controle total sobre os blocos, fica complexo adicionar o X e Y e as informações de cada bloco manualmente, mas é apenas o esboço de como pode ser implementada uma lógica para isso, conforme o projeto da para automatizar parte disso e deixa mais dinâmico o gerenciamento dos blocos.
Você pode pode exemplo, criar o mapa e colocar todos os objBloco no mapa, e no create desse objBloco você colocar um código para adicionar as próprias informações dele no array de blocos do objControlaBlocos, assim informações como X e Y seriam mais facilmente gerenciadas, e após adicionar as informações no array do objControlBlocos o objBloco poderia se autodestruir...
Da para fazer de muitas formas, varia conforme as necessidades específicas do seu projeto
Para gerenciar qual bloco aparece ou não depende de muitos fatores, de como vai ser o mapa ou como vai ser a gameplay, por exemplo.
Dependendo de como for, na colisão com do player com o bloco você poderia verificar qual obj_bloco é o mais próximo (exceto o que você esta em contato) e ativá-lo, mas isso depende do projeto em si.
Ou você pode ter uma matriz com informações sobre todos os blocos que terão na sala e usar um objeto controlador para controlar isso.
Por exemplo:
- Código:
// No create do objControlaBlocos
bloco[0] = {
bStatus: false, // Indica se bloco esta ativo ou nao
bX: 10, // Posição X do bloco
bY: 10, // Posição Y do bloco
bObjeto: objBloco1, // Objeto que do bloco
bInstance: -1 // Instancia do objBloco criado
}
//Ainda no create do objControlaBlocos
createBloco = function(indice){
// Verifica se o objeto ainda não foi criado, para não correr risco de cria-lo 2 vezes
if (!bloco[@ indice].bStatus){
var bX = bloco[@ incice].bX;
var bY = bloco[@ incice].bY;
var bloco = bloco[incice].bObjeto;
bloco[@ indice].bInstance = instance_create_layer(bX , bY , "Instances", bloco);
bloco[@].bStatus = true;
}
}
// Função para destruir bloco
deleteBloco = function(indice){
var inst = bloco[@ indice].bInstance;
if (instance_exists(inst)) instance_destroy(inst);
bloco[@ indice].bStatus) = false;
}
// Na colisão do objeto player com o objeto bloco, ou em outro evento que for disparar a criação de um bloco voce chama
if (instance_exists(objControlaBlocos)) objControlaBlocos.createBloco(0);
Dessa forma você tem controle total sobre os blocos, fica complexo adicionar o X e Y e as informações de cada bloco manualmente, mas é apenas o esboço de como pode ser implementada uma lógica para isso, conforme o projeto da para automatizar parte disso e deixa mais dinâmico o gerenciamento dos blocos.
Você pode pode exemplo, criar o mapa e colocar todos os objBloco no mapa, e no create desse objBloco você colocar um código para adicionar as próprias informações dele no array de blocos do objControlaBlocos, assim informações como X e Y seriam mais facilmente gerenciadas, e após adicionar as informações no array do objControlBlocos o objBloco poderia se autodestruir...
Da para fazer de muitas formas, varia conforme as necessidades específicas do seu projeto
GabrielXavier- Games Ranking :
Notas recebidas : A
Data de inscrição : 25/02/2012
Reputação : 40
Número de Mensagens : 399
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 1 x 1
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
Tópicos semelhantes
» Documentário "A Mecânica do Jogo"
» Mecanica basica para JOGO DE PLATAFORMA
» [GM8 - Puzzle] The One
» Interact Puzzle
» ReverseME - Puzzle
» Mecanica basica para JOGO DE PLATAFORMA
» [GM8 - Puzzle] The One
» Interact Puzzle
» ReverseME - Puzzle
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos