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Mecânica puzzle
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Mecânica puzzle
Olá galera, sou iniciante e preciso de ajuda. Estou criando um jogo de plataforma e puzzle e queria criar a seguinte mecânica: Eu quero criar um bloco, que quando o player sobe nele faz com que outros blocos apareçam em locais pré-definidos. Uma mecânica parecida com a de Evan's Remains. Alguma ideia?
Davy- Data de inscrição : 01/10/2023
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Re: Mecânica puzzle
Você pode checar na colisão do objPlayer com o objBloco se o x e y do player está dentro de uma área específica, se a colisão só for importante por cima do bloco, por exemplo, durante a colisão você pode verificar se o y do player é menor do que o Y do bloco, oque significa que o player deve estar acima do bloco.
Para gerenciar qual bloco aparece ou não depende de muitos fatores, de como vai ser o mapa ou como vai ser a gameplay, por exemplo.
Dependendo de como for, na colisão com do player com o bloco você poderia verificar qual obj_bloco é o mais próximo (exceto o que você esta em contato) e ativá-lo, mas isso depende do projeto em si.
Ou você pode ter uma matriz com informações sobre todos os blocos que terão na sala e usar um objeto controlador para controlar isso.
Por exemplo:
Dessa forma você tem controle total sobre os blocos, fica complexo adicionar o X e Y e as informações de cada bloco manualmente, mas é apenas o esboço de como pode ser implementada uma lógica para isso, conforme o projeto da para automatizar parte disso e deixa mais dinâmico o gerenciamento dos blocos.
Você pode pode exemplo, criar o mapa e colocar todos os objBloco no mapa, e no create desse objBloco você colocar um código para adicionar as próprias informações dele no array de blocos do objControlaBlocos, assim informações como X e Y seriam mais facilmente gerenciadas, e após adicionar as informações no array do objControlBlocos o objBloco poderia se autodestruir...
Da para fazer de muitas formas, varia conforme as necessidades específicas do seu projeto
Para gerenciar qual bloco aparece ou não depende de muitos fatores, de como vai ser o mapa ou como vai ser a gameplay, por exemplo.
Dependendo de como for, na colisão com do player com o bloco você poderia verificar qual obj_bloco é o mais próximo (exceto o que você esta em contato) e ativá-lo, mas isso depende do projeto em si.
Ou você pode ter uma matriz com informações sobre todos os blocos que terão na sala e usar um objeto controlador para controlar isso.
Por exemplo:
- Código:
// No create do objControlaBlocos
bloco[0] = {
bStatus: false, // Indica se bloco esta ativo ou nao
bX: 10, // Posição X do bloco
bY: 10, // Posição Y do bloco
bObjeto: objBloco1, // Objeto que do bloco
bInstance: -1 // Instancia do objBloco criado
}
//Ainda no create do objControlaBlocos
createBloco = function(indice){
// Verifica se o objeto ainda não foi criado, para não correr risco de cria-lo 2 vezes
if (!bloco[@ indice].bStatus){
var bX = bloco[@ incice].bX;
var bY = bloco[@ incice].bY;
var bloco = bloco[incice].bObjeto;
bloco[@ indice].bInstance = instance_create_layer(bX , bY , "Instances", bloco);
bloco[@].bStatus = true;
}
}
// Função para destruir bloco
deleteBloco = function(indice){
var inst = bloco[@ indice].bInstance;
if (instance_exists(inst)) instance_destroy(inst);
bloco[@ indice].bStatus) = false;
}
// Na colisão do objeto player com o objeto bloco, ou em outro evento que for disparar a criação de um bloco voce chama
if (instance_exists(objControlaBlocos)) objControlaBlocos.createBloco(0);
Dessa forma você tem controle total sobre os blocos, fica complexo adicionar o X e Y e as informações de cada bloco manualmente, mas é apenas o esboço de como pode ser implementada uma lógica para isso, conforme o projeto da para automatizar parte disso e deixa mais dinâmico o gerenciamento dos blocos.
Você pode pode exemplo, criar o mapa e colocar todos os objBloco no mapa, e no create desse objBloco você colocar um código para adicionar as próprias informações dele no array de blocos do objControlaBlocos, assim informações como X e Y seriam mais facilmente gerenciadas, e após adicionar as informações no array do objControlBlocos o objBloco poderia se autodestruir...
Da para fazer de muitas formas, varia conforme as necessidades específicas do seu projeto
GabrielXavier- Games Ranking :
Notas recebidas : A
Data de inscrição : 25/02/2012
Reputação : 45
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Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
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