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Mudança de States do Player

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Mudança de States do Player Empty Mudança de States do Player

Mensagem por NewEl Sáb 20 maio 2023, 11:31

mudança de estados do player em um top down shooter

estou começando a usar o gamemaker para criar um projeto de top down shooter, mas ainda não sei como fazer uma mudança de states. O player possui esse state:

Código:

function Scr_char_step(){
//
var _xx =right - left;
var _yy = down - up;

if _xx != 0 or _yy != 0 {
dir = point_direction(x, y, x + _xx, y + _yy);
hspd = lengthdir_x(spd, dir);
vspd = lengthdir_y(spd, dir);

if place_meeting(x+ hspd, y, Obj_wall) {
while !place_meeting (x+sign(hspd),y,Obj_wall){
 x += sign (hspd);
 }
 hspd = 0;}
x += hspd

if place_meeting(x, y + vspd, Obj_wall){
while !place_meeting(x, y + sign (vspd), Obj_wall) {
y += sign(vspd);}
vspd = 0;}
y += vspd
sprite_index = Spr_char_step1
}else{
sprite_index = Spr_char_idle
}

 
image_angle = dir;
}
Esse estado está sendo executado normalmente no obj_player. Mas como faço para interromper esse state e executar um state de soco criando um script separado para isso?
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Mudança de States do Player Empty Re: Mudança de States do Player

Mensagem por Fabião Sex 26 maio 2023, 14:39

if place_meeting(x, y + vspd, Obj_wall){
while !place_meeting(x, y + sign (vspd), Obj_wall) {
y += sign(vspd);}
vspd = 0;}
y += vspd
sprite_index = Spr_char_step1
}else{
sprite_index = Spr_char_idle
}

sprite_index = Spr_char_step1 -->> sprite do player andando
o que seria este "spr_char_idle" ...parado!


primeiramente, você deve saber o que está sendo feito no código.

um exemplo mais simples de fazer

você terá que criar uma variável que controle os estados do player.
exemplo:
global.player _estado = "parado";


Ao aperta a tecla de ataque exemplo "X" vai para o estado global.player _estado = "atacando"

if global.player _estado = "andando"
{
 //código do player andando
  //movimentação,
 //"sprite_player_andando"
}

if global.player _estado = "atacando"
{
 //código do player atacando
// movimentação,
//"sprite_player_atacando"

}
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