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PLAYER NÃO MOVIMENTA
3 participantes
Página 1 de 1
PLAYER NÃO MOVIMENTA
OLÁ PESSOAL, SOU NOVO AQUI NO FORUM E INICIANTE NA CRIAÇÃO DE JOGOS USANDO O GAMEMAKER. ESTOU USANDO UM CODIGO DE MOVIMENTAÇÃO, MAS QUE SÓ ESTA FUNCIONANDO APÓS O PERSONAGEM PULAR, ABAIXO DEIXAREI OS CÓDIGOS USADOS.
obs: TAMBÉM GOSTARIA QUE O PERSONAGEM FICASSE VIRADO PARA A ULTIMA DIREÇÃO QUE ANDOU/PULOU.
CREATE
direita=0;
esquerda=0;
cima=0;
gravidade=0.5;
hveloc=0;
vveloc=0;
veloc=4;
STEP
direita = keyboard_check(ord("D"));
esquerda = keyboard_check(ord("A"));
cima = keyboard_check_pressed(ord("W"));
hveloc = (direita - esquerda) * veloc;
on_ground = false;
if (hveloc != 0) {
sprite_index = spr_player_andando;
image_xscale = sign(hveloc);
} else {
sprite_index = spr_player_parado;
image_xscale = 1;
}
if (!place_meeting(x, y + 1, obj_wall)){
vveloc += gravidade;
on_ground = false;
}
else {
on_ground = true;
}
if (cima and on_ground) {
vveloc = -9;
}
if (place_meeting(x + hveloc, y, obj_wall)){
while (!place_meeting(x + sign(hveloc), y, obj_wall)){
x += sign(hveloc);
}
hveloc = 0;
}
x += hveloc;
if (place_meeting(x,y+vveloc,obj_wall)) {
while (!place_meeting(x,y+sign(vveloc),obj_wall)) {
y+=sign(vveloc);
}
vveloc=0;
}
y+=vveloc;
obs: TAMBÉM GOSTARIA QUE O PERSONAGEM FICASSE VIRADO PARA A ULTIMA DIREÇÃO QUE ANDOU/PULOU.
CREATE
direita=0;
esquerda=0;
cima=0;
gravidade=0.5;
hveloc=0;
vveloc=0;
veloc=4;
STEP
direita = keyboard_check(ord("D"));
esquerda = keyboard_check(ord("A"));
cima = keyboard_check_pressed(ord("W"));
hveloc = (direita - esquerda) * veloc;
on_ground = false;
if (hveloc != 0) {
sprite_index = spr_player_andando;
image_xscale = sign(hveloc);
} else {
sprite_index = spr_player_parado;
image_xscale = 1;
}
if (!place_meeting(x, y + 1, obj_wall)){
vveloc += gravidade;
on_ground = false;
}
else {
on_ground = true;
}
if (cima and on_ground) {
vveloc = -9;
}
if (place_meeting(x + hveloc, y, obj_wall)){
while (!place_meeting(x + sign(hveloc), y, obj_wall)){
x += sign(hveloc);
}
hveloc = 0;
}
x += hveloc;
if (place_meeting(x,y+vveloc,obj_wall)) {
while (!place_meeting(x,y+sign(vveloc),obj_wall)) {
y+=sign(vveloc);
}
vveloc=0;
}
y+=vveloc;
ruan777- Games Ranking :
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Re: PLAYER NÃO MOVIMENTA
Tenho a impressão que ele o player está sendo criado sobre um obj_wall. Aí, só depois de pular ele vai evitar essa colisão.
Seu image_xscale está definido para ser 1, se hvloc for diferente de zero. Acredito que pro player ficar virado pra última direção, basta eliminar essa linha.
Seu image_xscale está definido para ser 1, se hvloc for diferente de zero. Acredito que pro player ficar virado pra última direção, basta eliminar essa linha.
saim- Games Ranking :
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Re: PLAYER NÃO MOVIMENTA
Parece que o problema está relacionado à movimentação do personagem.
Aqui estão algumas sugestões para resolver o problema:
Você criou os objetos corretamente no GameMaker e atribuíu os sprites e eventos adequados aos objetos do personagem e das parede?
No evento Create do objeto do personagem, adicione a seguinte linha de código:
image_xscale = 1;
Essa linha define a escala horizontal da imagem do personagem como 1 (sem espelhamento) por padrão.
Para garantir que o personagem fique virado para a última direção em que andou ou pulou, você precisa armazenar a direção atual em uma variável. No evento Step do objeto do personagem, modifique a parte do código onde a imagem_xscale é definida.
Substitua a linha:
image_xscale = sign(hveloc);
por:
if (hveloc != 0)
{
image_xscale = sign(hveloc);
}
Isso pode garantir que o personagem só vire se estiver realmente se movendo.
Verifique se o sprite "spr_player_andando" e o sprite "spr_player_parado" foram definidos corretamente para os objetos do personagem.
Dê também uma olhada nos objetos das paredes, que estejam definidos corretamente e que os sprites e colisões estejam configurados adequadamente.
Depois de fazer essas alterações, teste o jogo novamente e dê uma olhada se o problema foi resolvido. Se ainda estiver enfrentando dificuldades, traga mais informações sobre o problema específico que está ocorrendo e tentarei ajudar da melhor maneira possível.
Aqui estão algumas sugestões para resolver o problema:
Você criou os objetos corretamente no GameMaker e atribuíu os sprites e eventos adequados aos objetos do personagem e das parede?
No evento Create do objeto do personagem, adicione a seguinte linha de código:
image_xscale = 1;
Essa linha define a escala horizontal da imagem do personagem como 1 (sem espelhamento) por padrão.
Para garantir que o personagem fique virado para a última direção em que andou ou pulou, você precisa armazenar a direção atual em uma variável. No evento Step do objeto do personagem, modifique a parte do código onde a imagem_xscale é definida.
Substitua a linha:
image_xscale = sign(hveloc);
por:
if (hveloc != 0)
{
image_xscale = sign(hveloc);
}
Isso pode garantir que o personagem só vire se estiver realmente se movendo.
Verifique se o sprite "spr_player_andando" e o sprite "spr_player_parado" foram definidos corretamente para os objetos do personagem.
Dê também uma olhada nos objetos das paredes, que estejam definidos corretamente e que os sprites e colisões estejam configurados adequadamente.
Depois de fazer essas alterações, teste o jogo novamente e dê uma olhada se o problema foi resolvido. Se ainda estiver enfrentando dificuldades, traga mais informações sobre o problema específico que está ocorrendo e tentarei ajudar da melhor maneira possível.
WallaceOliva- Games Ranking :
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