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Script de colisão não funciona
3 participantes
Página 1 de 1
Script de colisão não funciona
Essas são as variáveis.
right = -1;
left = -1;
top = -1 ;
down = -1;
hspd = 0;
vspd = 0;
spd = 5;
E esse é o código de colisão.
#region Movimento e colisão
hspd = (right - left) * spd;
x += hspd;
vspd = (down - top) * spd;
y += vspd;
///////////////////////////////////////////////////
if place_meeting(x + hspd,y, obj_wall)
{
while !place_meeting(x + sign(hspd), y, obj_wall)
{
x += sign(hspd);
}
hspd = 0;
}
if place_meeting(x, y + vspd, obj_wall)
{
while !place_meeting(x, y + sign(vspd), obj_wall)
{
y += sign(vspd);
}
vspd = 0;
}
#endregion
Se alguém souber onde está o erro e puder ajudar, eu agradeço <3
right = -1;
left = -1;
top = -1 ;
down = -1;
hspd = 0;
vspd = 0;
spd = 5;
E esse é o código de colisão.
#region Movimento e colisão
hspd = (right - left) * spd;
x += hspd;
vspd = (down - top) * spd;
y += vspd;
///////////////////////////////////////////////////
if place_meeting(x + hspd,y, obj_wall)
{
while !place_meeting(x + sign(hspd), y, obj_wall)
{
x += sign(hspd);
}
hspd = 0;
}
if place_meeting(x, y + vspd, obj_wall)
{
while !place_meeting(x, y + sign(vspd), obj_wall)
{
y += sign(vspd);
}
vspd = 0;
}
#endregion
Se alguém souber onde está o erro e puder ajudar, eu agradeço <3
TrizaBrisa- Games Ranking :
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Re: Script de colisão não funciona
Bom dia TrizaBrisa!
Qual versão do Game Maker você está utilizando? Houve uma mudança no algaritimo de colisão do GML na ultima atualização, e scripts de colisão feitos por loop foram afetados. É necessario ativar o modo de compatibilidade para que volte a funcionar.
E uma dica, sempre que for upar codigo para consulta, use ferramentas como o pastbin para melhor leitura.
Qual versão do Game Maker você está utilizando? Houve uma mudança no algaritimo de colisão do GML na ultima atualização, e scripts de colisão feitos por loop foram afetados. É necessario ativar o modo de compatibilidade para que volte a funcionar.
E uma dica, sempre que for upar codigo para consulta, use ferramentas como o pastbin para melhor leitura.
MVPAndradr- Games Ranking :
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Re: Script de colisão não funciona
MVPAndradr escreveu:Bom dia TrizaBrisa!
Qual versão do Game Maker você está utilizando? Houve uma mudança no algaritimo de colisão do GML na ultima atualização, e scripts de colisão feitos por loop foram afetados. É necessario ativar o modo de compatibilidade para que volte a funcionar.
E uma dica, sempre que for upar codigo para consulta, use ferramentas como o pastbin para melhor leitura.
E como eu faço pra ativar o modo de compatibilidade para que volte a funcionar?
TrizaBrisa- Games Ranking :
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Re: Script de colisão não funciona
Olá, dei uma olhada no seu código, no geral ele deve funcionar bem, o único problema que encontrei, foi a ordem de execução de algumas coisas:
Quando você executa isso:
Você está movendo o personagem antes de checar pela colisão, você só quer mover o personagem depois de ter certeza que não há colisão, então, você precisa remover a parte onde altera o x e o y:
E executar isso após checar pela colisão, o código fica assim:
Isso deve resolver, se tiver alguma dúvida, pode ficar a vontade para perguntar
Quando você executa isso:
- Código:
hspd = (right - left) * spd;
x += hspd;
vspd = (down - top) * spd;
y += vspd;
Você está movendo o personagem antes de checar pela colisão, você só quer mover o personagem depois de ter certeza que não há colisão, então, você precisa remover a parte onde altera o x e o y:
- Código:
hspd = (right - left) * spd;
vspd = (down - top) * spd;
E executar isso após checar pela colisão, o código fica assim:
- Código:
hspd = (right - left) * spd;
vspd = (down - top) * spd;
///////////////////////////////////////////////////
if place_meeting(x + hspd,y, obj_wall) // Se for colidir
{
while !place_meeting(x + sign(hspd), y, obj_wall)
{
x += sign(hspd); // Vai se aproximar da wall até não conseguir mais
}
hspd = 0; // E não move mais nessa direção
}
x += hspd;
if place_meeting(x, y + vspd, obj_wall) // Se for colidir
{
while !place_meeting(x, y + sign(vspd), obj_wall)
{
y += sign(vspd); // Vai se aproximar da wall até não conseguir mais
}
vspd = 0; // E não move mais nessa direção
}
y += vspd;
Isso deve resolver, se tiver alguma dúvida, pode ficar a vontade para perguntar
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