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Script de colisão não funciona

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Script de colisão não funciona Empty Script de colisão não funciona

Mensagem por TrizaBrisa Ter 15 Fev 2022, 01:41

Essas são as variáveis.


right = -1;
left = -1;
top = -1 ;
down = -1;

hspd = 0;
vspd = 0;
spd = 5;

E esse é o código de colisão.

#region Movimento e colisão

hspd = (right - left) * spd;
x += hspd;

vspd = (down - top) * spd;
y += vspd;

///////////////////////////////////////////////////

if place_meeting(x + hspd,y, obj_wall)
{
  while !place_meeting(x + sign(hspd), y, obj_wall)
  {
   x += sign(hspd);
  }
  hspd = 0;
}


if place_meeting(x, y + vspd, obj_wall)
{
  while !place_meeting(x, y + sign(vspd), obj_wall)
  {
   y += sign(vspd);
  }
  vspd = 0;
}


#endregion

Se alguém souber onde está o erro e puder ajudar, eu agradeço <3
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Script de colisão não funciona Empty Re: Script de colisão não funciona

Mensagem por MVPAndradr Ter 15 Fev 2022, 09:22

Bom dia TrizaBrisa!

Qual versão do Game Maker você está utilizando? Houve uma mudança no algaritimo de colisão do GML na ultima atualização, e scripts de colisão feitos por loop foram afetados. É necessario ativar o modo de compatibilidade para que volte a funcionar.

E uma dica, sempre que for upar codigo para consulta, use ferramentas como o pastbin para melhor leitura.
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Mensagem por TrizaBrisa Ter 15 Fev 2022, 20:07

MVPAndradr escreveu:Bom dia TrizaBrisa!

Qual versão do Game Maker você está utilizando? Houve uma mudança no algaritimo de colisão do GML na ultima atualização, e scripts de colisão feitos por loop foram afetados. É necessario ativar o modo de compatibilidade para que volte a funcionar.

E uma dica, sempre que for upar codigo para consulta, use ferramentas como o pastbin para melhor leitura.

E como eu faço pra ativar o modo de compatibilidade para que volte a funcionar?
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Mensagem por Diemorth Sáb 26 Fev 2022, 12:48

Olá, dei uma olhada no seu código, no geral ele deve funcionar bem, o único problema que encontrei, foi a ordem de execução de algumas coisas:

Quando você executa isso:
Código:
hspd = (right - left) * spd;
x += hspd;

vspd = (down - top) * spd;
y += vspd;

Você está movendo o personagem antes de checar pela colisão, você só quer mover o personagem depois de ter certeza que não há colisão, então, você precisa remover a parte onde altera o x e o y:
Código:
hspd = (right - left) * spd;
vspd = (down - top) * spd;

E executar isso após checar pela colisão, o código fica assim:
Código:
hspd = (right - left) * spd;
vspd = (down - top) * spd;

///////////////////////////////////////////////////

if place_meeting(x + hspd,y, obj_wall) // Se for colidir
{
  while !place_meeting(x + sign(hspd), y, obj_wall)
  {
   x += sign(hspd); // Vai se aproximar da wall até não conseguir mais
  }
  hspd = 0; // E não move mais nessa direção
}
x += hspd;


if place_meeting(x, y + vspd, obj_wall) // Se for colidir
{
  while !place_meeting(x, y + sign(vspd), obj_wall)
  {
   y += sign(vspd); // Vai se aproximar da wall até não conseguir mais
  }
  vspd = 0; // E não move mais nessa direção
}
y += vspd;

Isso deve resolver, se tiver alguma dúvida, pode ficar a vontade para perguntar flw
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