GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Script de colisão não funciona

3 participantes

Ir para baixo

Script de colisão não funciona Empty Script de colisão não funciona

Mensagem por TrizaBrisa Ter 15 Fev 2022, 01:41

Essas são as variáveis.


right = -1;
left = -1;
top = -1 ;
down = -1;

hspd = 0;
vspd = 0;
spd = 5;

E esse é o código de colisão.

#region Movimento e colisão

hspd = (right - left) * spd;
x += hspd;

vspd = (down - top) * spd;
y += vspd;

///////////////////////////////////////////////////

if place_meeting(x + hspd,y, obj_wall)
{
  while !place_meeting(x + sign(hspd), y, obj_wall)
  {
   x += sign(hspd);
  }
  hspd = 0;
}


if place_meeting(x, y + vspd, obj_wall)
{
  while !place_meeting(x, y + sign(vspd), obj_wall)
  {
   y += sign(vspd);
  }
  vspd = 0;
}


#endregion

Se alguém souber onde está o erro e puder ajudar, eu agradeço <3
TrizaBrisa
TrizaBrisa

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 15/02/2022
Reputação : 0
Número de Mensagens : 2
Prêmios : Script de colisão não funciona Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

TrizaBrisa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Script de colisão não funciona Empty Re: Script de colisão não funciona

Mensagem por MVPAndradr Ter 15 Fev 2022, 09:22

Bom dia TrizaBrisa!

Qual versão do Game Maker você está utilizando? Houve uma mudança no algaritimo de colisão do GML na ultima atualização, e scripts de colisão feitos por loop foram afetados. É necessario ativar o modo de compatibilidade para que volte a funcionar.

E uma dica, sempre que for upar codigo para consulta, use ferramentas como o pastbin para melhor leitura.
MVPAndradr
MVPAndradr

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 15/02/2022
Reputação : 2
Número de Mensagens : 4
Prêmios : Script de colisão não funciona Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

TrizaBrisa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Script de colisão não funciona Empty Re: Script de colisão não funciona

Mensagem por TrizaBrisa Ter 15 Fev 2022, 20:07

MVPAndradr escreveu:Bom dia TrizaBrisa!

Qual versão do Game Maker você está utilizando? Houve uma mudança no algaritimo de colisão do GML na ultima atualização, e scripts de colisão feitos por loop foram afetados. É necessario ativar o modo de compatibilidade para que volte a funcionar.

E uma dica, sempre que for upar codigo para consulta, use ferramentas como o pastbin para melhor leitura.

E como eu faço pra ativar o modo de compatibilidade para que volte a funcionar?
TrizaBrisa
TrizaBrisa

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 15/02/2022
Reputação : 0
Número de Mensagens : 2
Prêmios : Script de colisão não funciona Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

TrizaBrisa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Script de colisão não funciona Empty Re: Script de colisão não funciona

Mensagem por Diemorth Sáb 26 Fev 2022, 12:48

Olá, dei uma olhada no seu código, no geral ele deve funcionar bem, o único problema que encontrei, foi a ordem de execução de algumas coisas:

Quando você executa isso:
Código:
hspd = (right - left) * spd;
x += hspd;

vspd = (down - top) * spd;
y += vspd;

Você está movendo o personagem antes de checar pela colisão, você só quer mover o personagem depois de ter certeza que não há colisão, então, você precisa remover a parte onde altera o x e o y:
Código:
hspd = (right - left) * spd;
vspd = (down - top) * spd;

E executar isso após checar pela colisão, o código fica assim:
Código:
hspd = (right - left) * spd;
vspd = (down - top) * spd;

///////////////////////////////////////////////////

if place_meeting(x + hspd,y, obj_wall) // Se for colidir
{
  while !place_meeting(x + sign(hspd), y, obj_wall)
  {
   x += sign(hspd); // Vai se aproximar da wall até não conseguir mais
  }
  hspd = 0; // E não move mais nessa direção
}
x += hspd;


if place_meeting(x, y + vspd, obj_wall) // Se for colidir
{
  while !place_meeting(x, y + sign(vspd), obj_wall)
  {
   y += sign(vspd); // Vai se aproximar da wall até não conseguir mais
  }
  vspd = 0; // E não move mais nessa direção
}
y += vspd;

Isso deve resolver, se tiver alguma dúvida, pode ficar a vontade para perguntar flw
Diemorth
Diemorth

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 26/01/2020
Reputação : 61
Número de Mensagens : 208
Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • Java
  • Web Tecnology
  • Unreal
  • Javascript
  • RPG Maker
  • C ou C++
  • Outros


https://diemorth.github.io/diemorth

TrizaBrisa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Script de colisão não funciona Empty Re: Script de colisão não funciona

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos