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[AJUDA] Movimentação similar ao de Tomb of the Mask

2 participantes

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[AJUDA] Movimentação similar ao de Tomb of the Mask Empty [AJUDA] Movimentação similar ao de Tomb of the Mask

Mensagem por Futon Dom 24 Out 2021, 19:17

- Eu estou tentando programar um jogo ao estilo do Tomb of the Mask e eu estou tendo problemas quanto a movimentação e a colisão
- No caso o código que eu fiz faz com que o personagem se movimente de forma muito liberta, quando era pra ser algo mais puxado para o do jogo antes citado, e o código de colisão que eu fiz não funciona.

- Parte do create dentro do obj_player:
Código:
hsp = 0;
vsp = 0;

- Parte do step dentro do obj_player:
Código:
///Inputs
movex = keyboard_check(vk_right) - keyboard_check(vk_left);
movey = keyboard_check(vk_down) - keyboard_check(vk_up);

///Velocidade vertical e horizontal
hsp = 4*movex
vsp = 4*movey
x += hsp
y += vsp

///Colisão
if place_meeting(x+sign(hsp),y,obj_chao){hsp = 0}
if place_meeting(x,y+sign(vsp),obj_chao){vsp = 0}
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[AJUDA] Movimentação similar ao de Tomb of the Mask Empty Re: [AJUDA] Movimentação similar ao de Tomb of the Mask

Mensagem por NPH Seg 25 Out 2021, 00:57

Futon escreveu: Parte do step dentro do obj_player:
Código:
//Inputs (nada errado aqui)
movex = keyboard_check(vk_right) - keyboard_check(vk_left);
movey = keyboard_check(vk_down) - keyboard_check(vk_up);

//Velocidade vertical e horizontal (nada errado aqui)
hsp = 4*movex;
vsp = 4*movey;

//estes estao no lugar errado e por isso a colisao (mesmo se o codigo abaixo estivesse correto) nao iria funcionar:
x += hsp;
y += vsp;
/*voce esta movendo em XY antes de verificar a colisao entre objetos*/

//Colisao (aqui falta algumas partes para funcionar corretamente)
if place_meeting(x+sign(hsp),y,obj_chao){hsp = 0;}
if place_meeting(x,y+sign(vsp),obj_chao){vsp = 0;}

Com essa informação posso lhe ajudar com a parte da colisão apenas:

Código:
//Inputs
movex = keyboard_check(vk_right) - keyboard_check(vk_left);
movey = keyboard_check(vk_down) - keyboard_check(vk_up);

//Velocidade vertical e horizontal
hsp = 4*movex;
vsp = 4*movey;

//Colisao horizontal
if place_meeting(x+hsp,y,obj_chao)
{
 while! place_meeting(x+sign(hsp),y,obj_chao)
 {
  x+=sign(hsp);
 }
 hsp = 0;
}
x+=hsp;
//Colisao vertical
if place_meeting(x,y+vsp,obj_chao)
{
 while! place_meeting(x,y+sign(vsp),obj_chao)
 {
  y+=sign(vsp);
 }
 vsp = 0;
}
y+=vsp;

Quanto a parte de criar um "Tomb of the mask", tem tanto tempo que não jogo esse jogo por passar raiva que não me recordo da movimentação do mesmo.
NPH
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