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Como que eu faço para fazer time rewind no gamemaker
2 participantes
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Como que eu faço para fazer time rewind no gamemaker
Quero saber como fazer o tempo voltar um pouco no jogo.
Exemplo: *Aperta a tecla "E"* e algumas coisas que aconteceram não aconteceram já que o tempo voltou.
Exemplo 2: O stand Mandom em steel ball run.
Exemplo: *Aperta a tecla "E"* e algumas coisas que aconteceram não aconteceram já que o tempo voltou.
Exemplo 2: O stand Mandom em steel ball run.
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Re: Como que eu faço para fazer time rewind no gamemaker
Esse sistema de rewind foi feito no último concurso do GM8 que teve aqui há não muito tempo atrás e foi usado em dois jogos, sendo um do TRFN e e outro que fiz com o Super Games.
O sistema é mais ou menos como um save state de um emulador. Nesse caso, você vai salvar o estado dos itens que você quer "reverter" numa Array e, na hora de "voltar no tempo", você vai ler ela ao contrário (do último ao primeiro índice) e restaurar o estado dos objetos a cada frame.
No caso do meu jogo, eu precisei salvar isto:
O estado do personagem é salvo a cada frame. Mas não recomendo salvar exatamente tudo, porque se lotar demais a Array o jogo consome muita memória e pode ficar mais lento. Eu só salvo um pedaço do que acontece, e a medida que o jogo vai rodando, os frames mais antigos vão sendo removidos. Outra alternativa também é pular alguns frames para economizar espaço.
Naturalmente, quanto mais elementos o jogo tiver, mais dados você vai ter que salvar.
E se o jogador coleta um item e quiser dar rewind... talvez dê para improvisar isso não destruindo nenhuma instância, ou então salvando onde o item foi destruído e depois recriando no momento do rewind. Mas sinceramente, nem eu sei como faria isso aí.
o/
O sistema é mais ou menos como um save state de um emulador. Nesse caso, você vai salvar o estado dos itens que você quer "reverter" numa Array e, na hora de "voltar no tempo", você vai ler ela ao contrário (do último ao primeiro índice) e restaurar o estado dos objetos a cada frame.
No caso do meu jogo, eu precisei salvar isto:
- Posições X e Y do personagem.
- O frame do sprite do personagem.
- A escala do personagem (para fazer ele olhar para os lados).
- Gravidade do personagem.
O estado do personagem é salvo a cada frame. Mas não recomendo salvar exatamente tudo, porque se lotar demais a Array o jogo consome muita memória e pode ficar mais lento. Eu só salvo um pedaço do que acontece, e a medida que o jogo vai rodando, os frames mais antigos vão sendo removidos. Outra alternativa também é pular alguns frames para economizar espaço.
Naturalmente, quanto mais elementos o jogo tiver, mais dados você vai ter que salvar.
E se o jogador coleta um item e quiser dar rewind... talvez dê para improvisar isso não destruindo nenhuma instância, ou então salvando onde o item foi destruído e depois recriando no momento do rewind. Mas sinceramente, nem eu sei como faria isso aí.
o/
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