GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Fazer um objeto se "reativar" sem perder seus dados

3 participantes

Ir para baixo

Fazer um objeto se "reativar" sem perder seus dados Empty Fazer um objeto se "reativar" sem perder seus dados

Mensagem por katisuke Sex 05 Fev 2021, 04:07

No jogo que estou desenvolvendo tem o "objHUD" que consiste em mostrar a vida e dinheiro do player.

Eu deixo ele como persistente para quando eu mudar de room ele continuar com os valores do player em questão. Porém se meu personagem morre a room é reiniciada, criando assim um novo HUD abaixo do antigo, ficando 2 HUDs sobrepostos.

Eu queria que de alguma maneira, o HUD do player que morreu se "redirecionasse" para o novo player que spawnou. Com isso eu não teria que criar um HUD novo toda vez que o player morresse e poderia deixar o mesmo persistente.

Mas ainda tem um detalhe, se conseguirmos fazer isso acima possível, o player não pode renascer com 0 de vida, ele teria que voltar com pelo menos 1 para se manter vivo e não gerar outro bug.

Eu usava muito o gamemaker a uns anos atrás e estou voltando recentemente na plataforma. Sou beeem fraco na programação em si, mas aprendi bastante desde que eu comecei.
Se puderem me ajudar com esse obstáculo que estou tendo aqui ficarei muito agradecido Very Happy
Se precisarem dos códigos para facilitar na resolução desse problema, só falar que eu envio aqui.


katisuke
katisuke

Data de inscrição : 05/03/2015
Reputação : 0
Número de Mensagens : 37
Prêmios : Fazer um objeto se "reativar" sem perder seus dados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um objeto se "reativar" sem perder seus dados Empty Re: Fazer um objeto se "reativar" sem perder seus dados

Mensagem por aminaro Sex 05 Fev 2021, 09:41

Poderia colocar o código do teu HUD ?
aminaro
aminaro

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 31/01/2014
Reputação : 71
Número de Mensagens : 162
Prêmios : Fazer um objeto se "reativar" sem perder seus dados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um objeto se "reativar" sem perder seus dados Empty Re: Fazer um objeto se "reativar" sem perder seus dados

Mensagem por katisuke Sex 05 Fev 2021, 16:27

Posso sim com certeza:

Create
Código:
/// @description Set variables
target = noone;
hp = 0;
max_hp = 0;
hp_flash = 0;
gold = 0;
gold_scale = 1;
gold_scale_target = 1;
gold_flash = 0;
fps_round = 0;
fps_timer = 0;
c_test = c_orange; ///Colour of test text

Step
Código:
// Initialize input variables
var kRestart, kQuit;

kRestart   = keyboard_check_pressed(ord("R"));
kQuit      = keyboard_check_pressed(vk_escape);

// Restart application
if (kRestart)
    room_restart();
    
// Close application
if (kQuit)
    game_end();


End Step
Código:
/// @description Set variables

depth = -1000

var old_gold = gold;
var old_hp = hp;
if (gold_flash > 0)
{
    gold_flash--;
}
if (hp_flash > 0)
{
    hp_flash--;
}

///Update values to display on the HUD
if (target != noone)
{
    if (instance_exists(target))
    {
        hp = target.hp;
        max_hp = target.max_hp;
        gold = target.gold;
    }
    else
    {
        hp = 0; //The target is dead!
        target = noone;
    }
}

///If hp value has decreased, flash the health bar!
if (old_hp != hp)
{
    hp_flash += 4;
}

///If the gold value has increased,
///increase the scale depending on the increase amount
if (old_gold < gold)
{
    gold_scale = min(2, gold_scale+min(0.25, (gold-old_gold)/20));
    gold_flash += 2;
}

///Slowly reduce gold scale back to 1
var k = 0.1;
gold_scale = smooth_approach(gold_scale, gold_scale_target, k);

///Update fps
fps_timer--;
if (fps_timer < 0)
{
    fps_round = round(fps_real);
    fps_timer = 2;
}



Draw
Código:
/// @description Draw HUD
var xx = __view_get( e__VW.XView, 0 )+2;
var yy = __view_get( e__VW.YView, 0 )+2;
///Draw health bar
if (hp_flash > 0)
{
    d3d_set_fog(true, c_white, 1, 0);
}
draw_sprite_healthbar(xx, yy, 5, sprHeartIcon, hp, max_hp);
if (hp_flash > 0)
{
    d3d_set_fog(0, 0, 0, 0);
}
///Draw gold
yy += 16+((9*((max_hp-1)/2 div 5)+1));
draw_set_font(font0);
draw_set_halign(fa_left);
draw_set_valign(fa_middle);
var str = string(gold)+"g";
if (gold_flash > 0)
{
    draw_set_colour(c_white);
}
else
{
    draw_set_colour(c_black);
}
draw_text_transformed(xx+0, yy, string_hash_to_newline(str), gold_scale, gold_scale, 0);
draw_text_transformed(xx+2, yy, string_hash_to_newline(str), gold_scale, gold_scale, 0);
draw_text_transformed(xx+1, yy-1, string_hash_to_newline(str), gold_scale, gold_scale, 0);
draw_text_transformed(xx+1, yy+1, string_hash_to_newline(str), gold_scale, gold_scale, 0);
if (gold_flash > 0)
{
    draw_set_colour(c_white);
}
else
{
    draw_set_colour(c_yellow);
}
draw_text_transformed(xx+1, yy, string_hash_to_newline(str), gold_scale, gold_scale, 0);
draw_set_colour(c_white);
///Draw test stuff
if (global.test_mode)
{
    yy += 14;
    draw_text_outlined(xx+1, yy, string(fps_round), c_test, c_black);
    yy += 14;
    draw_text_outlined(xx+1, yy, "Entities: "+string(instance_number(objEntity)), c_test, c_black);
}




katisuke
katisuke

Data de inscrição : 05/03/2015
Reputação : 0
Número de Mensagens : 37
Prêmios : Fazer um objeto se "reativar" sem perder seus dados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um objeto se "reativar" sem perder seus dados Empty Re: Fazer um objeto se "reativar" sem perder seus dados

Mensagem por katisuke Seg 08 Fev 2021, 17:09

Alguém ai de sabedoria infinita poderia me dar uma mãozinha com isso? surpreso
katisuke
katisuke

Data de inscrição : 05/03/2015
Reputação : 0
Número de Mensagens : 37
Prêmios : Fazer um objeto se "reativar" sem perder seus dados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um objeto se "reativar" sem perder seus dados Empty Re: Fazer um objeto se "reativar" sem perder seus dados

Mensagem por aminaro Seg 08 Fev 2021, 17:21

Quando a room reinicia tem algum código que faz o HUD de hp ser criado novamente é? ou so tem o codigo de reiniciar?
aminaro
aminaro

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 31/01/2014
Reputação : 71
Número de Mensagens : 162
Prêmios : Fazer um objeto se "reativar" sem perder seus dados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um objeto se "reativar" sem perder seus dados Empty Re: Fazer um objeto se "reativar" sem perder seus dados

Mensagem por PedroX Seg 08 Fev 2021, 20:15

Coloque no Room Start do seu objHUD:
Código:
target = instance_find(objPlayer, 0);

E não coloque os objetos em questão como persistentes.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : Fazer um objeto se "reativar" sem perder seus dados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um objeto se "reativar" sem perder seus dados Empty Re: Fazer um objeto se "reativar" sem perder seus dados

Mensagem por katisuke Ter 09 Fev 2021, 15:01

Resolveu Pedrox! Brigadão cheers

O objHUD era criado a partir do objLevel, ele criava alguns outros objs de controle da room, ai eu tirei e coloquei o objHUD na propria room com esse código.

Funcionou perfeito! Eu tinha esquecido completamente desse "instance_find".

E realmente, eu não devo deixa-lo persistente, me toquei depois que o hud ele tira os status do próprio player e não dele mesmo kkkkk brigadão, irmão.
katisuke
katisuke

Data de inscrição : 05/03/2015
Reputação : 0
Número de Mensagens : 37
Prêmios : Fazer um objeto se "reativar" sem perder seus dados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um objeto se "reativar" sem perder seus dados Empty Re: Fazer um objeto se "reativar" sem perder seus dados

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos