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[Resolvido] Angulação do sprite ao criar objeto

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[Resolvido] Angulação do sprite ao criar objeto Empty [Resolvido] Angulação do sprite ao criar objeto

Mensagem por DVictorPS Sex 11 Dez 2020, 17:15

E aí pessoal, suave? então, eu tenho meu objeto player com o spr_arma sendo desenhado no centro dele. Esse sprite fica girando e troca de YScale dependendo da posiçao do mouse da tela, igual a esse gif:
[Resolvido] Angulação do sprite ao criar objeto 4JT6fU8J0o

até aí tudo certo. A questão, e que quando eu crio o obj_bullet, ele vai no centro exato do meu objeto, ficando desse jeito:
[Resolvido] Angulação do sprite ao criar objeto ThyPItID37

no obj_bullet, eu puxo a posiçao do mouse na tela e angulo o spr_bullet pra ficar igual
Código:
image_angle=mouseDirection

No caso, qual a maneira de fazer com que o obj_bullet saia exatamente da mesma posiçao do spr_arma?
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[Resolvido] Angulação do sprite ao criar objeto Empty Re: [Resolvido] Angulação do sprite ao criar objeto

Mensagem por polosam Sex 11 Dez 2020, 18:27

Lengthdir resolve.

Desculpa não ter como detalhar agora, estou no celular e não estou em casa.

Mas dê uma olhada nesse termo. Happy


Última edição por polosam em Dom 13 Dez 2020, 13:52, editado 1 vez(es)
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[Resolvido] Angulação do sprite ao criar objeto Empty Re: [Resolvido] Angulação do sprite ao criar objeto

Mensagem por DJM_JM Sex 11 Dez 2020, 21:33

Poderia criar um obj_ini_bullet, localizado nas coordenadas da ponta da arma e deslocar esse objeto com uma variavel, que acompanha o deslocamento do mouse, assim como o sprite. Sempre que o player atirar, a bala é gerada na posição do obj_ini_bullet.

Dessa forma, as balas sairiam exatamente da ponta da arma.
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[Resolvido] Angulação do sprite ao criar objeto Empty Re: [Resolvido] Angulação do sprite ao criar objeto

Mensagem por NPH Sáb 12 Dez 2020, 21:46

Como a arma "faz parte do objeto" e usando o que nosso amigo moderador Polosam disse, você pode fazer assim:

Tenha em mente quantos pixels de distância tem da "origem" até a "ponta" da arma.
Suponhamos que ela tem 40x10, você definiu como "middle center" (meio do sprite literalmente), a "origem" nesse caso é 20x5, ou seja, 20 pixels do centro até a ponta no eixo X.
Tendo isso em mãos, hora de ir pro End Step:
//imagino que tenha uma variavel que controla o angulo da arma
var balax,balay,balad;
balad=20; //numero de pixels do centro do sprite da arma
//aqui temos que colocar as coordenadas X e Y do objeto para que sempre saia na posicao do objeto + a direcao da arma
balax=x+lengthdir_x(balad,angulo_da_arma);
balay=y+lengthdir_y(balad,angulo_da_arma);

//aqui seria onde voce dispararia as balas
if mouse_check_button_pressed(mb_left)
{
instance_create_depth(balax,balay,0,objeto_da_bala);
}

Caso haja alguma dúvida estamos ai Very Happy
Esse código é no caso de você ter o GMS2.
No GMS1.4 só muda que não tem o _depth e o ZERO na função "instance_create".

Realmente, desde que descobri essa função foi uma mão na roda pra programar "joguitos" de tiro, antes eu calculava matematicamente tudo, tenho anotado até hoje em um caderno velho xD.


Última edição por NPH em Dom 13 Dez 2020, 00:14, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : ":" removido do "if mouse...")
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[Resolvido] Angulação do sprite ao criar objeto Empty Re: [Resolvido] Angulação do sprite ao criar objeto

Mensagem por DVictorPS Dom 13 Dez 2020, 01:26

NPH escreveu:Como a arma "faz parte do objeto" e usando o que nosso amigo moderador Polosam disse, você pode fazer assim:

Tenha em mente quantos pixels de distância tem da "origem" até a "ponta" da arma.
Suponhamos que ela tem 40x10, você definiu como "middle center" (meio do sprite literalmente), a "origem" nesse caso é 20x5, ou seja, 20 pixels do centro até a ponta no eixo X.
Tendo isso em mãos, hora de ir pro End Step:
//imagino que tenha uma variavel que controla o angulo da arma
var balax,balay,balad;
balad=20; //numero de pixels do centro do sprite da arma
//aqui temos que colocar as coordenadas X e Y do objeto para que sempre saia na posicao do objeto + a direcao da arma
balax=x+lengthdir_x(balad,angulo_da_arma);
balay=y+lengthdir_y(balad,angulo_da_arma);

//aqui seria onde voce dispararia as balas
if mouse_check_button_pressed(mb_left)
{
instance_create_depth(balax,balay,0,objeto_da_bala);
}

Caso haja alguma dúvida estamos ai Very Happy
Esse código é no caso de você ter o GMS2.
No GMS1.4 só muda que não tem o _depth e o ZERO na função "instance_create".

Realmente, desde que descobri essa função foi uma mão na roda pra programar "joguitos" de tiro, antes eu calculava matematicamente tudo, tenho anotado até hoje em um caderno velho xD.

mano, li, li, reli , sou meio lento, tentei aplicar varias vezes e não consegui, mas depois de usar um pouco o cérebro vi que era suave e consegui fazer. Valeu demais!
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[Resolvido] Angulação do sprite ao criar objeto Empty Re: [Resolvido] Angulação do sprite ao criar objeto

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