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[Resolvido]Como criar um "objeto" e "sub. objeto"?
4 participantes
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[Resolvido]Como criar um "objeto" e "sub. objeto"?
Olá a todos, estou com uma duvida de logica de como posso estar criando um objeto principal que:
Ao clicar nele, abra seus sub objetos e ao clicar no principal novamente, os sub objetos fecham ou "sub_sprites" tanto faz. (imagem)
Bom, não sei onde começar nisto, tenho ja um belo conhecimento no GMS e tal, mas simplesmente travei nesta logica
agradeço todo tipo de ajuda, desde comentários, engines, tutoriais, fumaça...
Ao clicar nele, abra seus sub objetos e ao clicar no principal novamente, os sub objetos fecham ou "sub_sprites" tanto faz. (imagem)
Bom, não sei onde começar nisto, tenho ja um belo conhecimento no GMS e tal, mas simplesmente travei nesta logica
agradeço todo tipo de ajuda, desde comentários, engines, tutoriais, fumaça...
raul_alves- Games Ranking :
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Re: [Resolvido]Como criar um "objeto" e "sub. objeto"?
- Código:
instance_change(obj,1)//substitui por outro obj
image_index=1//troca por outra imagem da mesma sprite
sprite_index=2 // troca pela sprite da sequencia
td ai
Gonzo- Data de inscrição : 29/05/2012
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Re: [Resolvido]Como criar um "objeto" e "sub. objeto"?
entendi, mas isto nao vai apenas mudar de img? pq o que queria era quando clicar no principal.. abrir os 6 subs, sendo que cada sub terá sua função ao clicar
raul_alves- Games Ranking :
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Re: [Resolvido]Como criar um "objeto" e "sub. objeto"?
Ataaa agora entendi, hehe tenta esse link https://gmbr.forumeiros.com/t12557-pt-tuto-criando-sub-menu-com-cases
Gonzo- Data de inscrição : 29/05/2012
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Re: [Resolvido]Como criar um "objeto" e "sub. objeto"?
Antes de mais nada, você vai ter que aprender a como fazer um filho. Sim, um filho.
Quando entender desses paranauê, ficará bem simples... Basta fazer com que o objeto principal (Pai) crie os filhos, passando para eles no momento de sua criação o ID do pai (ele mesmo). Você também deverá guardar em uma array todos os filhos criados, para que assim você tenha as referências necessárias quando for "fechar" os sprites. Tipo isso:
Dúvidas é só falar.
Flws...
Quando entender desses paranauê, ficará bem simples... Basta fazer com que o objeto principal (Pai) crie os filhos, passando para eles no momento de sua criação o ID do pai (ele mesmo). Você também deverá guardar em uma array todos os filhos criados, para que assim você tenha as referências necessárias quando for "fechar" os sprites. Tipo isso:
- Código:
for (i=0; i<5;i++){
witch(Filho[i]){
instance_destroy();
}
}
Dúvidas é só falar.
Flws...
Re: [Resolvido]Como criar um "objeto" e "sub. objeto"?
Fiz uma engine aqui bem simples, nada de mais, só pra você entender a lógica. Recomendo que você estude variáveis booleanas (true e false), é a base da programação.
https://www.dropbox.com/s/j34bsyaahy2jcxa/exemplo%20sub-objeto.gmk?dl=0
https://www.dropbox.com/s/j34bsyaahy2jcxa/exemplo%20sub-objeto.gmk?dl=0
WellingtonBecker- Games Ranking :
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Re: [Resolvido]Como criar um "objeto" e "sub. objeto"?
WellingtonBecker
bom é basicamente isto mesmo, porem imagine que tenha 8 instancias no cenario... ai ja encontro outros problemas...
tava pensando em algo de:
"instance_create y-10,x-10,obj_botãox"
"instance_create y-05,x-05,obj_botãoy"
e assim sucessivamente...
bom, encontrei um conteúdo para meu estudo, chama "wheels menu" nele está exatamente o que queria
obrigado a todos
aqui o link com a imagem para quem deseja verificar tbm:
http://yal.cc/gamemaker-circular-wheel-menu/
bom é basicamente isto mesmo, porem imagine que tenha 8 instancias no cenario... ai ja encontro outros problemas...
tava pensando em algo de:
"instance_create y-10,x-10,obj_botãox"
"instance_create y-05,x-05,obj_botãoy"
e assim sucessivamente...
bom, encontrei um conteúdo para meu estudo, chama "wheels menu" nele está exatamente o que queria
obrigado a todos
aqui o link com a imagem para quem deseja verificar tbm:
http://yal.cc/gamemaker-circular-wheel-menu/
raul_alves- Games Ranking :
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