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"else", mas tipo"break"
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Perguntas e Respostas :: Unity
Página 1 de 1
"else", mas tipo"break"
Não estou travado, só não fiquei fã da solução dada. Queria um comando do tipo "pode parar de executar esse método". Como já vi que "break" não funciona, vou chamar o código hipotético de "Parô".
O que estou fazendo e que tem dado certo é:
O que eu queria de verdade é:
Não tem nada de errado com o jeito que funciona (else), só não gosto da ideia de um código muito longo dentro de um "else". Pro computador, não tem problema nenhum, é só coisa minha, mesmo.
Existe algum comando tipo "break" que funcionaria, nesse caso?
PS: Eu posso verificar a tal condição antes de chamar o método. Só pensei nisso enquanto escrevia... mas mesmo assim, fiquei curioso com a possibilidade. Se existir, me digam!
O que estou fazendo e que tem dado certo é:
- Código:
void método (){
if(condição pro código é FALSA){
// exibe mensagem em tela, explicando porque não vai executar o código
}
else{
// executa um código pra lá de longo
}
}
O que eu queria de verdade é:
- Código:
void método(){
if (condição pro código é FALSA){
Parô; // não executa o resto do código
}
// sem o else, porque uma vez que o processo chegou até aqui, isso significa que não passou pelo "Parô"
código
}
Não tem nada de errado com o jeito que funciona (else), só não gosto da ideia de um código muito longo dentro de um "else". Pro computador, não tem problema nenhum, é só coisa minha, mesmo.
Existe algum comando tipo "break" que funcionaria, nesse caso?
PS: Eu posso verificar a tal condição antes de chamar o método. Só pensei nisso enquanto escrevia... mas mesmo assim, fiquei curioso com a possibilidade. Se existir, me digam!
saim- Games Ranking :
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Re: "else", mas tipo"break"
Apenas uma palavra pra ti:
return
e um exemplo prático:
PS: break, é para parar condicionais como de loops(for, while...) e 'switch', enquanto continue tu sai do elemento para só o elemento atual do loop, mas continua nele.
return
e um exemplo prático:
- Código:
void método(){
if (condição pro código é FALSA){
return; // não executa o resto do código
}
// sem o else, porque uma vez que o processo chegou até aqui, isso significa que não passou pelo "Parô"
código
}
- Código:
void método(){
if (condição pro código é FALSA)return;
// sem o else, porque uma vez que o processo chegou até aqui, isso significa que não passou pelo "Parô"
código
}
PS: break, é para parar condicionais como de loops(for, while...) e 'switch', enquanto continue tu sai do elemento para só o elemento atual do loop, mas continua nele.
saim gosta desta mensagem
Re: "else", mas tipo"break"
Aê, garoto! Exatamente isso, o que eu procurava! Obrigado!
Estranho não ter sido citado no curso que estou fazendo... O "break" e "continue" foram explicados direitinho.
Bom... PODE SER que ele tenha explicado em algum lugar e eu não tenha dado a devida atenção. Mas com certeza, não existe um capítulo com "return" no nome.
Seja como for, resolveu meu problema. Valeu!
Edit: Agora que percebi porque o "return" me soava tão familiar... não sabia que podia usar ele em um método tipo void, usar ele sem retornar nada e usar ele no meio do código, pra travar o bicho!
Com certeza o return foi mencionado nas aulas... vou dar uma olhada nas aulas que explicam os métodos, pra ver se existe essa explicação.
Estranho não ter sido citado no curso que estou fazendo... O "break" e "continue" foram explicados direitinho.
Bom... PODE SER que ele tenha explicado em algum lugar e eu não tenha dado a devida atenção. Mas com certeza, não existe um capítulo com "return" no nome.
Seja como for, resolveu meu problema. Valeu!
Edit: Agora que percebi porque o "return" me soava tão familiar... não sabia que podia usar ele em um método tipo void, usar ele sem retornar nada e usar ele no meio do código, pra travar o bicho!
Com certeza o return foi mencionado nas aulas... vou dar uma olhada nas aulas que explicam os métodos, pra ver se existe essa explicação.
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Re: "else", mas tipo"break"
Estamos aí pra ajudar!
Sobre o return, se não ensinaram no curso enquanto ensinaram funções, acho melhor tocar esse curso fora
Existe basicamente 3 jeitos de sair de uma função:
Chegando ao final dela (não tendo mais código)
com o return, que serve para retornar para a função que a chamou, retornando ou não, algum valor.
e lançando uma exceção/erro, que é com o throw, e nesse caso, em algum momento tu deve tratar essa exceção, porque, diferente do return, ele não vai retornar esse valor somente pra função anterior, ele vai subindo até alguém tratar ele, e se ninguem tratar, vai estourar/parar a aplicação.
Outra coisa que lembrei:
Esse método ali de programar, em vez de colocar o IF e ELSE, colocar um IF com o return e tals, é chamado de Early Return
Referências: Primeira pesquisa ao jogar Early Return no google: https://dorianneto.com.br/boas-praticas/torne-se-um-ninja-das-funcoes-com-early-return/
Sobre o return, se não ensinaram no curso enquanto ensinaram funções, acho melhor tocar esse curso fora
Existe basicamente 3 jeitos de sair de uma função:
Chegando ao final dela (não tendo mais código)
com o return, que serve para retornar para a função que a chamou, retornando ou não, algum valor.
e lançando uma exceção/erro, que é com o throw, e nesse caso, em algum momento tu deve tratar essa exceção, porque, diferente do return, ele não vai retornar esse valor somente pra função anterior, ele vai subindo até alguém tratar ele, e se ninguem tratar, vai estourar/parar a aplicação.
Outra coisa que lembrei:
Esse método ali de programar, em vez de colocar o IF e ELSE, colocar um IF com o return e tals, é chamado de Early Return
Referências: Primeira pesquisa ao jogar Early Return no google: https://dorianneto.com.br/boas-praticas/torne-se-um-ninja-das-funcoes-com-early-return/
saim gosta desta mensagem
Re: "else", mas tipo"break"
Verdade... até citaram ele como forma de fazer a função retornar o valor, mas não mencionaram essas outras utilidades.theguitarmester escreveu:Sobre o return, se não ensinaram no curso enquanto ensinaram funções, acho melhor tocar esse curso fora
Isso é novidade, pra mim. Não conheço nem o comando, muito menos o funcionamento dele. Você pode falar mais a respeito?theguitarmester escreveu:(...)e lançando uma exceção/erro, que é com o throw, e nesse caso, em algum momento tu deve tratar essa exceção, porque, diferente do return, ele não vai retornar esse valor somente pra função anterior, ele vai subindo até alguém tratar ele, e se ninguem tratar, vai estourar/parar a aplicação.
Como assim, "exceção/erro" e como assim, "tratar ele"?
Ah, rapaz... tá vendo só? Esse early return é coisa de ninja!theguitarmester escreveu:Esse método ali de programar, em vez de colocar o IF e ELSE, colocar um IF com o return e tals, é chamado de Early Return
Referências: Primeira pesquisa ao jogar Early Return no google: https://dorianneto.com.br/boas-praticas/torne-se-um-ninja-das-funcoes-com-early-return/
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x 1 x 0 x 3
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Re: "else", mas tipo"break"
Escolhi 'tratar' o erro, não por acaso, e sim porque o código pra isso é o famoso try{} catch{}Isso é novidade, pra mim. Não conheço nem o comando, muito menos o funcionamento dele. Você pode falar mais a respeito?
Como assim, "exceção/erro" e como assim, "tratar ele"?
Um exemplo prático/básico que retorna um erro, é a classe de matemática, quando tu tenta dividir um número por 0, então ele joga/lança(throw) essa exceção/erro, "division by zero", e se tu, por exemplo, não tiver colocado essa função dentro de um try{}catch{}, tua aplicação vai parar.
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