Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2?
+2
saim
Vaziu
6 participantes
Página 1 de 1
Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2?
Eu tava tentando criar um jogo no game maker 8 e meu amigo falo que o unity(especificamente a versão 5.6.0 da unity)era melhor queria saber se ela é mais fácil de entender do que o gml e se ela também é melhor para usar por ser mais recente
Obs: eu sei muito pouco de programação gml então por favor não fale que é melhor eu continuar usando o game maker 8 por eu já saber usar ele
Obs: eu sei muito pouco de programação gml então por favor não fale que é melhor eu continuar usando o game maker 8 por eu já saber usar ele
Vaziu- Games Ranking :
Reputação : 1
Número de Mensagens : 34
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Outros
Re: Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2?
GML é mais fácil.
Unity usa (entre outras linguagens) o C#(lê-se "Cê dash")(lê-se "Cê sharpe" ou "ci shár"), que é uma linguagem mais... formal.
Basicamente, com o game maker você pode deixar de lado um monte de protocolos que em outras linguagens são importantes.
Por exemplo, você pode sair programando sem saber de antemão se seu código será uma função ou só o código pra ser executado, quais os tipos de suas variáveis e não precisa declarar quais são os argumentos de cada função, muito menos o tipo de cada um.
Nas outras linguagens... até pode, mas depois tem que voltar atrás, fazendo tudo isso.
Resumindo, GML te permite ser mais desorganizado e te obriga a aprender menos.
Isso tem custo, claro. Existe uma discussão a respeito de GML deixar os jogos mais pesados, nem que seja só no carregamento. Mas pra jogos simples, principalmente jogos feitos para estudar, isso não é tão importante.
Minha sugestão pessoal: vá por GML, aprenda a lógica de programação, fique fera nesse trem. Depois, vá se aventurando por outras linguagens. A lógica vai ser a mesma, vai mudar o jeito de escrever e um bocado de informação a respeito da linguagem. Mas a estrutura dos códigos não vai mudar tanto.
Edit: Obrigado aos que me corrigiram... não sei de onde tirei "dash"
Unity usa (entre outras linguagens) o C#
Basicamente, com o game maker você pode deixar de lado um monte de protocolos que em outras linguagens são importantes.
Por exemplo, você pode sair programando sem saber de antemão se seu código será uma função ou só o código pra ser executado, quais os tipos de suas variáveis e não precisa declarar quais são os argumentos de cada função, muito menos o tipo de cada um.
Nas outras linguagens... até pode, mas depois tem que voltar atrás, fazendo tudo isso.
Resumindo, GML te permite ser mais desorganizado e te obriga a aprender menos.
Isso tem custo, claro. Existe uma discussão a respeito de GML deixar os jogos mais pesados, nem que seja só no carregamento. Mas pra jogos simples, principalmente jogos feitos para estudar, isso não é tão importante.
Minha sugestão pessoal: vá por GML, aprenda a lógica de programação, fique fera nesse trem. Depois, vá se aventurando por outras linguagens. A lógica vai ser a mesma, vai mudar o jeito de escrever e um bocado de informação a respeito da linguagem. Mas a estrutura dos códigos não vai mudar tanto.
Edit: Obrigado aos que me corrigiram... não sei de onde tirei "dash"
Última edição por saim em Seg 31 Ago 2020, 10:26, editado 1 vez(es)
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Super Games, polosam e Diemorth gostam desta mensagem
De maneira simplista, GML é sem dúvidas mais fácil de aprender. Como saim disse, você deixa de lado as "formalidades" de uma linguagem robusta. Você ganha com a facilidade em criar código, mas deixará de lado os inúmeros benefícios que a programação orientada a objetos dispõe para você.
C# não é difícil, mas demandará de você longas horas de estudo para que de fato saiba o que está fazendo antes de se atrever a fazer um jogo com ele (claro, nada o impede de aprender fazendo jogos, mas é um caminho difícil).
Se você pretende um dia ser um programador profissional (com profissional, eu quero literalmente dizer seguir a profissão), eu recomendo muito que fique no C#. Mas se deseja ser programador apenas por hobbie, não há nada de errado com o GML (a menos que queira fazer jogos 3D, ai não tem jeito, vai de Unity por ser muito superior ao 3D do Game Maker).
Enfim, coloque na balança os seus objetivos e a sua disposição para escolher um caminho.
A propósito, como profissional de C#, gostaria de dizer que o mercado está excelente.
C# não é difícil, mas demandará de você longas horas de estudo para que de fato saiba o que está fazendo antes de se atrever a fazer um jogo com ele (claro, nada o impede de aprender fazendo jogos, mas é um caminho difícil).
Se você pretende um dia ser um programador profissional (com profissional, eu quero literalmente dizer seguir a profissão), eu recomendo muito que fique no C#. Mas se deseja ser programador apenas por hobbie, não há nada de errado com o GML (a menos que queira fazer jogos 3D, ai não tem jeito, vai de Unity por ser muito superior ao 3D do Game Maker).
Enfim, coloque na balança os seus objetivos e a sua disposição para escolher um caminho.
A propósito, como profissional de C#, gostaria de dizer que o mercado está excelente.
Na verdade, lê-se "Cê charpe" (C Sharp).saim escreveu:o C# (lê-se "Cê dash")
Super Games, polosam, saim e Diemorth gostam desta mensagem
Willy escreveu:Na verdade, lê-se "Cê charpe" (C Sharp).saim escreveu:o C# (lê-se "Cê dash")
Poisé eu ia comentar isso que eu sempre leio "Cê Sharp" ou "Ci Sharp" (p mudo) haha
Uma coisa me chamou a atenção: A versão que teu amigo de citou do Unity... Essa versão aí já é bem antiga, pegue a versão mais nova, é free e tu vai ter todas vantagens atuais.
Se ele falou dessa versão em específico, suponho que talvez essa seja a última que aceite Javascript, talvez, porque não sei de outro motivo que ele indicaria um versão antiga assim em específico.
Então, como já disseram , talvez a linguagem mais fácil seja o GML mesmo, depois poder vir o Javascript, que deve ser o caso desse seu amigo a versão específica do Unity, mas te recomendo a então iniciar com GML mesmo, só não feche sua mente para outras linguagens, não se prenda ao seu conhecimento maior no Game Maker para não se aventurar em aprender outras coisas, isso no futuro pode não ser tão bacana, pois pensando no teu desenvolvimento como desenvolvedor, GML não é uma linguagem que vai agregar muito em seu currículo, pois ele só existe dentro do GM, o que vai agregar daí vai ser teu conhecimento lógico.
Super Games e saim gostam desta mensagem
Como você está começando, dê uma checada nas duas e veja qual mais lhe agrada.
O importante é você ficar bom em lógica de programação, depois você pode aprender qualquer linguagem que quiser. São apenas ferramentas.
Existem muitas empresas lá fora no exterior que usam o GMS e não saem falando por ai, porque ? Porque o que importa é o produto final.
Por exemplo, o jogo "Maldita Castilla" é um sucesso de vendas em praticamente todas as plataformas e foi feito no GMS. O GMS faz com que a criação de jogos 2D para multi-plataforma seja extremamente simples!
Resumindo, aprenda algoritmos e bases de programação e vai de GML, depois você pode aprender qualquer outra linguagem que desejar. Você pode baixar a verão gratuita para aprender.
Flws!
O importante é você ficar bom em lógica de programação, depois você pode aprender qualquer linguagem que quiser. São apenas ferramentas.
Existem muitas empresas lá fora no exterior que usam o GMS e não saem falando por ai, porque ? Porque o que importa é o produto final.
Por exemplo, o jogo "Maldita Castilla" é um sucesso de vendas em praticamente todas as plataformas e foi feito no GMS. O GMS faz com que a criação de jogos 2D para multi-plataforma seja extremamente simples!
Resumindo, aprenda algoritmos e bases de programação e vai de GML, depois você pode aprender qualquer outra linguagem que desejar. Você pode baixar a verão gratuita para aprender.
Flws!
joinacio- Data de inscrição : 11/09/2020
Reputação : 0
Número de Mensagens : 3
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0