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Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2?
+2
saim
Vaziu
6 participantes
Página 1 de 1
Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2?
Eu tava tentando criar um jogo no game maker 8 e meu amigo falo que o unity(especificamente a versão 5.6.0 da unity)era melhor queria saber se ela é mais fácil de entender do que o gml e se ela também é melhor para usar por ser mais recente
Obs: eu sei muito pouco de programação gml então por favor não fale que é melhor eu continuar usando o game maker 8 por eu já saber usar ele
Obs: eu sei muito pouco de programação gml então por favor não fale que é melhor eu continuar usando o game maker 8 por eu já saber usar ele
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Re: Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2?
GML é mais fácil.
Unity usa (entre outras linguagens) o C#(lê-se "Cê dash")(lê-se "Cê sharpe" ou "ci shár"), que é uma linguagem mais... formal.
Basicamente, com o game maker você pode deixar de lado um monte de protocolos que em outras linguagens são importantes.
Por exemplo, você pode sair programando sem saber de antemão se seu código será uma função ou só o código pra ser executado, quais os tipos de suas variáveis e não precisa declarar quais são os argumentos de cada função, muito menos o tipo de cada um.
Nas outras linguagens... até pode, mas depois tem que voltar atrás, fazendo tudo isso.
Resumindo, GML te permite ser mais desorganizado e te obriga a aprender menos.
Isso tem custo, claro. Existe uma discussão a respeito de GML deixar os jogos mais pesados, nem que seja só no carregamento. Mas pra jogos simples, principalmente jogos feitos para estudar, isso não é tão importante.
Minha sugestão pessoal: vá por GML, aprenda a lógica de programação, fique fera nesse trem. Depois, vá se aventurando por outras linguagens. A lógica vai ser a mesma, vai mudar o jeito de escrever e um bocado de informação a respeito da linguagem. Mas a estrutura dos códigos não vai mudar tanto.
Edit: Obrigado aos que me corrigiram... não sei de onde tirei "dash"
Unity usa (entre outras linguagens) o C#
Basicamente, com o game maker você pode deixar de lado um monte de protocolos que em outras linguagens são importantes.
Por exemplo, você pode sair programando sem saber de antemão se seu código será uma função ou só o código pra ser executado, quais os tipos de suas variáveis e não precisa declarar quais são os argumentos de cada função, muito menos o tipo de cada um.
Nas outras linguagens... até pode, mas depois tem que voltar atrás, fazendo tudo isso.
Resumindo, GML te permite ser mais desorganizado e te obriga a aprender menos.
Isso tem custo, claro. Existe uma discussão a respeito de GML deixar os jogos mais pesados, nem que seja só no carregamento. Mas pra jogos simples, principalmente jogos feitos para estudar, isso não é tão importante.
Minha sugestão pessoal: vá por GML, aprenda a lógica de programação, fique fera nesse trem. Depois, vá se aventurando por outras linguagens. A lógica vai ser a mesma, vai mudar o jeito de escrever e um bocado de informação a respeito da linguagem. Mas a estrutura dos códigos não vai mudar tanto.
Edit: Obrigado aos que me corrigiram... não sei de onde tirei "dash"
Última edição por saim em Seg 31 Ago 2020, 10:26, editado 1 vez(es)
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Re: Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2?
De maneira simplista, GML é sem dúvidas mais fácil de aprender. Como saim disse, você deixa de lado as "formalidades" de uma linguagem robusta. Você ganha com a facilidade em criar código, mas deixará de lado os inúmeros benefícios que a programação orientada a objetos dispõe para você.
C# não é difícil, mas demandará de você longas horas de estudo para que de fato saiba o que está fazendo antes de se atrever a fazer um jogo com ele (claro, nada o impede de aprender fazendo jogos, mas é um caminho difícil).
Se você pretende um dia ser um programador profissional (com profissional, eu quero literalmente dizer seguir a profissão), eu recomendo muito que fique no C#. Mas se deseja ser programador apenas por hobbie, não há nada de errado com o GML (a menos que queira fazer jogos 3D, ai não tem jeito, vai de Unity por ser muito superior ao 3D do Game Maker).
Enfim, coloque na balança os seus objetivos e a sua disposição para escolher um caminho.
A propósito, como profissional de C#, gostaria de dizer que o mercado está excelente.
C# não é difícil, mas demandará de você longas horas de estudo para que de fato saiba o que está fazendo antes de se atrever a fazer um jogo com ele (claro, nada o impede de aprender fazendo jogos, mas é um caminho difícil).
Se você pretende um dia ser um programador profissional (com profissional, eu quero literalmente dizer seguir a profissão), eu recomendo muito que fique no C#. Mas se deseja ser programador apenas por hobbie, não há nada de errado com o GML (a menos que queira fazer jogos 3D, ai não tem jeito, vai de Unity por ser muito superior ao 3D do Game Maker).
Enfim, coloque na balança os seus objetivos e a sua disposição para escolher um caminho.
A propósito, como profissional de C#, gostaria de dizer que o mercado está excelente.
Na verdade, lê-se "Cê charpe" (C Sharp).saim escreveu:o C# (lê-se "Cê dash")
Super Games, polosam, saim e Diemorth gostam desta mensagem
Re: Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2?
Willy escreveu:Na verdade, lê-se "Cê charpe" (C Sharp).saim escreveu:o C# (lê-se "Cê dash")
Poisé eu ia comentar isso que eu sempre leio "Cê Sharp" ou "Ci Sharp" (p mudo) haha
Uma coisa me chamou a atenção: A versão que teu amigo de citou do Unity... Essa versão aí já é bem antiga, pegue a versão mais nova, é free e tu vai ter todas vantagens atuais.
Se ele falou dessa versão em específico, suponho que talvez essa seja a última que aceite Javascript, talvez, porque não sei de outro motivo que ele indicaria um versão antiga assim em específico.
Então, como já disseram , talvez a linguagem mais fácil seja o GML mesmo, depois poder vir o Javascript, que deve ser o caso desse seu amigo a versão específica do Unity, mas te recomendo a então iniciar com GML mesmo, só não feche sua mente para outras linguagens, não se prenda ao seu conhecimento maior no Game Maker para não se aventurar em aprender outras coisas, isso no futuro pode não ser tão bacana, pois pensando no teu desenvolvimento como desenvolvedor, GML não é uma linguagem que vai agregar muito em seu currículo, pois ele só existe dentro do GM, o que vai agregar daí vai ser teu conhecimento lógico.
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Re: Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2?
Como você está começando, dê uma checada nas duas e veja qual mais lhe agrada.
O importante é você ficar bom em lógica de programação, depois você pode aprender qualquer linguagem que quiser. São apenas ferramentas.
Existem muitas empresas lá fora no exterior que usam o GMS e não saem falando por ai, porque ? Porque o que importa é o produto final.
Por exemplo, o jogo "Maldita Castilla" é um sucesso de vendas em praticamente todas as plataformas e foi feito no GMS. O GMS faz com que a criação de jogos 2D para multi-plataforma seja extremamente simples!
Resumindo, aprenda algoritmos e bases de programação e vai de GML, depois você pode aprender qualquer outra linguagem que desejar. Você pode baixar a verão gratuita para aprender.
Flws!
O importante é você ficar bom em lógica de programação, depois você pode aprender qualquer linguagem que quiser. São apenas ferramentas.
Existem muitas empresas lá fora no exterior que usam o GMS e não saem falando por ai, porque ? Porque o que importa é o produto final.
Por exemplo, o jogo "Maldita Castilla" é um sucesso de vendas em praticamente todas as plataformas e foi feito no GMS. O GMS faz com que a criação de jogos 2D para multi-plataforma seja extremamente simples!
Resumindo, aprenda algoritmos e bases de programação e vai de GML, depois você pode aprender qualquer outra linguagem que desejar. Você pode baixar a verão gratuita para aprender.
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